sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Agricultura abandonada!

Longe vai o tempo em que arranjar um “palmo de terreno” para cultivar era um problema. Toda a gente se dedicava ao sector primário com principal incidência na agricultura, o que levava à escassez de terrenos de cultivo devido à elevada procura de terras.

O agricultor para conseguir uma quinta mais produtiva ou de maior dimensão; onde pudesse obter mais rendimento e ocupar os seus filhos até à idade de adultos, tinha de andar com empenhos, nomeadamente promessas de pagamento de rendas grandes ao senhorio ou usar de influências de terceiros.

Era uma espécie de “três cães a um osso”, com o se dizia na gíria nas aldeias, não chegavam para as encomendas. Não havia terra abandonada, de velho ou por fabricar como hoje se encontra um pouco por todo o lado.

A terra dava pouco rendimento, o que elevou as pessoas a fugirem da agricultura e a dedicarem-se a outras atividades mais produtivas, como a construção civil e emigração.

Hoje vivemos uma crise económica sem precedentes, com a taxa de desemprego a bater recordes e sem oportunidades de emprego, apesar de haver mão-de-obra muito classificada especialmente nos jovens licenciados, mas não se vê ninguém a cultivar as terras.

Será que vamos assistir a um regresso das pessoas à agricultura ou a mais um fenómeno de emigração?

1 comentário:

Unknown disse...

O problema começou com a entrada na comunidade europeia,vieram rios de dinheiro para não cultivar fosse o que fosse,foram reduzidas todas as quotas que tinhamos para os paises com mais poder(frança e alemanha entre outros)conseguissem vender os seus produtos e nós(portugal)fossemos comprar com o dinheiro que eles davam para não fazer nada,certo!?