sábado, 10 de março de 2012

3ª idade - Geração Esquecida!


Temos assistido a números preocupantes de idosos, que morrem abandonados pela família e pelo próprio Estado. Pelos seus familiares por razões económicas e culturais. Cada vez menos se cultiva a tradição clássica da família, por causa dos inúmeros fenómenos sociais que vão criando maior isolamento.

Primeiro não havia internet, televisão, redes sociais, o que reforçava a necessidade de existir mais diálogo, convívio entre pais, filhos e avós. Hoje não se passa isso. Nas situações mais simples do nosso quotidiano, verificamos essa situação. Se repararmos, no final das refeições, cada um corre para seu lado, não ficam na mesa sentados a falar das suas vidas, como a escola e o trabalho.

Antigamente os pais tinham muitos filhos, por tradição e por razões culturais que representava de certa forma, uma garantia de futuro para os acompanhar e cuidar nos fins da vida, porque os filhos sentiam-se na obrigação de tomar conta do país na sua velhice!

Hoje os tempos mudaram, há maior exigência da vida, todos trabalham e fica mais difícil os filhos privarem-se do rendimento do trabalho para tomar conta dos país, o que significa que deveria ser o Estado a ajudar e a criar Lares Públicos ou Centros de Dia de acolhimento para os idosos, em vez de entregar essas actividade à especulação económica dos particulares e exigir-lhe regras apertadas de funcionamento.

Face a este fenómeno que a todos envergonha, o Ministro da Solidariedade prepara-se para apresentar novas medidas de emergência, para flexibilizar o funcionamento dos Lares, com o objectivo de aumentar as vagas.

Por muito que nos custe, hoje a terceira idade é uma geração esquecida, na vida e nos dias especiais, como o dia do pai/mãe, anos, Natal, Páscoa, porque infelizmente vive com o drama do abandono e solidão, sem retribuição do amor, carinho e ternura que deram com muito esforço aos seus filhos!

Sem comentários: