terça-feira, 5 de agosto de 2008

Arquivo

Abriu concurso para a Ecopista da Linha do Tâmega em Celorico

Enviado por Administrator
10-Set-2007
Actualizado em 10-Set-2007


A Câmara Municipal de Celorico de Basto, já abriu o concurso para a elaboração do projecto da Ecopista da Linha do Tâmega, uma obra cujo custo global está estimado em 2 milhões e 850 mil euros e que deverá contribuir para a utilização da faixa ferroviária para fins turísticos e/ou de lazer, tornando este circuito extenso, envolvido por uma paisagem paradisíaca, numa ciclovia e pista para passeios pedonais. A área de intervenção do projecto abrange a plataforma da via-férrea e as estações e apeadeiros, incluindo edifícios e espaços exteriores, podendo alargar-se a outros espaços públicos e vias adjacentes.


Assim, proceder-se-á à recuperação e valorização das estações, nomeadamente de Codessoso, Celorico de Basto, Canedo e Mondim de Basto e do apeadeiro de Lourido, tornando estes espaços em locais de interesse patrimonial e áreas de lazer.
Estes edifícios destinam-se a apoiar a Ecopista a criar ao longo do antigo troço do canal ferroviário.


As estações fazem a articulação entre a Ecopista e a envolvente urbana e são espaços a usufruir não só pelos utilizadores, mas também, pelos residentes locais e visitantes menos vocacionados para o exercício físico. Poderão também proporcionar condições para acções de dinamização cultural nas povoações mais periféricas e carentes de equipamentos públicos.A recuperação dos edifícios será orientada para dois tipos de utilização: equipamentos apoio à Ecopista e núcleos interpretativos ligados à ferrovia e à história e tradições da freguesia em causa.
Os núcleos interpretativos ficarão instalados nos edifícios principais e incluirão, para além dos espaços expositivos, um pequeno bar, funcionando também como posto de informação turística e de venda de produtos locais. A área de utilização de terreno da plataforma da via da Linha do Tâmega, com vista à sua adaptação como “ Ecopista fica entre o Km 25,724 e o 45,439,” e esta terá quatro metros, largura mínima da plataforma, sendo composto por uma faixa para bicicletas e outra para peões, com dois metros cada.


Os trabalhos a executar consistem na desmatação, estabilização de taludes, regularização da plataforma, pavimentação, colocação de mobiliário urbano, como bancos, papeleiras, suportes para bicicletas, dissuasores de tráfego, equipamento de segurança, sinalética, iluminação e plantações de espécies vegetais, no que se refere à Ecopista e aos arranjos exteriores das estações, bem como os trabalhos de recuperação e adaptação dos edifícios.
.
In notícias de bastos

Sem comentários: