segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Candidatura de Luis Figo à FIFA



Luís Filipe Madeira Caeiro Figo OIH (Lisboa, 4 de Novembro de 1972) é um ex-futebolista português com uma carreira profissional de mais de 20 anos em clubes de Portugal, Espanha e Itália. Aposentou-se a 31 de maio de 2009. Representou a Selecção Portuguesa de Futebol por 127 vezes, fazendo dele o recordista de internacionalizações pela "Selecção das Quinas".
Figo venceu o Ballon d'Or em 2000, foi o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001 e está incluído no FIFA 100.
Figo é um dos poucos futebolistas a ter jogado pelos dois rivais espanhóis, Barcelona e Real Madrid. Ganhou diversos campeonatos e troféus, como uma Taça de Portugal, quatro Campeonatos Espanhóis de Futebol, uma Liga dos Campeões da UEFA, uma Taça das Taças, uma Supercopa Europeia, uma Copa Intercontinental, quatro Campeonatos Italianos, uma Coppa Italia, e três Supercopas Italianas. In wikipédia

Em 28 de Janeiro de 2015, decidiu candidatar ao órgão máximo que rege o futebol mundial FIFA. É um prestígio enorme para Portugal ter alguém que se disponibiliza para uma candidatura com este impacto no desporto mundial.

Luís Figo é uma figura proeminente do futebol mundial, porque jogou nos melhores clubes de sempre, Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão, somando troféus e títulos pessoais, tornando-se conhecido em todo o mundo.

Apesar de ter abandonado o futebol há alguns anos, como pessoa inteligente que é, soube gerir muito bem a sua carreira fora das 4 linhas, como pessoa serena, culta e consensual.

Do seu programa, fazem parte algumas medidas revolucionárias no desporto, como seja o aumento do número de selecções participantes nas fases finais do mundial, reforço do dinheiro para as Federações e introdução de novas tecnologias no futebol com vista a salvaguardar a verdade desportiva.

O atual Presidente da FIFA, o polémico Joseph Sepp Blatter, parte em vantagem para ganhar as eleições, porque conhece os bastidores e os meandros do cargo, mas Luís Figo com os apoios que já conseguiu de algumas Federações Desportivas e de alguns jogadores de futebol conhecidos, vai lançar as bases para uma vitória ao cargo, num futuro muito próximo, o que é bom e prestigiante para o Portugal.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Imposto único de circulação automóvel para 2015



Para quem já liquidou o imposto único de circulação automóvel em Janeiro de 2015, já sentiu os efeitos da carga fiscal que este Governo decidiu para este ano.

Já não bastava o aumento anual do imposto de circulação (IUC), mas ainda lhe foi aplicar um novo imposto previsto na tabela do art.º 216º da Lei 82-B/2014 de 31 de Dezembro de 2014, (Lei do Orçamento de Estado).

Um artifício para saquear dinheiro aos contribuintes. Com isto, estão a força-los a regressar ao tempo em que se andava a cavalo ou a romper as solas dos sapatos a fazer caminhadas, porque não havia dinheiro para pagar o bilhete dos transportes!

Com o chavão da “fiscalidade verde” é criada uma nova taxa de carbono, que terá impactos no custo dos combustíveis e da energia, e uma nova taxa de dez cêntimos sobre os sacos de plástico. A previsão da Fiscalidade Verde é dar aos cofres do Estado cerca de 150 milhões de euros, que serão totalmente alocados à descida do IRS,.

Onde está o beneficio ou desagravamento dos impostos?

Com a carga fiscal sobre os veículos, o Governo de Passos Coelho está preocupado com protecção do ambiente e combater a poluição; mas isto não passa de uma autêntica a farsa, porque o objectivo principal e sugar o dinheiro ao Zé-povinho.

A titulo de exemplo:

Um carro a gasóleo do ano de 2002,
Com a cilindrada de 1.900cc
Imposto de circulação -  209,41
Imposto adicional - € 20,12 – al. B) do art.º 216º da referida lei.
Total a pagar: € 229,53.

Ao que parece estão preocupados com os carros a gasóleo que são mais poluentes para o ambiente; e que é verdade, mas se querem proteger o ambiente não onerem os proprietários dos veículos a diesel, baixem os preços da gasolina para o preço do gasóleo e ai vão ver, que as pessoas não se importam de trocar de carro.
Deveriam seguir o exemplo de outros países como a Suíça onde a gasolina é mais barata que o gasóleo. Isso é na Suíça, cá em Portugal somos mais evoluídos e temos mais preocupações ambientais!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

E assim vai a saúde!



Depois de muita pressão mediática, o Governo conseguiu negociar com o Laboratório dos Estados Unidos a fornecimento do medicamento ao preço de 50%, para o tratamento dos doentes com a hepatite C.

Entendo a delicadeza com que este assunto foi tratado pelo Ministério da Saúde português, porque não há dinheiro para pagar os medicamentos tão caros.

O que é estranho, é o fato dos países não exercerem protestos ou denunciar publicamente o abuso dos preços do medicamento, para que o Laboratório alterasse o custo dos fármacos.

Quantos milhões de euros não se gastaram com a discussão do projecto do TGV e Aeroporto de Lisboa que foram deitados ao lixo, porque estes projectos não avançaram?

Será que a vida de um ser humano não tem valor?