Para quem já liquidou o imposto único de
circulação automóvel em Janeiro de 2015, já sentiu os efeitos da carga fiscal
que este Governo decidiu para este ano.
Já não bastava o aumento anual do imposto de
circulação (IUC), mas ainda lhe foi aplicar um novo imposto previsto na tabela
do art.º 216º da Lei 82-B/2014 de 31 de Dezembro de 2014, (Lei do Orçamento de
Estado).
Um artifício para saquear dinheiro aos
contribuintes. Com isto, estão a força-los a regressar ao tempo em que se
andava a cavalo ou a romper as solas dos sapatos a fazer caminhadas, porque não
havia dinheiro para pagar o bilhete dos transportes!
Com o chavão da “fiscalidade verde” é criada
uma nova taxa de carbono,
que terá impactos no custo dos combustíveis e da energia, e uma
nova taxa de dez cêntimos
sobre os sacos de plástico. A previsão da Fiscalidade Verde é dar
aos cofres do Estado cerca de 150 milhões de euros, que serão totalmente
alocados à descida do IRS,.
Onde está o beneficio ou desagravamento dos
impostos?
Com a carga fiscal sobre os veículos, o
Governo de Passos Coelho está preocupado com protecção do ambiente e combater a
poluição; mas isto não passa de uma autêntica a farsa, porque o objectivo
principal e sugar o dinheiro ao Zé-povinho.
A titulo de exemplo:
Um carro a gasóleo do ano de 2002,
Com a cilindrada de 1.900cc
Imposto
de circulação - 209,41
Imposto
adicional - € 20,12 – al. B) do art.º 216º da referida lei.
Total
a pagar: € 229,53.
Ao que parece estão preocupados com os
carros a gasóleo que são mais poluentes para o ambiente; e que é verdade, mas se
querem proteger o ambiente não onerem os proprietários dos veículos a diesel,
baixem os preços da gasolina para o preço do gasóleo e ai vão ver, que as
pessoas não se importam de trocar de carro.
Deveriam seguir o exemplo de outros países
como a Suíça onde a gasolina é mais barata que o gasóleo. Isso é na Suíça, cá
em Portugal somos mais evoluídos e temos mais preocupações ambientais!
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