quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Imposto único de circulação automóvel para 2015



Para quem já liquidou o imposto único de circulação automóvel em Janeiro de 2015, já sentiu os efeitos da carga fiscal que este Governo decidiu para este ano.

Já não bastava o aumento anual do imposto de circulação (IUC), mas ainda lhe foi aplicar um novo imposto previsto na tabela do art.º 216º da Lei 82-B/2014 de 31 de Dezembro de 2014, (Lei do Orçamento de Estado).

Um artifício para saquear dinheiro aos contribuintes. Com isto, estão a força-los a regressar ao tempo em que se andava a cavalo ou a romper as solas dos sapatos a fazer caminhadas, porque não havia dinheiro para pagar o bilhete dos transportes!

Com o chavão da “fiscalidade verde” é criada uma nova taxa de carbono, que terá impactos no custo dos combustíveis e da energia, e uma nova taxa de dez cêntimos sobre os sacos de plástico. A previsão da Fiscalidade Verde é dar aos cofres do Estado cerca de 150 milhões de euros, que serão totalmente alocados à descida do IRS,.

Onde está o beneficio ou desagravamento dos impostos?

Com a carga fiscal sobre os veículos, o Governo de Passos Coelho está preocupado com protecção do ambiente e combater a poluição; mas isto não passa de uma autêntica a farsa, porque o objectivo principal e sugar o dinheiro ao Zé-povinho.

A titulo de exemplo:

Um carro a gasóleo do ano de 2002,
Com a cilindrada de 1.900cc
Imposto de circulação -  209,41
Imposto adicional - € 20,12 – al. B) do art.º 216º da referida lei.
Total a pagar: € 229,53.

Ao que parece estão preocupados com os carros a gasóleo que são mais poluentes para o ambiente; e que é verdade, mas se querem proteger o ambiente não onerem os proprietários dos veículos a diesel, baixem os preços da gasolina para o preço do gasóleo e ai vão ver, que as pessoas não se importam de trocar de carro.
Deveriam seguir o exemplo de outros países como a Suíça onde a gasolina é mais barata que o gasóleo. Isso é na Suíça, cá em Portugal somos mais evoluídos e temos mais preocupações ambientais!

Sem comentários: