segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Candidatura de Luis Figo à FIFA



Luís Filipe Madeira Caeiro Figo OIH (Lisboa, 4 de Novembro de 1972) é um ex-futebolista português com uma carreira profissional de mais de 20 anos em clubes de Portugal, Espanha e Itália. Aposentou-se a 31 de maio de 2009. Representou a Selecção Portuguesa de Futebol por 127 vezes, fazendo dele o recordista de internacionalizações pela "Selecção das Quinas".
Figo venceu o Ballon d'Or em 2000, foi o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001 e está incluído no FIFA 100.
Figo é um dos poucos futebolistas a ter jogado pelos dois rivais espanhóis, Barcelona e Real Madrid. Ganhou diversos campeonatos e troféus, como uma Taça de Portugal, quatro Campeonatos Espanhóis de Futebol, uma Liga dos Campeões da UEFA, uma Taça das Taças, uma Supercopa Europeia, uma Copa Intercontinental, quatro Campeonatos Italianos, uma Coppa Italia, e três Supercopas Italianas. In wikipédia

Em 28 de Janeiro de 2015, decidiu candidatar ao órgão máximo que rege o futebol mundial FIFA. É um prestígio enorme para Portugal ter alguém que se disponibiliza para uma candidatura com este impacto no desporto mundial.

Luís Figo é uma figura proeminente do futebol mundial, porque jogou nos melhores clubes de sempre, Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão, somando troféus e títulos pessoais, tornando-se conhecido em todo o mundo.

Apesar de ter abandonado o futebol há alguns anos, como pessoa inteligente que é, soube gerir muito bem a sua carreira fora das 4 linhas, como pessoa serena, culta e consensual.

Do seu programa, fazem parte algumas medidas revolucionárias no desporto, como seja o aumento do número de selecções participantes nas fases finais do mundial, reforço do dinheiro para as Federações e introdução de novas tecnologias no futebol com vista a salvaguardar a verdade desportiva.

O atual Presidente da FIFA, o polémico Joseph Sepp Blatter, parte em vantagem para ganhar as eleições, porque conhece os bastidores e os meandros do cargo, mas Luís Figo com os apoios que já conseguiu de algumas Federações Desportivas e de alguns jogadores de futebol conhecidos, vai lançar as bases para uma vitória ao cargo, num futuro muito próximo, o que é bom e prestigiante para o Portugal.

Sem comentários: