quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Incêndios em Portugal!



Continua o flagelo do Verão em Portugal, com meio país a arder, o que tem contribuído os baixos níveis de humidade, as condições climatéricas e a criminalidade. Todos os anos se gastam dezenas de milhões de euros no combate aos incêndios, sem que tenha qualquer eficácia prática, porque cada vez há mais área ardida e menos dinheiros nos cofres do Estado.  

O que é certo é que vamos delapidando ano a ano o nosso património florestal, com graves consequências para a nossa débil economia. Para além dos danos patrimoniais, ainda se juntam as perdas humanas dos nossos bombeiros que vão todos os anos perdendo a vida nos teatros de operações. 

Temos um montado abandonado, deserto e totalmente ignorado pelos seus proprietários, que para além de não limpar o mato, causam prejuízo ao erário público e particular, sem que o Governo crie condições de politica florestal de os obrigar a limpar os terrenos ou alterar as gestão destes espaços, nomeadamente através de posse administrativa ou multas em parceria com os Municípios.

A tudo isto, ainda acresce a criminalidade do fogo posto ou de origem criminosa que grassa no país, com os incendiários a continuar impunes. Penso que é um dever de toda a população de denunciar as pessoas suspeitas às autoridades policiais ou de investigação criminal, para que acabe com esta tragédia anual!

Sem comentários: