quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O pequeno viticultor!


O pequeno viticultor está a acabar em Codessoso. Estes produtores em breve, darão lugar a grandes explorações de vinho, com novas vinhas, plantações, castas e métodos de produção.

Quem visita a nossa freguesia já se apercebeu da nova paisagem, que se apresenta decorada com novas plantações que obedecem a novos processos e em breve darão os seus frutos.

O antigo produtor que colhe, rala e pisa as uvas nos antigos lagares, que usa a prensa para espremer o mosto, que usa as tradicionais pipas ou toneis em madeira para armazenar o vinho está em vias de extinção, o que já era previsível com a criação e venda das uvas para as Adegas Cooperativas de Celorico de Basto e Amarante.

Estas imagens em breve pertencerão ao passado!









sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Notícia chocante!



Menina de 5 anos impedida de comer na Escola por dívidas dos país que não pagaram a mensalidade de € 30,00.

Como é possível isto acontecer!

É uma notícia trágica de uma sociedade carente de valores e sem dignidade humana, na qual as crianças são as principais vitimas.

Onde estão as entidades competentes da região que possam acudir a esta situação, refiro-me à Junta de Freguesia, Pelouro de Acção Social da Câmara Municipal e Segurança Social para a avaliar a real situação da família ou as suas condições económicas e sociais.

É dever da sociedade civil despertar para estas situações e denuncia-las a quem de direito!


terça-feira, 9 de outubro de 2012

O hastear da Bandeira de Portugal!

Não se entende o incidente ocorrido ao hastear da Bandeira de Portugal, nas comemorações do 5 de Outubro, não pelo ato em si, mas pelo problema levantado pelo Presidente da Câmara de Lisboa António Costa ao pedir desculpa a Cavaco. 

Se esta questão não fosse suscitada, ninguém dava por ela, pois tratou-se de uma cerimónia privada onde participaram os amigos do costume, com mais seguranças que convidados, sem qualquer significado para os portugueses, que decorreu bem longe do público para não ser inconveniente.

O Discurso de Cavado foi direccionado para o “regresso às aulas” sem conteúdo digno de registo, aliás já nos habituou a nada dizer; se não fosse aquela Sra. que entrou no local a furar a segurança e a reclamar que vivia com 200 e tal euros por mês, não se ouvia uma palavra sobre a economia do país. Já começa a ser incómodo ou aborrecido para os políticos as sucessivas contestações, daí foi escolhido um lugar seguro e diferente para celebrar as comemorações do último feriado 5 de Outubro.

Quando os políticos têm receio de aparecer em público e de enfrentar as populações, nada é surpreendente mesmo com a bandeira virada ao contrário!

Ética!


O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida defendeu no seu parecer que o Ministério da Saúde “pode e deve racionar” o acesso a tratamentos mais caros para pessoas com cancro, sida e doenças reumáticas.

Mais uma vez os interesses económicos a prevalecerem sobre os valores da vida e dignidade humana, tentando coarctar às pessoas doentes a possibilidade de terem um final de vida condigno e com qualidade.

Este parecer não será uma forma encapotada de eutanásia económica?

Como é possível haver pessoas que dispõem da vida de outros por razões de poupança, ao racionar o acesso a tratamentos mais caros para pessoas com doenças crónicas como cancro, sida e doenças reumáticas.

Já agora fiquei confuso, alguém me sabe dizer o que é a ética?

domingo, 7 de outubro de 2012

Lar de Idosos de Codessoso



O Lar de Idosos de Codessoso já entrou em funcionamento.

Este equipamento social que é gerido pela Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso, situa-se junto à Igreja Paroquial e tem uma área de 3396 m2, o que constitui uma mais-valia para o concelho de Celorico de Basto, na medida em que veio melhorar os cuidados sociais dos cidadãos.

A Centro social dispõe de uma série de serviços de que poderá beneficiar a população da freguesia, nos quais se incluem o apoio domiciliário aos idosos, um centro de noite para idosos e um espaço para atividades recreativas para o apoio às crianças. 





sábado, 6 de outubro de 2012

Alminhas!

As Alminhas são padrões de culto aos mortos, hoje consideradas património artístico-religioso. São pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração. É frequente encontrar velas e lamparina acesas, deixadas pelas pessoas que passam no local, ou mesmo oferendas de flores.

Geralmente, as alminhas são erguidas em encruzilhadas de caminhos, quase sempre em caminhos rurais, em matas ou perto de cursos de água, embora também se possa encontrar alminhas junto às estradas nacionais. As alminhas também podem ser incrustadas em velhos muros ou na frontaria de casas e podem ser construídas nos mais diversos materiais. in Wikipédia








Imagens de alminhas  Codessoso

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mais do mesmo!



O Governo de Passos Coelho inaugurou uma nova forma de comunicação ao país. Em vez de explicar bem a situação económica em que estamos mergulhados, só fala aos portugueses para anunciar mais taxas, mais impostos e mais medidas de austeridade, sem que se perceba bem o seu propósito.

Portugal já é um dos país na Europa com mais desigualdades sociais no que se refere à distribuição da riqueza, mas com as medidas hoje anunciadas pelo Ministro das Finanças Vítor Gaspar, de uma vez por todas, vai acabar com a classe média e vai ficar de um lado, os ricos e intocáveis e do outro lado os pobres miseráveis a passar fome.