quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O pequeno viticultor!


O pequeno viticultor está a acabar em Codessoso. Estes produtores em breve, darão lugar a grandes explorações de vinho, com novas vinhas, plantações, castas e métodos de produção.

Quem visita a nossa freguesia já se apercebeu da nova paisagem, que se apresenta decorada com novas plantações que obedecem a novos processos e em breve darão os seus frutos.

O antigo produtor que colhe, rala e pisa as uvas nos antigos lagares, que usa a prensa para espremer o mosto, que usa as tradicionais pipas ou toneis em madeira para armazenar o vinho está em vias de extinção, o que já era previsível com a criação e venda das uvas para as Adegas Cooperativas de Celorico de Basto e Amarante.

Estas imagens em breve pertencerão ao passado!









2 comentários:

Anónimo disse...

realmente a paisagem está a mudar,de uma imagem de campos com videiras originárias da região passou-se a ver extensos terrenos(quintas ou vinhas) onde só se encontra erva e esteios em cimento,pois as novas videiras não se conseguem safar no meio de tanta falta de jeito e saber desses novos agricultores que mais parecem interessados nos subsidios do que na produção das suas vinhas,tristeza.

Anónimo disse...

É melhor alterar a paisagem com novas plantações de vinha, que estarem abandonadas e de velho com silvas e mato!