domingo, 18 de novembro de 2012

Freguesia de Codessoso!

Codessoso está a viver o fenómeno da desertificação!

Por muito que nos custe admitir, a freguesia de Codessoso está a viver o fenómeno da desertificação que tem afetado interior do país. A causa está relacionada com a falta de trabalho e oportunidades de emprego que tem afetado a região, que não consegue fixar a juventude nas terras de origem. Há uns anos atrás existiam 4 cafés na freguesia, café do Daniel, Fernando, Titanic e o Café de cima (Lurdes), e o negócio dava para todos sobreviverem, porque era frequentado diariamente pela juventude que se juntada para conviver.

Hoje a realidade é outra, só existem dois cafés; o do Daniel e o do Fernando os quais vão sobrevivendo com muito custo, porque o volume do negócio já não é o que era.

Quem chega a Codessoso, num fim-de-semana, vê duas ou três pessoas em cada café, algumas das quais de meia-idade e outros de idade avançada. Isto revela bem que a juventude vai saindo lentamente da freguesia para trabalhar e estudar, e não regressam mais à terra, o que vai inevitavelmente envelhecendo a população local.

Nos últimos anos temos assistido ao fenómeno da emigração, especialmente para França e Luxemburgo, que mercê da crise económica que assola o país, tem justificado esta opção de vida dos mais jovens. Nem o período de férias inverte este estado de coisas, pois apesar do polo de atração das Piscinas de Fiães, se verifica o regresso dos filhos da terra que muitas vezes optam por outros destinos de férias, o que vai contribuindo para o afastamento e contacto da terra.

Esperamos que o arranque da construção da Barragem de Fridão, Amarante, venha criar novas oportunidades de trabalho para que a população local consiga emprego na freguesia.

Imagens que reforçam o fenómeno da desertificação ou despovoamento da freguesia!

















2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que não será desertificação, mas desleixo dos proprietários dos imóveis!

Anónimo disse...

Estamos a falar de habitações degradadas e sem ninguem, as pessoas mais velhas vão morrendo e fica tudo ao abandono....triste.