quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Incêndios!


O mês de Fevereiro apresentou temperaturas anormais para a época do ano. Mas, não tardou a começar o flagelo que tem atormentado os portugueses nos últimos anos. Refiro-me aos incêndios, que vão anualmente destruindo o nosso património natural e um dos poucos recursos da economia portuguesa.

As alterações das temperaturas são incontornáveis, por se tratar de um fenómeno natural, que o homem nos últimos anos tem descorado, apesar de diversas reuniões e convenções internacionais (Protocolo de Quito), para diminuir o problema da poluição global, que provoca o efeito de estufa, a diminuição da camada de ozónio e a perda da biodiversidade.

Já o problema dos incêndios, têm várias consequências directas, desde logo o custo antecipado dos meios de combate, que acarreta inevitavelmente mais encargos para os Bombeiros, Protecção Cível, Forças Policiais e para o próprio Estado, numa fase de crise económica difícil.

A tudo isto, ainda acresce o facto dos incêndios terem origem criminosa, onde a Policia Judiciária e os próprios Tribunais tardam em por termo!

Sem comentários: