segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Incêndios em Portugal - 2017

Já vai em 29 mortos, as vítimas da tragédia dos incêndios que grassam nas nossas florestas todos os anos, um pouco por todo o país. Nesta época do Verão de 2017, os incêndios não param, e com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir em pleno mês de Outubro, a situação vai continuar, enquanto houver mato e pinhal para queimar.

Toda a gente tem consciência dos problemas que estão por detrás deste fenómeno; falta de limpeza da floresta pelos proprietários, falta de limpeza das bermas das estradas pelas respectivas entidades que asseguram a manutenção as vias, o desleixo na falta de limpeza nas zonas envolventes das habitações. A estas razões, somam-se os interesses económicos das empresas de combate ao fogos, empresas que compram a madeira queimada por dois tostões, que continua a ter utilidade no caso de abate das arvores logo a seguir aos incêndios, e muitas outras razões que se poderiam enunciar.

A maioria dos incêndios têm origem criminosa, ninguém divide disso, porque é impossível existir num país tão pequeno mais de 200 incêndios ativos à mesma hora, e só nos dias de maior calor para que os fogos devastem mais área. Querem queimar tudo o que resta do nosso património natural, com consequências gravíssimas para a economia nacional.


É preciso agir rapidamente, apesar de ser tarde demais. Se necessário, convocar equipas multidisciplinares, técnicos florestais, protecção civil, bombeiros, envolver as universidades, Juntas de Freguesias, Municípios, Organismos Intermunicipais, Ministério da Agricultura e o próprio Governo, para trabalhar em conjunto e avançar com a reforma da floresta, implementar medidas concretas e eficazes para parar com esta tragédia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já vai em mais de 100 mortos as tragédias dos fogos florestais.

Anónimo disse...

Portugal está de luto...

Anónimo disse...

Somos um pais tão pequeno onde há muita corrupção de jogos e interesses.