terça-feira, 22 de agosto de 2017

Freguesia de Codessoso - Verão

O azul tão característico do Verão, vai dando lugar à cor cinzenta e triste que vai decorando o céu na freguesia de Codessoso, por causa dos vários incêndios que vão deflagrando um pouco por todo o lado nos concelhos vizinhos.

Os incêndios têm poupado a nossa freguesia, mas como ainda temos cerca de um mês de tempo quente, tudo é possível. Como este fenómeno é cíclico, de três em três anos o mato cresce da tal forma, que se criam condições para os incendiários continuarem a sua atividade, sem que haja forma de acabar com esta situação que nos vai habituando todos os anos na época do Verão.

Antigamente era o comboio a vapor que circulava no linha do Vale do Tâmega que levava com as culpas, com a evolução dos tempos, passou a ser as Empresas (Celulose) de exploração florestal que mandavam queimar os montes, para promover a plantação de eucaliptos. Com o Governo legislou para restinguir a sua plantação, alegando essencialmente os motivos ambientais, passou-se as culpas para o jogo de interesses das empresas que se governam com o combate aos incêndios um pouco por todo o pais.


Seja como for, o problema subsiste ao longo do tempo, sem solução à vista!

Sem comentários: