quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mais greves!



Sempre que se aproximam as festas de natal e fim de ano, somos confrontados com as sucessivas greves, na Tap ou CP. Isto é um ciclo vicioso, a que todos nos habituamos.

Sem querer por em causa os direitos fundamentais dos trabalhadores de reivindicarem os seus direitos e melhores regalias sociais, estou de acordo e defendo que sempre que se justifique devem partir para esta forma de luta, mas devem previamente esgotar o diálogo com a entidade patronal.

Todos sabemos que a Tap é uma empresa pública fundamental para o país e para a economia nacional. O Governo ao decidir em Conselho de Ministros aprovar o diploma legal de privatização, que vai avançar nos primeiros meses do ano de 2015, deve ter avaliado o seu impacto.

No caso a Tap, os sindicatos são mais que muitos, e decidem declarar a greve sem atender aos reais interesses das pessoas nesta época de festividades, com prejuízos de vários milhões para a empresas e para o país.

Quando a Tap for privatizada, as greves acabam de uma vez por todas. Aliás, já se está a sentir esta situação, é público e notória a contestação dos trabalhadores na pessoa das Comissões de Trabalhadores e Sindicatos que querem impedir o avanço do processo de privatização, porque sabem que a situação vai-se alterar.

Fazendo uma avaliação rigorosa da privatização parcial (60%), não se sabe se as perdas com a transferência da empresa para a iniciativa privada, vai ser maior ou menor que o país atendendo aos prejuízos anuais da Tap com a gestão e greves, que todos os contribuintes têm de pagar com o orçamento do Estado.

O futuro o dirá!

Sem comentários: