quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Boas notícias - Piscinas Descobertas de Celorico de Basto

Arrancam as obras das Piscinas Descobertas de Celorico de Basto


Prevêem-se em funcionamento a partir de julho de 2015.

Um dos espaços naturais com maiores potencialidades paisagísticas, turísticas e recreativas, os espaços contíguos da Ribeira de Boques, irão albergar as Piscinas Descobertas de Celorico de Basto. A obra está prestes a arrancar e prevê-se concluída a meados de julho de 2015. Com um valor global de investimento de cerca de 1.5 milhões de euros. 

"Esta obra, fruto de muito empenho e dedicação, vai finalmente arrancar. Andamos há três anos a labutar para conseguir dar a Celorico de Basto um espaço de lazer e desportivo com as melhores condições para os celoricenses e para receber quem nos quiser visitar. A nossa Ribeira de Boques é o espaço ideal para acondicionar este equipamento pelas características próprias do solo que permitem que as intervenções urbanas de relevante interesse público, que tínhamos em projeto, possam prosseguir", salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca realçou ainda a celeridade da conclusão da obra. "Temos por objetivo ter esta obra concluída com a maior celeridade. Se possível com os banhistas a usufruírem do espaço na próxima época balnear, a partir de julho de 2015", disse. 

Esta obra é cofinanciada pelo FEDER, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional da Região Norte do Qren. 

Este projeto das piscinas ao ar livre insere-se numa série de intervenções urbanas levadas a cabo pela autarquia tendo sido objeto de um pedido de reconhecimento de relevante interesse público, para efeitos do uso de solos da REN, tendo por base o Estudo Hidráulico da Ribeira de Boques e um estudo de Integração Paisagística da Ribeira de Boques.

As piscinas obedecem às normas para instalações desportivas de uso público sendo que o local reúne as melhores condições de exposição solar, de proteção contra os ventos dominantes e integra um parque urbano, conferindo-lhe as condições claramente ajustadas ao ambiente pretendido. Trata-se de um local em que os acessos estão garantidos através de caminhos pedonais e de um arruamento que remata numa praceta que alberga um grande parque de estacionamento de viaturas ligeiras e pesadas de passageiros.

A implantação de todo o conjunto destinado à piscina tem uma área total de 8340,00m2, conferindo um espaço 17 vezes superior à superfície dos planos de água propostos, quando as normas técnicas da Directiva CNQ 23/93 apenas exigem que seja 8 vezes superior.

Este equipamento destinar-se-á a atividades lúdicas e à aprendizagem desportiva, tendo-se optado por dois espaços separados. A organização deste equipamento propõe 4 zonas funcionais que correspondem a diferentes espaços distintos e de apoio à atividade pretendida; a zona de banho ou zona de cais, a zona de serviços anexos, a zona de serviços técnicos e a zona de serviços complementares. 

fonte  município

Sem comentários: