domingo, 24 de agosto de 2014

Pagamento de serviços públicos



O Governo promete soluções "viáveis e justas" para ultrapassar as decisões anunciadas pelo Tribunal Constitucional, que aprovou os cortes salariais neste e no próximo ano, mas proibiu-os de 2016 a 2018, e chumbou a contribuição de solidariedade. Ao que tudo indica, a solução vai passar pelo aumento de impostos, nomeadamente pelo aumento do IVA para 24%, o que já está a levantar as reacções esperadas dos partidos da oposição, o que é perfeitamente natural, porque já estamos saturados com esta carga fiscal.
O curioso é que a despesa pública continua a aumentar, com as derrapagens nos alçamentos dos vários Ministérios. O problema é que os portugueses já estão demasiadamente onerados, não só com os impostos, mas também com os pagamentos dos vários serviços públicos.
Por exemplo, qualquer pessoa que vá renovar o cartão de cidadão tem de pagar a quantia de € 15,00. Pensando bem, se for o casal a renovar o documento, lá vai o orçamento de um ou dois meses de pagamento da água, o que representa um problema para qualquer família portuguesa que passa o dia a contar trocos.
Esta situação, contribui para que as pessoas não actualizem os seus dados ou documentos.
O que significa que, para além dos impostos, o Governo usa e abuso de todos os artifícios para tirar dinheiro ao cidadão no pagamento dos serviços públicos que são muito caros.
Os portugueses têm muita dificuldade em perceber o descalabro das contas públicas!

Sem comentários: