domingo, 9 de março de 2014

Vitor Gaspar -- rumo -- FMI


Imagem de marca do ex-Ministro das Finanças Vitor Gaspar!

«As pessoas estão totalmente disponíveis para os sacrifícios e para trabalharem mais, para o país ter êxito nos programas de ajustes, se a partilha do esforço for vista como sendo justa. Como tal, temos estado constantemente preocupados com a concepção dos cortes na segurança social, no sistema de saúde, quando aumentamos impostos, para protegermos os menos favorecidos e os mais vulneráveis.»

O website do diário inglês diz que Gaspar foi como o «tecnocrata sediado em Bruxelas sem experiência política».

Sem por em causa a sua formação ou as suas qualidades técnicas e académicas, nunca foi capaz de traduzir as suas opções e medidas, num discurso político, mas apenas se preocupava com os números, o que gerou muita contestação pública e controversa no seio da Coligação PSD e CDS, e acabou por não resistir e abandonou o cargo.

Vitor Gaspar ex.Ministro das Finanças, foi nomeado pelo FMI para o cargo de Director do Departamento de Assuntos Orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O que justifica que este organismo tem um carácter essencialmente político, onde reinam os jogos de interesses políticos e económicos. O seu convite de certeza que não foi para premiar o seu tralhado no Ministério das Finanças em Portugal!

Por este motivo, está justificado, o porquê de alguém lhe ter chamado o “special one” da troika, pois sempre se preocupou com os números, e nunca acertou numa única previsão, foi um descalabro total, com a agravante de nunca ter falado directamente aos portugueses, o que contribuiu para iri somando contestações.

Lançou milhares de portugueses para a miséria e desemprego, provocando a emigração da grande parte de jovens licenciados que o país ajudou a formar para trabalhar no estrangeiro, mas na política quando há interesses fabrica-se artificialmente o mérito para depois obter o “prémio”.

Como português, desejamos que tenha mais sorte no exercício do seu novo cargo!

Sem comentários: