sábado, 22 de dezembro de 2012

Massacre na Escola de Newtown


O massacre na Escola de Newtown, nos Estados Unidos da Américo, que levou aquele jovem de 20 anos, a matar 20 crianças e 6 adultos, um dos quais a sua mãe que dormia em casa, chocou o país e o mundo! 

O que levou o Presidente Obama solidarizar-se com as famílias das vítimas, e apelar ao seu povo para se unir para que estes massacres não se voltem a repetir. Estudar a análise psi-patologia do autor cabe aos especialistas na matéria, mas combater este fenómeno exige mudança na política criminal dos EUA e mudança na cultura da América. 

Ao que se sabe a mãe do autor coleccionava armas fogo e era adepta de jogos policiais de computador. Ora, isto revela bem a facilidade que o autor tinha, no acesso e uso de armas de fogo. 

Em Portugal quando há desentendimentos as pessoas, podem entrar num café e desatar ao murro e ao pontapé, mas por razões culturais não levam armas de fogo e começam a disparar “a torto e a direito”, não há registos de crimes dessa dimensão no nosso país, nem na própria Europa.
 
A razão está no facto de haver um política criminal que condiciona severamente a licença de uso e porte de arma de fogo, embora de reconheça que a crise económica em Portugal desencadeasse milhares de pedidos de licenças. 

Nos EUA o uso da arma de fogo é encarado com uma necessidade de defesa própria, em média cada pessoa tem 3 armas, referindo as que estão legalizadas, o que significa que ser portador de arma é uma questão cultural. 

Por incrível que pareça, as armas compram-se com mais facilidade que as bebidas alcoólicas, onde por vezes se pedem documentos de identificação para atestar a idade!

Sem comentários: