A construção da Linha do Tâmega iniciou-se em Março de 1905, tendo o primeiro troço, entre Livração e Amarante, sido inaugurado a a 20 de Março de 1909[1]; no entanto, só em1916 é que as obras prosseguiram, tendo a linha chegado ao Apeadeiro de Chapa em 22 de Novembro de 1926, e à Estação de Celorico de Basto a 20 de Março de 1932. Em 14 de Abril de 1934, a Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos de Ferro aprovou a abertura de um concurso para a continuação da Linha entre Celorico de Basto eArco de Baúlhe, sendo este projecto concluído em 15 de Janeiro de 1949.
Devido ao reduzido movimento, o troço entre Arco de Baúlhe e Amarante é encerrado ao serviço em 1 de Janeiro de 1990.[2][5] Em 2008, foi apresentado um projecto para a reabilitação e recuperação do troço entre Amarante e Arco de Baúlhe, que previa a exploração ferroviária turística e o regresso de um serviço regional de passageiros; este projecto não foi, no entanto, aceite.
Vikipédia!
Fotos da Estação do Arco de Baúlhe.
Estação
Cocheira das máquinas
Depósito de abastecimento de água
Depósito do carvão
Dormitório
Museu
Placa giratória
Retrete
Vagões
Azulejos
Cais cargas e descargas
Estação - obras
Centro de documentação
Sem comentários:
Enviar um comentário