sábado, 14 de maio de 2011

O TGV


Com a crise económica que está a devastar o nosso país, o projecto do TGV entre Poceirão-Caia é para avançar, segundo o programa eleitoral de José Sócrates. O argumento que é apresentado para defender esta ideia, está no facto de Portugal não perder os fundos comunitários para o financiamento do projecto, que tem um custo de construção de mais de 900 milhões de euros. Defendendo ainda, que o investimento terá parcerias públicas/privadas e, que é um factor estratégico para o desenvolvimento económico do país, porque Portugal tem que ficar ligado a uma rede europeia de alta velocidade.

O problema não vai ser a construção do projecto do TGV, mas a sua manutenção, dado que há estudos que revelam que este transporte ferroviário para ser viável tem de ser utilizado diariamente por vários milhões de passageiros, o que à partida não é previsível.

Perante este cenário, os portugueses colocam esta pergunta, se o país está de tanga, sem dinheiro para pagar salários aos seus funcionários, onde vão buscar o dinheiro para este financiamento?


Sem comentários: