sábado, 13 de fevereiro de 2010

Portal científico



Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal


Este portal é de acesso livre - não exige registo pessoal, e permite aceder a artigos de conteúdo científico português (artigos, teses, etc.).

O portal português já tem mais de 37.000 artigos das mais diferentes áreas de conhecimento. É ideal para professores e estudantes.

O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Directório.

O portal RCAAP é um dos componentes principais do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. O projecto RCAAP é uma iniciativa da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, disponibilizando mais um serviço avançado sobre a rede nacional de investigação e ensino, a Rede Ciência, tecnologia e Sociedade, RCTS, gerida pela FCCN. O projecto é financiado pelo POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela UMIC.

Toda a informação sobre o projecto RCAAP, bem como diversa documentação útil para diferentes tipos de público (docentes e investigadores, gestores de repositórios, público em geral) está disponível no site do projecto em: http://projecto.rcaap.pt.

Nos termos do protocolo de cooperação celebrado entre a FCCN e a Universidade do Minho (U.M.) no âmbito do projecto RCAAP, a U.M. foi responsável pelo desenvolvimento, instalação e operacionalização do portal RCAAP. A presente versão do portal foi desenvolvida com base no agregador e motor de pesquisa ARC, criado pelo Old Dominion University Digital Library Group

Sem comentários: