sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Notícias da Região

AMARANTE: Metade da população aceita a barragem, revela estudo encomendado pela EDP e citado pelo presidente da câmara
O presidente da Câmara Municipal de Amarante disse hoje que um estudo encomendado pela EDP revela "que cerca de metade da população de Amarante aceita a barragem de Fridão", embora sejam também os amarantinos os que mostram "mais preocupação" acerca do empreendimento.
Armindo Abreu fez a revelação aos deputados municipais durante a sessão da Assembleia Municipal, referindo-se a um trabalho conjunto do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) e do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), sobre a "Adesão das Comunidades Locais ao Aproveitamento Hidroeléctrico do Fridão (AHF).
O estudo sócio-demográfico incidiu sobre as expectativas, a percepção do risco, a confiança social e a justiça percebida das populações dos cinco municípios afectados pelo empreendimento – Amarante, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena.
Foram realizadas 520 entrevistas individuais, distribuídas proporcionalmente pelas zonas afectadas, sendo a incidência sobre Amarante de cerca de 55 por cento da amostra, correspondendo a 287 inquiridos.
Segundo o autarca, "é preciso fazer um debate sério" sobre o empreendimento de Fridão, tendo anunciado ao Marão Online a realização de duas sessões de esclarecimento, uma sobre segurança das barragens e riscos sísmicos (no mês de Março) e outro sobre o impacte ambiental que o aproveitamento hidroeléctrico provocará na região, em data a anunciar.
"Os movimentos que falam da barragem nos blogues não são a maioria [da população]. Pensam que são a maioria mas não são", sublinha o autarca de Amarante. * In marão digital

Sem comentários: