quinta-feira, 27 de março de 2008
Editorial
Noticias da região

A Câmara Municipal de Celorico de Basto apresentou esta semana os seus novos serviços de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e os meios humanos e técnicos que estão sustentar a prestação de serviços em todo o concelho desde Fevereiro.Esta apresentação ocorreu no âmbito do contrato de prestação de serviços entre a autarquia e a empresa de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A. (SUMA). Com a duração de cinco anos, o contrato determina que à referida empresa vai competir o destino final dos resíduos, assim como o fornecimento, colocação, lavagem e manutenção de equipamentos de contentorização para deposição indiferenciada de resíduos em todo o concelho. Na cerimónia, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal, estiveram presentes, além do presidente da autarquia, Albertino Mota e Silva e do director geral da SUMA, Jorge Balsemão, a vereadora da Saúde, Graça Mota, e vários presidentes das Juntas de Freguesia. O presidente da autarquia Albertino Mota e Silva referiu que esta medida vai contribuir ´"para melhorar a qualidade ambiental do concelho, através da sua forma preventiva e de sensibilização em que a empresa parece apostar, pela experiência que apresenta". "Desta forma vamos tornar a recolha do lixo no concelho mais eficaz”, considerou.Paralelamente a este serviço, está a decorrer uma campanha de sensibilização ambiental pelo concelho De referir que, como suporte à actividade da empresa e com o intuito de dotar a população de comportamentos de maturação cívica, Celorico de Basto tem também um estruturado Programa de Educação Ambiental, que já começou a percorrer as escolas esta semana denominado LIXOTECA. A iniciativa envolve cerca de 19 escolas do primeiro ciclo do ensino Bbsico e 900 crianças dos terceiro e quarto anos. Esta actividade permite às crianças embarcar na “Misteriosa Viagem à Lixolândia”. A Lixoteca é uma Unidade Móvel de sensibilização ambiental, que foi convertida num instrumento de sensibilização e recorre a uma forte componente lúdico-pedagógico e informativo. As temáticas exploradas vão para além da esfera ambiental, desenvolvendo-se num plano de actuação mais abrangente, que contempla o civismo, a segurança e a saúde primárias.Numa visita à Lixoteca, o vereador da Educação e Ambiente, Joaquim Mota e Silva, salientou a importância da iniciativa: “Ao promover esta iniciativa a autarquia pretende colaborar e ter um papel activo na educação ambiental das crianças do nosso concelho, sensibilizando-as para a importância de proteger o meio ambiente”.
Texto: tâmega on-line
terça-feira, 25 de março de 2008
Taça Municipal - 2ª Jornada
G. D. CODESSOSO 1 ARCAR 1
O GDC alinhou com: Fernando Grilo, Afonso, Alfredo, José, Joni, Gonzaga, Chico, Júlio, Jonas, Franklin, Fernandino.
Suplentes: Jorge Pires, Reinaldo Ribeiro, José Albano, Pinheiro.
Golo: Fernandino 27 segundos.
O GDC apresentou uma equipa com algumas lacunas no sector defensivo devido á ausência de Toni e Cassiano, mas também se estreou na equipa o Joni, um jogador que disfarçou as lacunas defensivas e conduziu a equipa para o ataque, o jogo começou da melhor maneira para o GDC,
Arbitragem – Continua muito deficiente, são os árbitros de futsal da liga, é o que temos, de lamentar o trabalho do fiscal de linha que na 2ª parte acompanhava os ataques do GDC, tirava foras de jogo no meio campo com jogadores adversários quase na defesa e depois de questionado, encolhia os ombros e dizia que foi por engano, mas ainda trocava galhardetes com o banco dizendo; “ foram-me buscar a casa, vocês têm a mania da perseguição, devem ter sido uns campeões para andarem aqui a jogar, se fazem melhor venham para cà “ este tipo de comentários são despropositados de parte a parte, mas ficam ainda mais mal a alguém que tira um curso de arbitragem, eu sou um leigo na matéria mas acho que esse senhor só tinha duas soluções, ou punia disciplinarmente os jogadores se a conversa não lhe agrada-se ou ignorava alguns desabafos normais, mas não aconteceu nem uma coisa nem outra.
Portanto não temos a mania da perseguição, sabemos que somos em média de idades muito mais velhos, sofremos já alguns deslizes das más arbitragens, mas em campo mostramos que a diferença não é nenhuma. O nosso lema é o convívio e o futebol é para nos divertirmos e para ganhar se nos deixarem.
Texto: F. Machado
quinta-feira, 20 de março de 2008
Portugal na Primeira Guerra Mundial
quarta-feira, 19 de março de 2008
SMS
terça-feira, 18 de março de 2008
História do dia do pai
segunda-feira, 17 de março de 2008
Notícias da região
Post -it
sábado, 15 de março de 2008
Taça Municipal Seniores +
G. D. AGILDE 2 - G. D. CODESSOSO 0
O GDC alinhou com: Fernando Grilo, Toni, Alfredo, Cassiano, Pedro Xavier, Afonso, Gonzaga, Chico, Júlio, Jonas, Franklin.
Na 2ª parte o GDC mexeu na equipa e apresentou-se melhor, com mais posse de bola e a subir mais no terreno e a criar algum perigo ao adversário e podia ter reduzido a desvantagem por diversas vezes e relançar o jogo, mas isso não veio a acontecer e o resultado manteve-se até ao final, apesar de uma segunda parte de bom nível. Resultado considerado justo, o Agilde foi mais equipa.
Arbitragem – Muito deficiente, principalmente os fiscais de linha que não acertavam com os fora de jogo.
Organização – A equipa do GDC foi informada que jogariam no onze sempre dois jogadores com idades superiores a 50 anos, o jogador do Agilde mais velho tinha pouco mais de 40 anos e só o GDC tem cinco jogadores com mais de 55 anos, e o GDC sabe que tem de ombrear com equipas em que a média de idades ronda os 37/38 anos. Nota negativa para a organização por induzir esta associação em erro e esperemos que tenha sido um lapso despropositado.
Portanto á muita diferença nas idades dos jogadores, mas em campo vamos tentar colmatar essas diferenças e lutar pela vitória.
Texto: F. Machado
sexta-feira, 14 de março de 2008
Dia da mulher em Codessoso
Sinistralidade rodoviária - Fevereiro de 2008

No mês de Fevereiro do corrente ano registaram-se no concelho de Celorico de Basto segundo apuramos junto de fontes policiais, os seguintes acidentes rodoviários:
09 Colisões com danos materiais.
01 Colisão com 01 ferido leve.
01 Despiste com danos materiais.
21 Condutores testados acusando todos uma tas 0,00 G/L.
Portanto o total de acidentes registados pelas forças policiais foi 11, dos quais resultaram um ferido leve, nos restantes sinistros apenas se registaram danos materiais.
O Codessoso on-line felicita mais uma vez os condutores Celoricenses pelo seu bom comportamento na estrada, pois é de salientar que mais uma vez também, não se registaram feridos graves nem mortes nas estradas do concelho.
Notícias
Uma centena de ciclistas de 16 selecções nacionais vai participar, no II Grande Prémio de Portugal, a primeira de oito provas que integram o calendário da Taça das Nações de Sub 23 anos. A prova vai disputar-se de 28 e 30 de Março onde a terceira e última etapa terá 139,2 quilómetros, está previsto a único prémio de montanha de primeira categoria, no Alto do Viso, em Celorico de Basto. A prova vai terminar no Alto de Santa Quitéria, em Felgueiras (contagem de terceira categoria).

Correio do leitor
quarta-feira, 12 de março de 2008
Curiosidades sobre a Páscoa
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Assim se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas:

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.Aí estão as datas da Páscoa até o ano de 2010:
2000 - 23 de abril2001 - 15 de abril2002 - 31 de março2003 - 20 de abril2004 - 11 de abril2005 - 27 de março2006 - 16 de abril2007 - 08 de abril2008 - 23 de março2009 - 12 de abril2010 - 04 de abril
segunda-feira, 10 de março de 2008
Pontos de interesse
Notícias do concelho
Dia Internacional da Mulher
sábado, 8 de março de 2008
Taça Municipal Seniores +
Na prova estão inscritas as seguintes equipas:
Grupo Desportivo de Codessoso Grupo Desportivo de Agilde Os Bons Amigos Reencontro de Britelo Arcar Amigos de Moreira
sexta-feira, 7 de março de 2008
Comente...
Dani Graves, de 25 anos, e Tasha Maltby, de 19, são um casal de namorados gótico de Dewsbury, norte de Inglaterra. No passado fim-de-semana foram impedidos de viajar num autocarro porque Dani passeia a sua namorada de trela.A BBC News conta que o casal acusa a transportadora Arriva de discriminação. O condutor do autocarro rejeitou a entrada de Dani e Tasha, alegando que a trela iria por em risco a segurança dos restantes passageiros em caso de travagem brusca.O caso está a ser investigado pela Arriva, empresa «que leva muito a sério qualquer acusação de discriminação», segundo um responsável da empresa, Paul Adcock.Adcock acrescentou que a Arriva irá «pedir desculpa a Dani Graves por algum inconveniente causado pela forma como o assunto foi tratado».Para Tasha Maltby, este foi um caso «claro de discriminação, quase como um crime de ódio», contou ao Daily Mail.A jovem de 19 anos descreve-se como um «animal de estimação humano».«Comporto-me como um animal e tenho uma vida bastante calma. Não cozinho nem faço limpezas e não vou a lado nenhum sem o Dani», explicou.
Tasha defende o seu estilo de vida acrescentando que «não fere ninguém» e que o casal é feliz assim, independentemente de quão estranha esta relação pareça.Portugal Diário
quinta-feira, 6 de março de 2008
Notícias do Concelho
quarta-feira, 5 de março de 2008
Concentração de carros antigos
A referida concentração teve inicio ás 14 horas do dia 01 de Março do corrente ano e contou com cerca 50 veículos de várias marcas, modelos e feitios, de salientar alguns deles tais como os nossos tão conhecidos Minis que apareceram em grande numero, a nossa a afamada Renault 4 L e a Citroên Diane 2
Agora realmente a jóia da coroa desta concentração e que realmente é uma raridade foi um Citroên, que eu desconheço marca e modelo, com quase 70 anos e aparentemente em óptimas condições (como se pode ver nas imagens).
Mas Codessoso também esteve presente como não poderia deixar de ser, com um veículo com quase 40 anos, foi seu proprietário o Reverendo Padre Alcídio José Marinho, comprando o veiculo novo no concessionário Ford de Braga no ano de 1969, tem 1700 cilindrada, marca Ford, modelo 17M-1700 SHC,