segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cimeira do clima em Paris de 2015



Decorre a cimeira do clima em Paris, com o objectivo de alcançar um novo acordo internacional sobre o clima, para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2º C até 2100.

A cimeira está envolta em fortes medidas de segurança, por causa das contestações de activistas que pretendem que sejam aprovadas novas medidas de combate às emissões de gases.

Para o efeito, usam chinelos de criança, botas repletas de flores, ténis acompanhados de palavras em defesa do planeta. São alguns dos milhares de sapatos que cobrem a praça parisiense de onde sairia uma marcha pelo clima, cancelada devido aos atentados. 

Todos nós devemos de subscrever estes protestos, porque estamos defender o planeta, para que os nossos filhos e netos possam viver nele, num ambiente saudável e limpo.

Há especialistas em alterações climáticas que referem que, a continuar este volume de emissões, daqui a 17 anos, vamos ter de parar de emitir, porque as consequências serão imprevisíveis e muito graves.

Será que o ambiente que é um bem comum e universal, deverá ceder aos interesses económicos dos países mais ricos e mais poluentes!