quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Novo Governo!



Apurados os resultados finais das eleições legislativas, que culminaram com a vitória da coligação PSD/CDS, decorrem as audições entre os partidos com assento parlamentar, com vista à formação de um novo Governo.

Uma vez que os portugueses retiraram ao Governo de Passos Coelho a maioria, o partido socialista vai ser o garante a governação, para que a legislatura decorra com normalidade e estabilidade. Sabe-se a cede que têm os partidos da esquerda PCP e Bloco de Esquerda em chegar ao poder, numa coligação à esquerda com o PS, mas esta posição não é sinonimo de estabilidade.

O PS perdeu as eleições e não fez qualquer coligação pré-eleitoral, o que significa que, caso formasse um Governo à esquerda, estaria sempre fragilizado, porque dependeria do PCP e Bloco de Esquerda, para governar numa minoria parlamentar.

Nestas condições, honrando a tradição democrática portuguesa, deverá ser o partido mais votado pelos portugueses a formar o Governo, devendo os outros partidos, nomeadamente o PS, chegar a um entendimento com a coligação de modo a viabilizar a situação politica governativa estável, sem prejuízo de exercer a sua oposição.