terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Praxes académicas!



Continua na ordem do dia a discussão em torno das praxes académicas, que foi despoletado pela tragédia na praia do Meco que vitimou 6 jovens. Actualmente decorre inquérito no Ministério Público e na própria Universidade Lusófona, onde estudavam as vítimas do acidente, sendo que a descoberta da verdade vai passar essencialmente pelo depoimento do jovem sobrevivente.

Há muito que se discute a problemática dos excessos nas praxes, que já desencadearam processos judiciais que terminaram com condenação de estudantes, como foi o caso da estudante do Instituto Politécnico de Macedo de Cavaleiros.

A verdadeira tradição das praxes académicas é na Universidade de Coimbra, o que se passa nas outras Universidades e Institutos Politécnicos é uma cópia mal conseguida destas práticas e tradições. Os defensores das praxes alegam que é uma forma de integração dos caloiros na Universidades, nos grupos internos de estudantes, mas tudo isso não passa de uma valente treta.

Quem já passou pela Universidade sabe, que só participam nas praxes os caloiros que querem, não são obrigados a integrar essas actividades, e quem recusa participar nas praxes, continua a ter amigos e a viver a vida académica normalmente, como é o caso da queima das fitas e outras actividades e tradições de finais do curso. 

Os excessos cometidos nas praxes, não passam de meros exibicionismos bacocos dos seus líderes, como as actividades que fazem em plena rua, como é o caso do festival dos copos e atar latas às pernas dos caloiros. 

Uma vez que a solução deste problema não vai passar por eliminar as praxes académicas, resta os próprios Centros de Ensino público e privado tomar medidas drásticas para punir severamente os responsáveis pelos excessos, que pode culminar inclusivamente com a sua expulsão, sem prejuízo de virem a ser punidos judicialmente pelos Tribunais.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Livro de histórias!!!



Pinto da Costa alterou a história do FC Porto no museu do clube, recentemente inaugurado. Na famosa foto do presidente a receber a bênção do papa João Paulo II, em 2003, no Vaticano, Pinto da Costa decidiu cortar a imagem de Carolina Salgado, "substituindo-a" pelo Padre Jorge Duarte, também ele presente na viagem. In correio da manhã.
Como é possível adulterar a história do clube, por meras desavenças ou tricas de namorados, quando se tratava de uma relação abençoada pelo Papa João Paulo II. Acho que o F. C. Porto merecia mais respeito.
Ocultar uma das mais brilhantes peças do passado do Presidente Pinto da Costa não é justo, porque a história de um clube também é feita de pequenos episódios.
Apagam-se as imagens, mas não as recordações porque essas permanecerão para sempre na memória das pessoas!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Filhos de um deus menor!!!!

O piloto e campeão do mundo de formula 1 Michael Schumacher, foi vitima de um aparatoso acidente de esqui que o deixou em coma e em riscos de vida, que desde já lhe desejamos uma boa recuperação.

Mais recentemente, foi vítima a Chanceler Alemã Ângela Merkel de um acidente na lesão pélvica quando esquiava na Suíça, que apesar de ser menos grave a atirou para umas canadianas.

Por mera coincidência, ambas as personalidades têm nacionalidade alemã.

Do piloto de fórmula 1 temos boas recordações, das suas vitórias nos grandes prémios e dos seus títulos de campeão; já da Chanceler não podemos falar do mesmo, pois tem-nos feito a vida negra com a imposição de medidas de austeridade, atirando-nos para a miséria e pobreza.

Daqui podemos tirar uma conclusão, se politicamente não conseguimos fazer nada contra os alemães, porque dominam a União Europeia ao seu próprio interesse, se os quisermos derrubar temos de lhe “meter neve nos pés” para ver se se espalham o comprido!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Eusébio esse nome que a história não vai apagar!



O país prestou uma justa homenagem ao Eusébio, curvando-se perante a grandiosidade de um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos. A notícia foi sentida nos quatro cantos do mundo e, os desportistas portugueses em especial os benfiquistas, prestaram-lhe um último adeus muito comovente, que vai ficar para sempre na nossa memória. 

Sobre as qualidades humanas e futebolísticas de Eusébio, já foi tudo dissecado pela cobertura da comunicação social portuguesa e internacional, que relataram os seus feitos pelo nosso país e pelo futebol em geral, que contribuíram decisivamente para a afirmação do futebol português no mundo até então desconhecido, pelos êxitos alcançado pelo seu clube Benfica e selecção nacional.

O Real Madrid de Espanha e o Manchester United da Inglaterra, dois dos maiores clubes do mundo prestaram-me uma justa homenagem, pelo seu reconhecimento como atleta fora se série e pela sua amizade, pois o Pantera Negra não tinha inimigos.

Permanece um enigma quanto não valeria hoje o Eusébio? Que teve uma carreira relativamente curta devido a sucessivas lesões que o levaram por vezes e jogar meio lesionado. Com a evolução da ciência médica desportiva de hoje, este genial jogador teria jogado muito mais e feito muitos mais golos.

O que mais se estranha é os representantes das instâncias internacionais de Futebol, Michel Platini pela UEFA e Joseph Blatter pela Fifa, não estarem presentes no funeral, mas não é nada de surpreendente, Portugal é um país periférico na Europa que tentam a todo o custo ignorar!  

Ver mais! 

sábado, 4 de janeiro de 2014

Guerra dos megas!


Guerra dos megas!

Diariamente somos bombardeados com ofertas de pacotes de serviços da Meo e Zone. 

Por telefone, prospectos de publicidade e por contacto pessoal em casa.

Quando temos o azar de não os despachar de imediato, ficamos uma série de tempo a trocar “galhardete” sem qualquer interesse. 

Prometem-nos mais um canal ou outro, mais velocidade na net, mas no essencial não falam, que é baixar o valor da prestação que estamos a pagar mensalmente.

No fundo, os que os clientes pretendem e baixar o preço da prestação mensal, pois dá um grande jeito em tempo de vacas magras.

Entendo este esquema dos serviços de televisão, de não baixar os preços, porque todos ficam a perder, se baixarem a prestação.

Perdem dinheiro, e os outros operados para competir no mercado também tem de baixar os preços, o que significa que perdem todos, menos os clientes.

Corre actualmente uma petição on-line de clientes - peticaopublica.com - para pressionar a Assembleia da República a alterar a legislação em vigor, no sentido de acabar ou alterar o prazo de fidelização. 

Um bom conselho para despachar as pessoas que geralmente nos abordam para alterar ou mudar de operador de televisão, é perguntar-lhe se apresentam um pacote que implique a baixa da prestação que estamos a pagar, aí ficam sem palavras e tudo termina de imediato!