quarta-feira, 17 de julho de 2013

Festa de 2013 - GD Codessoso - celorico de Basto



O GDC vai organizar mais uma festa de Verão. Este ano com o programa mais diversificado, que vai contar com as presenças de vários grupo de música tradicional da região.
Espera-se que esta festividade decorra num ambiente de grande animação e alegria, já com a presença dos emigrantes que por esta altura visitam a freguesia de Codessoso!

Programa:


sexta-feira, 12 de julho de 2013

IX Caminhada do GDC!



O GDC organiza a sua IX Caminhada!

À imagem das caminhadas anteriores espera-se uma forte participação das pessoas da terra e das freguesias limítrofes, que juntam várias dezenas de participantes, que aproveitam esta iniciativa para conviver num ambiente de animação e confraternização, a que não pode faltar o habitual comes e bebes e no final o pé de dança!


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Incêndios



Com o aumento das temperaturas regressa o flagelo dos incêndios, que anualmente vão destruído o nosso património natural, com implicações sérias para a economia nacional. Todos os anos o Governo promete dar resposta a este problema, com o reforço de vigilância e dos meios de combate aos incêndios, mas o que é fato é que o problema subsiste. 

A política florestal tarda em avançar, gastam-se milhões no combate aos incêndios, as forças de investigação criminal continuam impotentes em dar uma resposta eficaz no combate a esta criminalidade e no final de cada ano fazem-se as contas dos hectares de área ardida!

On ou off!



Era notório que o Governo de Passos Coelho tinha uma grave falha de comunicação política, para que as pessoas entendessem o alcance e o propósito das suas medidas. Com a chegada ao Governo do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inicia-se um novo modelo de comunicação, com o briefing diário de cerca de 30 minutos aberto aos jornalistas.
Na primeira sessão o Secretário de Estado Pedro Lomba, definiu as regras de funcionamento, com momentos em on em que é possível recolher e divulgar imagens e o teor da conversa e o momento em off em que não é permitida a captação de imagens ou divulgar o ter da reunião.
Como cidadão interrogo-me? Afinal para que servem estas reuniões, é para esclarecer os portugueses ou para divulgar só o que interessa ao Governo ou para manter segredinhos com os Jornalistas?
O que vem comprovar esta ideia, é o fato do Governo ter cancelado estas reuniões diárias com os Jornalistas, porque o momento é bastante conturbado e crítico!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sinal +




O Governo prepara-se para apresentar uma proposta de lei que proíbe as grafites em espaços públicos. Se a lei for aprovada quem quiser fazer uma grafite ou afixar um cartaz numa parede terá de pedir previamente uma licença à Câmara Municipal ou terá de ter autorização do proprietário do espaço.
As multas podem chegar aos 25 mil euros.
Há quem considere os grafites uma arte, outros vandalismo, mas seja como for a partir de agora esta actividade vai ter legislação própria.
Todos os anos os municípios gastam milhares de euros na limpeza da cidade, para manter as paredes e locais públicos limpos.
Em Portugal esta actividade já deu origem a processos judiciais contra autores das grafites, que o Tribunal os condenou a uma pena ou medida de obrigatoriedade de limpar as paredes nos locais públicos onde foram feitos os grafites ilegalmente.

Parece uma medida sensata!