quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Fórum!




Cada dia que passa acentua-se a onda de contestação ao Governo de Passos Coelho, com protestos e cânticos de músicas de intervenção como é o caso da Grândola Vila Morena de Zeca Afonso, que começaram na Assembleia da República no debate quinzenal com o Primeiro Ministro e com o Ministro Adjunto Miguel Relvas, na cerimonia de encerramento das comemorações dos 20 anos de TVI que foi impedido de falar ao público.

Não estará em causa um problema de legitimidade ou representatividade do Governo, que foi eleito democraticamente para governar o país e frequentemente se vê apupado sempre que sai do seu Gabinete em eventos políticos?


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A fatura da discordia!


A ideia peregrina da Administração Fiscal de obrigar os contribuintes a pagar impostos e fiscalizar as entidades prestadoras de serviços, no que tange à obrigatoriedade de passar fatura sob pena de aplicação de contra-ordenação que pode chegar a € 1.000,00, é mais uma perversão do sistema que este Governo quer implementar. Consegue chegar ao cúmulo de inverter a ordem das coisas, os contribuintes vão começar a trabalhar para o fisco!
Agora vamos ser autênticos fiscais!
A fuga ao fisco em Portugal não é só um problema cultural, mas também estrutural. As pessoas fogem aos fisco porque pagam muito dinheiro e o “contrato social” entre Estado e cidadão não funcionar na prática.
Quem paga impostos quer uma contrapartida!
Os cidadãos querem justiça, educação e saúde, mas não a têm; o que justifica que os contribuintes não estejam disponíveis para contribuir para as despesas de organização e funcionamento do Estado que de social tem pouco, porque continua a ignorar os direitos dos mais desfavorecidos, acentuando cada vez mais as desigualdades sociais.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Rota do Românico - Celorico de Basto


Rota do Românico

Desde o dia 12 de Março de 2010 o concelho de Celorico de Basto aderiu ao projecto Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS).

Os concelhos de Penafiel, Lousada, Felgueiras, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira e Paredes, integravam já a Rota do Românico desde 1998, com 21 monumentos aos quais se associarão faseadamente 10 monumentos de Amarante, 10 do Marco de Canaveses, 7 de Resende, 4 de Celorico de Basto, 4 de Cinfães e 2 de Baião.

A Rota do Românico do Vale de Sousa promove a requalificação dos monumentos envolvidos no projecto, que no caso de Celorico de Basto, são a Ponte de Torres, na freguesia de Ribas, a Igreja de S. Salvador de Ribas, a Igreja Paroquial de Veade e o Castelo de Arnoia.

De referir que a RRVS foi distinguida com o mais prestigiado galardão nacional do sector turístico, o Prémio Turismo de Portugal, na categoria “Requalificação de Projecto Público”, destinado a reconhecer intervenções de natureza material, realizadas por entidades públicas que contribuíram de forma significativa para a qualificação da oferta e para o reforço da atractividade do destino, no âmbito de um ou vários produtos turísticos estratégicos.

Paralelamente a RRVS aderiu à Transromânica, a maior rede de locais e itinerários românicos da Europa, com sede na Alemanha.

Desejamos que este itinerário de visitas valorize o património arquitectónico românico, incluindo áreas envolventes e, com suportes promocionais ajustados, consiga atrair turistas a toda esta região.



Igreja de S. Salvador de Ribas



Igreja Paroquial de Veade



Ponte de Torres



Castelo de Arnoia

In blog celorico de basto digital

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TV RURAL!

PSD e CDS querem regresso do TV Rural! 

Os partidos da maioria levaram a debate na Assembleia da República uma proposta para que a televisão pública tenha de garantir um programa com o perfil do velhinho TV Rural.

Perguntam os portugueses, para que serve este programa?

Gastar dinheiro com a emissão de um programa para promover a agricultura portuguesa, quando a maioria das terras estão abandonadas ou por cultivar. O crise da agricultura não é de agora; deveu-se à política agrícola comum da União Europeia que durante anos a fio subsidiou Portugal, com fundos estruturais para que se deixasse de produzir, impondo por vezes quotas de produção.

Agora temos o resultado, desequilíbrio da balança de transacções, onde pesa negativamente nas contas públicas as importações de bens alimentares de primeira necessidade. 

Hoje em dia, não conseguimos produzir nem um terço do que consumimos.

Para realizar o programa, como não há agricultores portugueses, certamente que vão ter de ir a Espanha ou França buscar figurantes para aparecer na televisão, sem se saber a origem dos produtos que estão a publicitar!

Portugal deixou de ser produtor para passar a um fraco consumidor, porque cada vez há menos dinheiro para gastar!


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ordem do dia!



Em Outubro do ano passado, o Presidente do Banco BPI Fernando Ulrich indignou meio mundo ao dizer que Portugal aguentaria mais austeridade:

 "ai aguenta, aguenta".

"Há pessoas a viver muito pior e aguentam"

"se os sem-abrigo aguentam, os portugueses também aguentam"

Continua a dar que falar as palavras infelizes de Fernando Ulrich, agora na Comissão Parlamentar na audição sobre as ajudas do Estado ao Banco BIP, onde afirmou que não pedia desculpa pelas suas palavras, porque não recebia lições de sensibilidade social de ninguém.

"Não sei porque alguém se choca, quando falei dos sem-abrigo. Não é uma falta de respeito, pelo contrário, na minha cabeça era um sinal de respeito pelas pessoas que já viveram nessa situação tão dramática."

Será que os portugueses não estariam na disposição de fazer mais sacrifícios se ganhassem mais de 60 mil euros mensais, como ganha o Presidente do Banco BPI?

Por acaso, este Sr. tem a noção das dificuldades de quem está sem trabalho e sem subsídio de desemprego e, tem de suportar o pagamento da renda ou a prestação da casa, despesas de água, luz, telefone, alimentação da família e os demais encargos da vida familiar?

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Linha do Vale do Tâmega - Estação do Arco de Baúlhe!

A construção da Linha do Tâmega iniciou-se em Março de 1905, tendo o primeiro troço, entre Livração e Amarante, sido inaugurado a a 20 de Março de 1909[1]; no entanto, só em1916 é que as obras prosseguiram, tendo a linha chegado ao Apeadeiro de Chapa em 22 de Novembro de 1926, e à Estação de Celorico de Basto a 20 de Março de 1932. Em 14 de Abril de 1934, a Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos de Ferro aprovou a abertura de um concurso para a continuação da Linha entre Celorico de Basto eArco de Baúlhe, sendo este projecto concluído em 15 de Janeiro de 1949.

Devido ao reduzido movimento, o troço entre Arco de Baúlhe e Amarante é encerrado ao serviço em 1 de Janeiro de 1990.[2][5] Em 2008, foi apresentado um projecto para a reabilitação e recuperação do troço entre Amarante e Arco de Baúlhe, que previa a exploração ferroviária turística e o regresso de um serviço regional de passageiros; este projecto não foi, no entanto, aceite.
Vikipédia!

Fotos da Estação do Arco de Baúlhe.



Estação


Cocheira das máquinas


Depósito de abastecimento de água


Depósito do carvão


Dormitório


Museu


Placa giratória


Retrete


Vagões


Azulejos


Cais cargas e descargas



Estação - obras


Centro de documentação