sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sorteio da Liga dos Campeões de 2012/13

Sorteio da liga dos campeões europeus de 2012/13.

Quadro completo dos vários grupos, dos quais fazem parte as equipas portuguesas do Benfica, FC Porto e Braga. 

Esperam-se como sempre grandes jogos de futebol!


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Freguesia de Codessoso!

Nos últimos anos a freguesia de Codessoso tem sido poupada ao flagelo dos incêndios que um pouco por todo o país tem desgraçado o nosso património florestal, com inevitáveis consequências para a economia portuguesa.

Os sucessivos Governos continuam a adiar a implementação de uma politica florestal, no que tange à administração e gestão dos terrenos florestais que continuam abandonados pelos seus proprietários, com os inerentes encargos para os contribuintes portugueses que gastam todos os anos milhões de euros no combate aos incêndios.

Até ao momento Codessoso não tem tido fogos, mas trata-se apenas de uma mera coincidência, uma vez que os últimos incêndios registados na nossa terra já foram à cerca de 5 anos, mas como a vegetação (mato com vários metros) cresce a seu bel-prazer não tarda muito tempo a voltar-mos a ser fustigados pelo inimigo número um da floresta portuguesa.

E assim vai o mundo!

Depois de terem sido divulgadas as fotos do Príncipe Harry nu, várias pessoas na Inglaterra solidarizaram-se com o membro da casa real com a publicação de fotos com a saudação do nu. 

Em sinal de apoio criaram um grupo no ´Facebook` com o nome ´Support Prince Harry with a naked salute` (em português, ´Apoia o Príncipe Harry com uma saudação nu`). 

Notícia ridícula alimentada pela impressa cor-de-rosa!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aterro de Codessoso


As pessoas da freguesia de Codessoso queixam-se do mau cheiro libertado pelo Aterro Sanitário da Resinorte do Baixo Tâmega, que nos últimos tempos não lhes têm dado descanso. Há dias em que os moradores que residem nas imediações, têm de cancelar convívios com familiares e amigos em plena época de férias devido ao insuportável cheiro nauseabundo.

Esta situação tem impedido os moradores de gozar do seu descanso e bem-estar, especialmente à noite, pois não tem forma de impedir o mau cheiro que até provoca vómitos e náuseas, receando que esta poluição ambiental lhes possa trazer graves problemas de saúde.

A isto ainda cresce o facto, do Aterro se situar junto ao Parque de Lazer de Fiães e Piscina de Codessoso, que é frequentada diariamente por dezenas de pessoas que ali se deslocam em férias e época balnear, que também sentem o mesmo problema.

Segundo foi possível apurar, esta situação já foi denunciada por diversas vezes aos legais representantes do Aterro, mas continua por solucionar ou sem resposta, temendo-se que esteja em causa um grave problema de saúde pública que urge resolver.

A permanecer este problema, os moradores estão a estudar outras formas de luta, que pode passar por assinarem uma petição pública ou participar a situação junto do Ministério do Ambiente ou denunciar publicamente o problema na comunicação social.

Agricultura abandonada!

Longe vai o tempo em que arranjar um “palmo de terreno” para cultivar era um problema. Toda a gente se dedicava ao sector primário com principal incidência na agricultura, o que levava à escassez de terrenos de cultivo devido à elevada procura de terras.

O agricultor para conseguir uma quinta mais produtiva ou de maior dimensão; onde pudesse obter mais rendimento e ocupar os seus filhos até à idade de adultos, tinha de andar com empenhos, nomeadamente promessas de pagamento de rendas grandes ao senhorio ou usar de influências de terceiros.

Era uma espécie de “três cães a um osso”, com o se dizia na gíria nas aldeias, não chegavam para as encomendas. Não havia terra abandonada, de velho ou por fabricar como hoje se encontra um pouco por todo o lado.

A terra dava pouco rendimento, o que elevou as pessoas a fugirem da agricultura e a dedicarem-se a outras atividades mais produtivas, como a construção civil e emigração.

Hoje vivemos uma crise económica sem precedentes, com a taxa de desemprego a bater recordes e sem oportunidades de emprego, apesar de haver mão-de-obra muito classificada especialmente nos jovens licenciados, mas não se vê ninguém a cultivar as terras.

Será que vamos assistir a um regresso das pessoas à agricultura ou a mais um fenómeno de emigração?

domingo, 5 de agosto de 2012

Estado de sitio!

A troika continua a pressionar o Governo português a privatizar as empresas públicas, mas apenas as que apresentam lucros, porque as empresas que dão prejuízos de milhões e milhões anualmente, não são para privatizar porque não interessam a ninguém.

Depois da venda da EDP aos chineses, que dava milhões de euros de lucros ao país, segue-se a privatização da REN e TAP.

Os Srs da Troika e FMI estão da arruinar o nosso país; a destruir tudo que dá receitas aos cofres do Estado para passar para as mãos dos privados, puro liberalismo selvagem.

Vão-se os anéis ficam os dedos!

sábado, 4 de agosto de 2012

GDC A UM PASSO DA FINAL DA LIGA...

O Grupo Desportivo de Codessoso venceu por 8-2 a equipa do Ribas Sportrofa, em jogo da 1ª mão da meia-final da Liga AFCB. 

 O GDC realizou uma excelente exibição e não deu qualquer hipotese ao adversário, a sua superioridade foi absoluta durante quase todo o encontro, o resultado fala por si e a qualidade e comportamento dos atletas continuam a ser a grande chave para o sucesso da equipa...

Domingo pelas 20 horas teremos a 2ª mão em Codessoso e uma das equipas vai ficar pelo caminho, o GDC leva seis golos de vantagem e joga no seu recinto, por isso é o grande favorito para estar na final.


                                                           Vem apoiar o Teu Clube a Tua Terra...


quarta-feira, 1 de agosto de 2012