quarta-feira, 27 de abril de 2011

A tradição da Páscoa em Codessoso


A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

No domingo de Pascoa o Sacerdote acompanhado por um grupo de pessoas devidamente trajadas, transporta o crucifixo ao longo da freguesia, visitando a casa de todos os paroquianos anunciando a boa nova com a bênção pascal. As pessoas reúnem-se com familiares e amigos e o Sacerdote ou pessoa devidamente credenciada para o efeito dá a cruz a beijar.

A mesa é posta com a habitual toalha de renda em linho, enfeitada com os doces característicos da Páscoa, com amêndoas e pão-de-ló, sendo a mesma decorada ao centro com uma jarra de flores ou cravos. A entrada das casas é ornamentada com flores da época, com as camélias, rosas e plantas aromáticas, como o rosmaninho e o alecrim, dispostas em jeito de passadeira. Todo o percurso é animado com os tradicionais foguetes e termina a visita pascal com a recolha do compasso e sessão de fogo.

Esta é uma tradição que já vem dos tempos ancestrais e, ainda se mantém bem viva nos tempos de hoje, particularmente nas zonas mais rurais.



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Só em Portugal!

A decisão do Governo de conceder tolerância de ponto à função pública na tarde de 5ª feira (21.04.20011), é no mínimo surreal. Quando se pede aos portugueses sacrifícios, empenho e dedicação em época de crise económica sem precedentes, e dá-se esta benesse aos seus funcionários, tal decisão é uma medida demagógica e populista, sem qualquer fundamento nos dias de hoje. 

O Estado anda de bolsos a abanar e a pedir aos milhões de euros ao estrangeiro para pagar o salário aos funcionários e anda a desperdiçar dinheiro com tolerâncias de ponto, onde as finanças públicas deixam de arrecadar cerca de 20 milhões de euros, o que é incompreensível.

Os elementos da Troika (FMI) que estão em Portugal, vão ficar cá a trabalhar e os portugueses que precisam de dinheiro, vão gozar umas mini férias. 

Que exemplo e imagem transmitimos ao mundo!

Inauguração - Centro Social de Codessoso


Celorico de Basto inaugurou mais uma infra-estrutura social



Celorico de Basto inaugurou no dia 19 de Abril, o Centro Social de Codessoso, uma infra-estrutura social que vai funcionar com várias valências, que resulta de um investimento de cerca de 1 milhão e 300 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, descreveu esta obra como mais um complemento ao progresso social do concelho. “ É uma infra-estrutura social que marca o desenvolvimento concertado de um concelho que procura actuar em favor das necessidades existentes”.

O autarca menciona que esta é mais uma obra que segue a linha de desenvolvimento proposto pela autarquia em prol da população. “Trabalhamos todos os dias para o bem-estar dos munícipes, para os podermos seguir e ajudar, por isso temos adoptado uma linha de desenvolvimento que abrange toda a população”. E, é neste sentido e “no âmbito das políticas nacionais que tem sido possível criar mecanismos que apoiem as famílias.

As palavras do presidente da autarquia foram mote para a Ministra tecer largos elogios à forma como a solidariedade social tem sido valorizada pelo concelho com destaque para o edil pela forma “carinhosa” como trata esta área da sociedade. “Tenho que felicitar e agradecer a esta autarquia o esforço feito, ao longo de seis anos, para a criação desta infra-estrutura social”.

Helena André finalizou a sua intervenção agradecendo à autarquia pelo trabalho que tem feito no sentido de minimizar as dificuldades da população. “ Obrigada pelo contributo que tem sido feito pelo poder local para a criação de equipamentos sociais. É notório o empenho do poder local para colmatar as necessidades da população, porque nos dias que correm, num país cada vez mais envelhecido, é necessário dar respostas objectivas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos idosos e, em simultâneo, fomentar o emprego e isso é o que tem sido feito em Celorico de Basto”, finalizou a Ministra.


O presidente da Junta de Freguesia de Codessoso, Manuel Pinheiro, também agradeceu ao presidente da Câmara a “total dedicação” para a concretização da obra.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, com o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, com a directora da Segurança Social do Distrito de Braga, Dra. Maria do Carmo Antunes, com o Governador Civil do distrito de Braga, entre outras individualidades, das quais se destacam os representantes de algumas empresas que têm ligação à freguesia de Codessoso (Mota Engil, Resinorte, Portucel, EDP).

Importa referir que o Centro Social de Codessoso é uma obra da Associação de Solidariedade Social de Santo André que teve o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades e insere-se num plano activo da autarquia que visa criar infra-estruturas sociais que limem algumas arestas sociais do concelho.

Este equipamento, localizado num terreno adquirido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, anexo à Igreja Paroquial com 3396 m2, vai dispor de uma série de serviços em benefício da população, com apoio domiciliário para 25 utentes, lar de idosos que abrangem 20 utentes, e ainda está preparada para centro de dia para 30 utentes com espaço multiusos para actividades recreativas.

In jornal a verdade

Radioactividade

Os nipónicos continuam lentamente a recuperar do cataclismo que assolou a país. A destruição do tsunami não poupou ninguém, destruiu todo que lhe apareceu pela frente, criou enormes problemas à económica nacional, mas o Japão está gradualmente a responder à crise que se instalou e a recuperar. A situação mais difícil de superar está a ser o problema em estabilizar os níveis de refrigeração dos reactores nucleares que estão a libertar radioactividade que já levou à evacuação da população local, num raio de dezenas de kms. 

Esta situação, vem relançar a problemática do sistema de segurança das centrais nucleares de produção energética um pouco por todo o mundo. Na Europa, os Governos da França e a Alemanha já se pronunciaram, reforçando a ideia que é necessário rever o sistema de segurança destas centrais nucleares para evitar os problemas que estão a surgir no Japão.

Há muitos defensores desta forma alternativa de produção de energia, por ser mais vantajosa do ponto de vista económico e mais benéfica ao ambiente, mas representa graves riscos para a saúde pública das pessoas, caso não sejam cumpridas as regras de segurança.

A problemática da segurança está a ser posta em causa no Japão!


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inaugração do Centro Social Santo André de Codessoso --> 19 de Abril

Ministra do trabalho e da Segurança Social inaugura Centro Social de Codessoso em Celorico de Basto. A cerimónia de inauguração do Centro Social de Codessoso vai decorrer no dia 19 de Abril, pelas 15h00, e será mais uma infra-estrutura social que ficará ao dispor da população a responder às necessidades das pessoas. A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, vai estar na terça-feira, dia 19 de Abril, às 15h00, para a inauguração do Centro Social Santo André de Codessoso, cujo investimento rondou 1 milhão e 300 mil euros. A inauguração contará com a presença de diversas individualidades. O Centro Social de Codessoso é uma obra da Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso com o apoio da Câmara Municipal e que se insere num plano activo da autarquia em criar infra-estruturas sociais que limem algumas arestas sociais do concelho. Este equipamento, localizado num terreno adquirido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, anexo à Igreja Paroquial com 3396 m2, vai dispor de uma série de serviços em benefício da população, com apoio domiciliário para 30 utentes, lar de idosos que abrangem 20 utentes e um espaço multiusos para actividades recreativas.


In Noticias de Basto

Puto Maravilha...


Greyson Chance, com apenas 14 anos de idade já é um fenomeno mundial, descoberto no You Tube num vídeo de uma festa da sua escola, onde ao piano cantou a música paparazzi de Lady Gaga. Essa actuação foi tão convincente que dai ao estrelato foi um ápice.

Charlie Chaplin


Charles Spencer Chaplin, KBE, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889Corsier-sur-Vevey[1], 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.

In  Wikipédia, a enciclopédia livre.





quinta-feira, 14 de abril de 2011

Empresas Públicas na banca rota!


A maioria das empresas públicas em Portugal continuam a desperdiçar dinheiro, sem qualquer justificação, com os Administradores ou Gestores a passear com carros topos de gama, salários chorudos e tem o descaramento de vir a público afirmar que já não há dinheiro para pagar os salários dos seus funcionários! 

Porque será que não há coragem da classe política para alterar o regime jurídico das empresas públicas, para travar o seu endividamento e responsabilizar os Administradores pela gestão ruinosa que vai agravando casa vez mais a dívida pública em Portugal?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Video Fotográfico de Codessoso.

Este trabalho é dedicado a todos os filhos desta terra, em especial aos emigrantes e a todos os conterrâneos que por vários motivos tiveram que abandonar esta freguesia em busca de uma vida melhor, e ainda a todos que de uma maneira ou de outra se identificam com a freguesia de Codessoso.

Este vídeo fotográfico está também no You Tube e Facebook , o objectivo é promover a freguesia de Codessoso e dar a conhecer a todo mundo que este local é único e de rara beleza. Estas imagens são a prova disso.



Brasão de Codessoso.




Poucas pessoas têm conhecimento que existe um símbolo heráldico na freguesia de Codessoso, e as que sabem que existe com certeza que nunca o tinham visto.

O Codessoso on line disponibiliza em primeira mão uma imagem que é o símbolo desta freguesia e descodifica o seu significado. As abelhas significam que é uma terra onde predomina a apicultura e consequente produção de mel, os codessos é a planta que dá origem ao nome da freguesia, a cor verde significa que estamos no minho onde predomina o verde da natureza e da paisagem, a água simboliza o rio Tâmega e a existência em abundância de vários ribeiros e poças, que depois se distribuem em vários cursos de água utilizados na agricultura.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eventos na Região...

Liga de Futsal 2011 - GDC.

Na liga de futsal 2011, o GDC só se fará representar pela equipa sénior masculina, que será uma equipa competitiva onde continue a prevalecer o bom ambiente e camaradagem e ainda capaz de lutar por todos os títulos é o objectivo da direcção, os reforços ainda não são conhecidos mas com certeza que haverá algumas surpresas, a equipa contará com cerca de quatro atletas de fora da freguesia, os restantes são atletas da terra que transitam do ano anterior para este ano. A equipa do GDC que continua a suscitar muito interesse por parte de muita gente das outras formações, que lhe atribui jogadores para a liga de 2011 de maneira descabida e sem nexo, em contra partida tentam negociar com alguns dos nossos atletas do ano transacto prometendo-lhe mundos e fundos, mas no GDC só fica quem se sentir bem e cada um é livre de escolher onde quer jogar. Muito em breve será divulgado o plantel para a Liga do corrente ano.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dívida Pública - FMI


Os Bancos portugueses resolveram cortar o financiamento ao Estado, complicando ainda mais a situação económica do país. Por sua vez, as Agências internacionais de rating (que é uma opinião sobre a capacidade e vontade de uma entidade vir a cumprir de forma atempada e na íntegra determinadas responsabilidades), continuam a baixar a notação da dívida pública, o que vai agravando as condições de financiamento público de Portugal, com a subida das taxas de juros. 

Estas condições aceleraram ainda mais o pedido de ajuda externa ao FMI ou Fundo Europeu de Estabilidade. À volta deste cenário, já se falou tanto das condições negativas da entrada do FMI em Portugal, mas sem serem suficientemente esclarecedoras para os portugueses, que desconhecem quais são as reais consequências da intervenção deste organismo internacional.

De uma coisa todos nós temos a certeza, a responsabilidade deste estado de coisas é as medidas erradas dos nossos governantes, da incompetência que grassa na classe politica, do peso excessivo do Estado na vida pública que alimenta muitos boys e compadrios. 

É a cultura deste nobre povo que vive acima das suas possibilidades económicas.

O FMI só vem desprestigiar Portugal, pondo a nu as fragilidades e incompetência da classe politica portuguesa, que não foi capaz de tomar medidas geradoras e consenso que privilegiassem o interesse público nacional, mas apenas jogos de poder com o objectivo principal de satisfazer interesses particulares ou corporativos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mensagem do Presidente da República

O Presidente da República Cavaco e Silva, decidiu dissolver a Assembleia da Republica na sequência do pedido de demissão do Governo Sócrates e convocar eleições legislativas para o próximo dia 5 do Junho. Uma decisão sensata e previsível, devolvendo desta forma a palavra aos portugueses para se pronunciarem sobre a eleição do futuro Governo.

Aproveitou no seu discurso para sublinhar que enfrentamos "um momento extremamente grave no que se refere ao desequilíbrio das contas públicas, ao desequilíbrio das contas externas, ao endividamento externo e às necessidades de financiamento do Estado", e que estará disponível para prestar toda a cooperação institucional ao próximo Governo na resolução dos problemas do país.

Na comunicação ao país, Cavaco e Silva referiu ainda, que os partidos políticos devem apresentar propostas aos portugueses que possam cumprir, num tempo de exigência e de crise económica e financeira. E termina afirmando “os portugueses não devem alhear-se do futuro de Portugal”.

Todos os portugueses esperam que a próxima campanha eleitoral, seja um marco decisivo de mudança de mentalidades dos nossos políticos, que tenham a coragem de se dirigir ao eleitorado para apresentar propostas concretas para resolver os problemas de Portugal, contrariando a tendência das campanhas vergonhosas que se têm realizado ao longo dos últimos tempos, onde os candidatos partidários passam mais tempo a “lavar roupa suja” e a fazer criticas mutuas, na ânsia de aligeirar responsabilidades pela situação do país, em vez se apresentar soluções.

Recorte - comunicação social

FIFA e UEFA suspendem federação bósnia por inadequação dos estatutos às normas dos dois organismos

11h34m

A Federação de Futebol da Bósnia-Herzegovina (FFBH) foi, sexta-feira, suspensa por FIFA e UEFA por ainda não ter adequado os estatutos às normas dos dois organismos, anunciaram as duas entidades em comunicado conjunto. 

"O Comité Executivo da FIFA (a 28 de Outubro de 2010) e da UEFA (a 04 de Outubro de 2010) solicitaram à FFBH que adoptasse os estatutos de acordo com as normas da FIFA e da UEFA até 31 de Março de 2011, caso contrário a FFBH seria suspensa automaticamente", explica o comunicado dos dois organismos.
A mesma missiva conjunta refere que na última Assembleia-Geral da FFBH, realizada terça-feira, apenas 22 dos 54 delegados marcaram presença na reunião magna, pelo que não foi possível obter o quórum necessário para adequar os novos estatutos.
"Todas as equipas e clubes representativos da FFBH não poderão disputar qualquer prova internacional a partir de 1 de Abril até todos os problemas mencionados serem resolvidos. A FIFA e a UEFA lamentam ter tomado esta decisão e reunirão brevemente para discutir os próximos passos e tentar recuperar a FFBH à família do futebol o mais depressa possível", conclui o mesmo comunicado.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vive, no momento, uma situação semelhante, continuando por adequar os estatutos ao novo regime jurídico das federações desportivas, tal como FIFA e UEFA também aconselham.

A Assembleia-Geral de 19 de Março aprovou os novos estatutos na generalidade, mas chumbou três artigos na especialidade, estando agendada para sábado a continuação desta reunião magna.

in JN