segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GDC vs Os Amigos da Costa Grande

 

O Grupo Desportivo de Codessoso vai realizar mais um jogo particular de Futebol 11, desta vez será  com a equipa dos Amigos da Costa Grande, no Campo 4 de Maio em Codessoso, no dia 1 de Dezembro pelas 15h.


Aparece...vem apoiar a tua Equipa e aproveitar para ver mais um bom jogo de futebol...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Videoclip - Eminem & Rihanna.

Um dueto de sucesso mas com estilos diferentes, Eminem o Rei do hip hop e Rihanna uma das Rainhas da pop, esta mistura explosiva só podia dar nesta musica fenomenal e que já tem mais de 200 milhões de visitas no you tube.   



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GDC Perde em Paredes


Jogo Particular no Estádio Cidade Desportiva

20 de Novembro 2010, 17 horas - Paredes


U.S.C. Paredes (Vet.) 5 GD Codessoso 0

GD Codessoso: Ricardo, Cassiano, Zé Russo, Alfredo, Venâncio, Moura, João Portilho, Miguel Pires, Macedo, Gonzaga, Marco Machado.
Jogaram ainda: Mário e Diogo Machado.

Intervalo: 2 – 0


Exibição melhor que o resultado …

A equipa do Grupo Desportivo de Codessoso perdeu por 5-0 com os Veteranos do União S. C. Paredes, em mais um jogo particular e que visa essencialmente a prática desportiva e o convívio saudável entre atletas de várias localidades.


O encontro foi dominado pela equipa da casa, mais habituada a jogar na relva sintética e com valores individuais que fizeram a diferença, atletas que ainda á poucos anos jogavam ao mais alto nível em equipas como o Penafiel, Rio Ave e Paços de Ferreira. Refira-se que a equipa do GDC também se apresentou com mais de metade da equipa com idade superior a 45 anos, mas nunca virou a cara á luta e durante todo encontro foi sempre uma equipa aguerrida e com vontade de discutir o jogo, isso não foi possível porque teve pela frente uma formação com um entrosamento e ritmo de jogo mais elevado e com atletas de outro calibre, de salientar que o resultado é exagerado para aquilo que o GDC mostrou em campo mas é com estas equipas que se aprende e se chega á melhor forma.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Em Portugal há portugueses de 1ª e de 2ª

Parlamento aprova corte de salários com regime de excepção
Ontem às 19:22
A Assembleia da República aprovou um regime de excepção proposto pelo PS que permite a empresas públicas e com capital maioritariamente público fazer adaptações autorizadas.

A Assembleia da República aprovou, esta terça-feira, o corte de salários para a Função Pública, que vai incluir um regime de excepção as empresas públicas e as com capitais maioritariamente públicos.
Segundo a alteração proposta à última hora pelo PS, que teve a abstenção do PSD e votos contra de todas as outras bancadas, estas empresas poderão fazer adaptações autorizadas e justificadas pela sua natureza empresarial à política de corte de salários.
«Não decorre a aplicação de qualquer ideia de excepção à diminuição da massa salarial no âmbito dessas mesmas empresas», esclareceu o ministro dos Assuntos Parlamentares.
Para Jorge Lacão, «trata-se de reconhecer que o regime laboral em muitas dessas empresas têm especificidades distintas das que são praticadas no âmbito da Função Pública». 
Este ministro frisou ainda que «não se definiu através desta normal nenhum regime de excepção a pensar em particular na Caixa Geral de Depósitos».
Uma das empresas incluída neste regime de excepção é a Caixa Geral de Depósitos, que manifestou preocupação por este corte salarial poder provocar a fuga de quadros para a concorrência.
In TSF

sábado, 20 de novembro de 2010

Desporto

Jogo particular disputado no Estádio da Luz em Lisboa.

Portugal 4 - Espanha 0

O jogo que vai permanecer por muitos e longos anos na nossa memória...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

GDC Organiza Jogo e Magusto.

Jogo Futebol Particular no Campo 4 de Maio

13 de Novembro 2010, 15 horas - Codessoso



GD Codessoso 6 “Os Bons Amigos” 0


GD Codessoso: Quim Zé, Zé Russo, Diogo, Bóbó, Fredo, Moura, Tiago, Faneca, Macedo (1), Miguel Pires, Miguel Ângelo (2).
Jogaram ainda: Marco (2), Silvino (1), Alfredo, Paulo Lena.

Intervalo: 4 – 0


Regresso do Futebol com goleada…

A equipa do Grupo Desportivo de Codessoso venceu por 6-0 “Os Bons Amigos” de Celorico de Basto, no jogo que marcou o regresso saudoso do Futebol de 11 ao campo 4 de Maio em Codessoso, agora com um piso novo e mais suave a fazer inveja a muitas equipas dos distritais.

Em relação ao jogo teve quase sempre sentido único, a equipa da casa mais jovem e mais bem preparada fisicamente tirou partido desse facto e jogou a seu belo prazer, não dando qualquer hipótese ao adversário. A equipa visitante mostrou que tem elementos que sabem trocar a bola e privilegiam a circulação da mesma, mas a falta de velocidade e alguns quilos a mais marcaram a diferença entre as duas formações. Em suma foi um bom desafio e com muitos golos e jogadas interessantes, Mas o mais importante foi o convívio que se prolongou no final do jogo com um jantar entre os elementos das duas equipas.


Magusto de S. Martinho

No dia 14 de Novembro realizou-se o habitual magusto de S. Martinho no largo da escola primária de Codessoso, onde não faltou a boa castanha regada com o bom vinho novo da região, compareceram a esta iniciativa organizada pelo GDC algumas dezenas de pessoas de todas as idades. No dizer da direcção do GDC, “pretende-se com estes eventos preservar as tradições e contribuir para o salutar convívio entre a população”.




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Maior acontecimento religioso do mundo

Peregrinação de Meca

Fazer uma peregrinação à cidade sagrada de Meca, pelo menos uma vez na vida, é considerada uma obrigação de todo o muçulmano, que depois recebe o título de
 hadj, ou santo. A hadjdj, peregrinação ou romagem a um lugar santo, ilustra a umma, a comunidade muçulmana onde se faz a abolição das distinções sociais, étnicas ou raciais, simbolizada pela mesma veste usada por todos, uma túnica de tecido branco não cosido. 
Cidade da Arábia Saudita, Meca está situada junto ao Mar Vermelho e a sua característica de sagrada advém do facto de ter sido o local de nascimento e da morte de Maomé, profeta do Islão. Por este motivo, cada um entre as centenas de milhar de muçulmanos que se encontram em qualquer parte do Mundo reza cinco vezes ao dia voltado na direcção de Meca. Dentro da cidade, o local onde todos os peregrinos se dirigem é a Kaaba, o maior santuário do mundo islâmico, situado na Grande Mesquita de Meca. A Kaaba é um edifício sagrado de forma cúbica - em árabe,
 kaaba significa dado de jogar -, sempre coberto com um manto negro. O peregrino tem de dar sete voltas completas em torno da Kaaba, sempre a orar, antes de entrar no recinto por uma única porta a dois metros do solo, descendo por uma escada móvel de madeira. No ângulo leste de Kaaba está a famosa Pedra Negra, engastada num bloco de prata que mantém unidos os seus fragmentos estilhaçados. Esta Pedra Negra, pedaço de lava solidificado que teria sido entregue pelo anjo Gabriel a Abraão e a seu filho, é beijada pelos peregrinos de forma devota.
Como referenciar este artigo:
Peregrinação de Meca. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. 



domingo, 14 de novembro de 2010

Curiosidades

Insólito

Insólito: Casal dá o nó pela 83.ª vez


14 NOVEMBRO 2010 (CM)
Ele é britânico e ela é australiana. Casaram no ano passado no Reino Unido, fizeram nova cerimónia numa praia da Austrália e nunca mais pararam de renovar os votos. Esta sexta-feira, casaram-se pela 83.ª vez na piscina de um resort em Port Douglas, Austrália.

Mark Duffield-Thomas e a esposa Denise já empataram com o até agora recorde do Guinness e dizem que o propósito é chegar às cem cerimónias de casamento.

A razão para tantas bodas tem um fim publicitário: o casal está a promover uma empresa irlandesa de organização de casamentos, que lançou um concurso que teve 15 mil participantes. 

Desde aí, já se casaram em cavernas, lagoas e até numa masmorra, em países como Inglaterra, Indonésia, Tailândia, Espanha ou Ilhas Maurícias.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Deu que falar...

Na freguesia de Vila Boa do Bispo em Marco de Canaveses há três ursos e um burro propriedade do antigo Circo “Magic Circo”, sendo que os ursos encontram enjaulados em condições deploráveis, num espaço exíguo, por falta de dinheiro dos seus proprietários, que tiveram que encerrar actividade devido à crise económica que assola o país. Estes animais vivem em parte com a ajuda da população local, que vão ajudando os seus donos na alimentação dos animais.

Esta situação já foi denunciada às autoridades competentes, mas continua tudo na mesma. O Jardim Zoológico de Lisboa já se mostrou disponível para receber os animais, mas alega que não tem legitimidade para recolher os ursos, porque é uma entidade privada e esta matéria é da competência do Instituto de Conservação da Natureza. Por sua vez, os responsáveis deste Instituto dizem que vão tomar as medidas necessárias à resolução do problema, mas há uma série de burocracias que terão que ultrapassar, pois estão várias entidades públicas envolvidas neste problema.

O que é certo, é que os animais continuam no local sem resolução à vista, enquanto as autoridades públicas vão trocando galhardete há cerca de 5 anos, sem solução à vista…

Afinal quem é que está a fazer o papel de urso no meio de tudo isto? 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pedalada GDC a S. Bento da Porta Aberta.

Decorreu no passado dia 06 de Novembro do corrente ano, a primeira prova de cicloturismo organizada pelo Grupo Desportivo de Codessoso denominada “Pedalada GDC”, contou com cerca de uma dezena de participantes todos residentes nesta freguesia. Segundo a direcção da Associação,“ Esta foi uma iniciativa de carácter experimental e só eram aceites na prova cicloturistas da terra porque este tipo de provas envolve muita logística e massa humana ao nível da organização e por isso não se pode facilitar na segurança e apoio durante a prova. Mas foi um sucesso porque não houve problemas e o convívio foi o factor mais importante, no futuro queremos fazer uma prova ainda melhor e com outra projecção, o lema é ganhar experiência para continuar a primar pela boa organização”.

Itinerário: Saída de Codessoso – Celorico de Basto – Fermil – Arco de Baúlhe – Cabeceiras de Basto – Rossas – Vieira do Minho – Barragem da Caniçada – Chegada a S. Bento da Porta Aberta.

Distância: 78. 895 Km                 Tempo de Prova: 04:21:33 h



domingo, 7 de novembro de 2010

OE de 2010

Finalmente o Orçamento do Estado foi aprovado na generalidade na Assembleia da República. Mas, os portugueses lamentam profundamente a fastidiosa odisseia que antecedeu a discussão no parlamento, as reuniões, os debates, as opiniões na comunicação social, que afinal não serviram para nada. Para culminar, o debate na Assembleia limitou-se mais aos ataques pessoas entre os deputados que propriamente a discutir o que é essencial para o país, isto é, em vez de apresentarem soluções para a resolução da crise económica limitaram-se às guerras verbais do costume.

É obrigação dos políticos dirigirem-se aos portuguesas que é a estes que devem prestar contas, agora passar o tempo a discutir tudo, menos aquilo que interessa às pessoas que lutam com o problema de falta de emprego, que não tem meios para enfrentar os seus problemas do dia-a-dia. Já alguém escreveu que estes senhores não passam de uns ladrões de fato e gravata, tanto discutem e, soluções à vista nem vê-las, e o país está cada vez pior.

O que salta à vista dos portugueses é que os deputados apenas servem para aprovar medidas para tirar dinheiro ao bolso dos portugueses. Afinal para que servem tantos deputados, quando mais de três terços deles entram na Assembleia calados e saem mudos, não têm qualquer intervenção pública, estão ali a fazer monte (quórum) apenas se levantam para votar e aprovar diplomas.

Quem será o principal responsável por esta situação económica de Portugal, serão os simples trabalhadores?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Atleta do GDC Vence "I Corrida dos Santos"

   Diogo Machado do GDC  a receber a taça de 1º classificado.

  
Realizou-se no passado dia 31 de Outubro do corrente ano em Codessoso, a grande prova de atletismo dos santos, organizada pelo Clube Atlético de Codessoso, entre vários atletas e campeões e mais campeões anunciados, faltaram os atletas da terra que não apareceram, e a prova rainha que é a de seniores masculinos ficou-se por 3 ou 4 participantes o que é muito pouco, ressalva-se no entanto a participação de Diogo Machado que representava o Grupo Desportivo de Codessoso e que foi o grande vencedor da prova de seniores, embora devidamente uniformizado com fato de treino e camisola com as insígnias e nome da associação que representava não foi reconhecido como tal no blogue da associação organizadora, ressalva-se se foi por mero engano, condena-se e é de lamentar se foi por discriminação clubista, o que certo e inequívoco é que tanto a freguesia como o GDC foram bem representados e isso é o mais importante.