domingo, 28 de fevereiro de 2010

Presidência directa em Codessoso.

                           
A freguesia celoricense de Codessoso recebeu a comitiva da autarquia, que se desloca às freguesias, no âmbito da iniciativa "presidência directa", promovida pela Câmara Municipal de Celorico de Basto. A visita iniciou-se na sede da Junta de freguesia, local onde a comitiva seguiu para colocar em prática os objectivos principais da acção, "identificar todos os projectos, iniciativas, bem como tomar das necessidades actuais e futuras da freguesia". No período da tarde o presidente esteve na sede da Junta de Freguesia para receber os munícipes daquela freguesia, individualmente, numa lógica de entender as preocupações e as propostas que cada munícipe tem em relação à freguesia de Codessoso.
In Noticias de Basto

 O Grupo Desportivo de Codessoso a unica associação da freguesia que se  fez representar por um elemento da sua direcção, tendo este entregue ao Presidente do Municipio um dossier escrito/fotográfico da actividade Recreativa, Cultural e Desportiva do ano de 2009. O mesmo dossier incluia também o Plano de Actividades de 2010.  

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tempestade da Madeira

A natureza foi madrasta para os madeirenses e para Portugal, voltando novamente a demonstrar que é soberana, que não é dominável pela vontade ou acção do homem e não deve ser ignorada, pois a todo o momento poderá manifestar-se com consequências imprevisíveis.

Todos nós devemos lamentar, as perdas de vidas de dezenas de pessoas e prestar todo o apoio e solidariedade aos madeirenses que de um momento para o outro perderam todos os seus haveres e familiares próximos.

As crises naturais para além de unir e sensibilizar as pessoas, especialmente os políticos, deverão também servir para tirar todas as elações sobre as causas que originaram esta catástrofe para tentar no futuro minimizar os riscos de situações idênticas.

Perante este cenário multiplicam-se as opiniões quanto às causas que poderão estar na origem deste fenómeno, fala-se que há excesso de pastorícia nas zonas altas e rurais onde os animais comem a vegetação e plantas que protegem a resistência do solo, há falta de planeamento urbanístico, construções em zonas de risco, condicionamento do curso natural das ribeiras, pois estão cada vez mais estreitas; mas por mais razões que possam existir é tempo de pensar no futuro e tirar daqui uma lição para que se possa aprender com os erros do passado.

Apesar das pessoas que morreram e dos prejuízos causados pela tempestade, os madeirenses têm sido uns heróis, pelo esforço e entre ajuda de todos, têm concentrado todos os esforços para limpar as zonas afectadas e reconstruir o que foi destruído e regressar à normalidade.

Entretanto, com as ajudas e apoios que chegam de todo o lado, nomeadamente, do continente e da união europeia através do mecanismo do fundo de calamidade que se preparam para accionar, será possível num futuro muito próximo proceder à reconstrução de tudo o que foi destruído.

Estas imagens vão ficar para sempre na nossa memória.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Notícia do dia

Recepcionista sobreviveu a disparos devido aos seus implantesRecepcionista sobreviveu a disparos devido aos seus implantes 

26 Fevereiro 2010 - 15h48

Fragmentos de bala ficam a milímetros de órgãos vitais

Implantes de silicone salvam vida

Os implantes de silicone que Lydia Carranza salvaram-lhe a vida, ao evitarem que uma bala atingisse os seus órgãos vitais.

A recepcionista de uma clínica dentária de Beverly Hill, na Califórnia, estava a trabalhar quando um homem, empunhando uma pistola, entrou pelo edifício e começou a abrir fogo.
Primeiro disparou sobre a sua mulher, sentada a poucos metros de Carranza, provocando morte imediata. De seguida virou a arma para a recepcionista.
“Ela é uma mulher cheia de sorte. Os fragmentos da bala ficaram a milímetros do coração e dos seus órgãos vitais. Se não tivesse os implantes não teria sobrevivido”, afirmou o cirurgião Ashkan Ghavami.
Quanto ao autor dos disparos, Jaime Paredes, foi já acusado de homicídio.

In jornal correio da manhã

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Presidente do Municipio em Codessoso

Codessoso vai receber amanhã a Comitiva da presidência directa.



A freguesia de Codessoso é a próxima a receber a comitiva da autarquia, que se desloca às freguesias, no âmbito da iniciativa "presidência directa", promovida pela Câmara Municipal de Celorico de Basto. A visita é já no próximo dia 26 de Fevereiro e iniciar-se-á às 09h00 na sede da Junta de freguesia, de onde a comitiva seguirá para por em prática os objectivos principais da acção, "identificar todos os projectos, iniciativas, bem como tomar das necessidades actuais e futuras da freguesia". No período da tarde o presidente estará na sede da Junta de Freguesia para receber os munícipes daquela freguesia, individualmente, numa lógica de entender as preocupações e as propostas que cada munícipe tem em relação à freguesia de Codessoso.


in Noticias de Basto

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Eco-condução

A eco-condução é uma forma de condução eficiente que permite reduzir:

    * o consumo de combustível;

    * a emissão de gases poluentes (principalmente óxidos de azoto e de enxofre) e de partículas resultantes da insuficiente combustão dos hidrocarbonetos;

    * a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), sobretudo dióxido de carbono (CO2), que contribuem para o aquecimento global;

    * a sinistralidade, tendo em conta que se diminuem as acelerações bruscas e as travagens, tornando a viagem também mais confortável.

A indústria automóvel tem vindo a desenvolver veículos com consumos de combustível e emissões de gases poluentes e de CO2 cada vez menores, mas os condutores podem também contribuir para a redução da emissão de gases com efeitos de estufa, ao mesmo tempo que promovem uma maior segurança rodoviária.

Porquê uma condução ecológica?

Se adoptar hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros, tira maior partido das capacidades dos veículos, optimiza os consumos, reduz a poluição e o ruído, e está a contribuir para a diminuição do número de acidentes rodoviários.

Ver mais:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/Ecoconducao/Paginas/Ecoconducao.aspx

Links úteis:

www.ecoconducao-portugal.pt

Fonte: Portal do Cidadão com IMTT,

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fotos do Carnaval 2010.

   O Grupo Desportivo de Codessoso organizou o habitual baile de Carnaval e apesar da noite fria as pessoas aderiram em grande numero, o concurso de fantasias foi muito concorrido com cerca de 40 participantes e dividido por duas classes etárias, a das Crianças dos 0/12 anos e dos Adultos a partir dos 13 anos de idade. A animação durou até altas horas da madrugada onde reinou o convivio e a boa disposição entre todos, principalmente entre mais novos que brincaram ao Carnaval e ainda receberam  um mimo da direcção do G.D. Codessoso.

   Em anexo pode ver o slide fotográfico do evento:





domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vencedor dos ídolos de 2010 na SIC

Filipe o grande vencedor do concurso dos Ídolos da SIC de 2010.

Os portugueses decidiram e bem, atribuir o título de vencedor do concurso dos ídolos ao concorrente Filipe, não só pelo seu talento natural, pois tem uma voz única, mas também pelo empenho, determinação, simplicidade e humildade, pois são os grandes ingredientes para se atingir o sucesso, uma grande lição de vida.

Parabéns.
Vídeo – casting



Vídeo - última gala

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O que está na moda!..


Hoje em dia quem tiver uma cara laroca e uma boa silhueta, tem todas as condições para atingir o sucesso pessoal e profissional. Quem for obeso ou tiver uns quilitos a mais, sofre na pele o estigma e rejeição de uma sociedade que cultiva cada vez mais, uma imagem de marca onde prevalece o conceito da elegância “esquelética”. Isto vê-se nas entrevistas de emprego, castings e até nas compras de roupa onde as pessoas mais “fortes” especialmente as mulheres, têm dificuldade em arranjar números que lhe ajuste ao corpo.

Esta situação é terrível, pois cria uma consciência pessoal de falta de auto-estima e depressões, com maior incidência na juventude que está cada vez mais obesa.

Se a moda é cíclica, isto é, o que está hoje na moda amanhã está em desuso, e daqui a uns anos volta novamente a usar-se porque está na moda, foi assim com a moda dos cabelos compridos, das calças à boca-de-sino, calças rotas (com buracos), roupa de pele ou couro. É o resultado das grandes marcas que influenciam o mercado, impondo um modelo ou estereotipo que influencia decisivamente a vontade do consumidor.

Será que ainda vamos chegar ao tempo que o velho ditado “gordura é formosura” comece novamente a fazer sentido?

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Formula 1

Fantástico

Formula 1: um show de imagens espectaculares!

 
A Formula 1 como você nunca viu!


Para ver um show de imagens a que seus olhos nunca tiveram acesso...


Clique aqui

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Artigo de opinião

Ainda o Euro 2004 em Portugal

Fui sempre uma contestatária à organização do Euro 2004 em Portugal, o motivo não é de não gostar de futebol, bem pelo contrário, mas apenas pelo facto de entender que o país não estava preparado para fazer o investimento público tão grande, sem que fosse previsível um retorno efectivo ao nível da económica nacional.

Exageradamente, foram construídos dez estádios de futebol, alguns com recurso ao investimento público, através do pagamento de 25% e concessão de linhas de crédito, outros construídos pelas Câmaras Municipais com recurso a empréstimos.

Tem sido um problema a manutenção destes espaços desportivos, pois exigem um grande investimento anual na conservação e rentabilização, o que não tem sido fácil, porque alguns estádios não tem uma grande equipa que dispute as principais competições de futebol em Portugal, como são os casos do Algarve, Aveiro e Leiria.

No caso do Estádio do Algarve, foi criado uma empresa que organiza vários eventos desportivos, nos quais se incluem a final da Taça da Liga de Futebol e o Torneio de Verão do Algarve, mas apesar de tudo, esta empresa já está a despedir pessoal, pois não consegue suportar as despesas em maré de crise.

A situação do estádio de Aveiro é mais grave, primeiramente porque está geograficamente deslocado, fica muito longe do centro, e por outro lado a equipa do Beira-mar joga na 2º divisão, nada favorecendo a rentabilização do recinto desportivo, inclusivamente, já se pensou na sua demolição, o que ainda é mais grave, depois dos milhões gastos na construção.

Daqui se pode concluir que o Euro 2004, apenas trouxe de positivo a projecção internacional do país enquanto organizador do evento, testando as nossas capacidades enquanto país periférico na Europa, aliás, reconhecido como bom exemplo pelas instâncias máximas do futebol mundial UEFA/FIFA, mas a factura está por pagar e talvez ainda sobre para os gerações vindouras.

Por. APMA

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Terceiro anel - fórum

A liga de futebol da primeira divisão portuguesa está ao rubro. Com o campeonato a ser disputado novamente a três equipas, com a particularidade do  Sporting de Braga ocupar um lugar que em circunstâncias normais estaria reservada aos três grandes do futebol portugueses . 
No início da prova os bracarenses não passavam de mais uma surpresa, mas com o desenrolar dos jogos, confirmar-se como um sério candidato ao titulo, embora os seus dirigentes e o seu treinador Domingos Paciência não assumissem esse objectivo nesta temporada.  Actualmente o Braga já leva 8 pontos do Porto que é o terceiro classificado, e se ganhar o próximo encontro no Estádio do Dragão, dará um grande passo rumo ao título e ficará a 2 pontos do Benfica, que tem um jogo a mais. 
De referir que o Braga apenas está a disputar a liga de futebol, não tendo assim, tanto desgaste físico como os outros dois candidatos, pois o Benfica joga a Liga Europa e o FCP a Liga dos Campeões Europeus.
 
Estarão os minhotos em condições de discutir o titulo?

Aproveite esta oportunidade para dar a sua opinião e/ou fazer o seu comentário sobre o futebol e outros desportos.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dia de S. Valentim


glitters


Deixe aqui uma mensagem à sua cara metade!...

Portal científico



Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal


Este portal é de acesso livre - não exige registo pessoal, e permite aceder a artigos de conteúdo científico português (artigos, teses, etc.).

O portal português já tem mais de 37.000 artigos das mais diferentes áreas de conhecimento. É ideal para professores e estudantes.

O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Directório.

O portal RCAAP é um dos componentes principais do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. O projecto RCAAP é uma iniciativa da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, disponibilizando mais um serviço avançado sobre a rede nacional de investigação e ensino, a Rede Ciência, tecnologia e Sociedade, RCTS, gerida pela FCCN. O projecto é financiado pelo POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela UMIC.

Toda a informação sobre o projecto RCAAP, bem como diversa documentação útil para diferentes tipos de público (docentes e investigadores, gestores de repositórios, público em geral) está disponível no site do projecto em: http://projecto.rcaap.pt.

Nos termos do protocolo de cooperação celebrado entre a FCCN e a Universidade do Minho (U.M.) no âmbito do projecto RCAAP, a U.M. foi responsável pelo desenvolvimento, instalação e operacionalização do portal RCAAP. A presente versão do portal foi desenvolvida com base no agregador e motor de pesquisa ARC, criado pelo Old Dominion University Digital Library Group

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Entrevista da Semana com Diogo Machado.

  • O entrevistado desta semana é; José Diogo Faria Machado, natural e residente na freguesia de Codessoso, data nascimento 22/02/1985, acabou recentemente o curso na Academia Militar tirando o Mestrado em Ciências Militares – Especialidade Segurança. É dos jovens mais promissores desta freguesia, excelente estudante e ainda um bom desportista e camarada, campeão e vencedor da taça da liga em 2009 e é ainda um dos atletas que joga nesta liga desde 2007, participante em vários torneios envergando a camisola do Grupo Desportivo de Codessoso.

JC- Como encara o problema da desertificação no interior do país e, em concreto na nossa freguesia?

Diogo - No meu ponto de vista o problema da desertificação está directamente relacionado com o pouco desenvolvimento que se verifica nessas regiões, o que por sua vez origina falta de emprego, fazendo assim com que se verifique um êxodo da população para regiões ou países mais desenvolvidos, com o intuito de adquirirem uma melhor qualidade de vida. Quanto à situação da nossa freguesia é basicamente isto que se passa, os jovens acabam os seus cursos e depois não conseguem arranjar emprego perto de casa, sendo obrigados a partir para outros locais onde mais tarde acabam por constituir família.

JC- Na sua opinião, qual o impacto que as futuras obras públicas em Codessoso, (Centro de dia e Barragem) terão na vida da sua população?

Diogo – Quanto a estas obras públicas, eu espero sinceramente que proporcionem emprego para muita gente da freguesia, que venham também pessoas de fora para trabalhar nessas obras, de forma a desenvolver o comércio local e que até possam vir a estabelecer residência na nossa freguesia.

JC- Algum dos seus projectos futuros, pessoais ou profissionais, têm por base a freguesia de Codessoso?

Diogo - Sim têm, foi nesta freguesia que fui criado, é onde tenho praticamente maioria da minha família e é aqui onde quero continuar a viver.

JC- Qual a sua opinião relativamente às actividades organizadas pelas duas associações existentes nesta aldeia?

Diogo - Tenho a dizer que quanto às infra-estruturas desportivas disponíveis na nossa freguesia, estas poderiam ser melhor aproveitadas para diversas actividades, por ambas as organizações. Essas organizações poderiam trabalhar em conjunto para daí criarem mais benefícios para a freguesia.

JC- Qual o balanço que faz da realização de algumas competições desportivas no concelho? Tais como a Liga de Futsal e a Taça Seniores+ entre outras.

Diogo - acho que essas competições são importantes para incentivarem os habitantes do concelho na prática desportiva, e acima de tudo nessas competições existe sempre o convívio de pessoas de diferentes freguesias.

JC- Na recente votação deste blogue, Manuel Mota foi eleita personagem do século XX em Codessoso. Concorda com o resultado? Em caso negativo, diga quem seria o seu eleito.

Diogo - sim concordo, segundo o que contam o Sr. Manuel Mota foi um dos grandes benfeitores da nossa freguesia, sendo que na minha opinião o deveríamos ter como exemplo a seguir.

JC- Que mensagem gostaria de deixar á população de Codessoso?

Diogo - Uma vez que estamos todos no mesmo barco, vamos remar todos no mesmo sentido e não em sentidos contrários. Pois só assim é que conseguiremos alcançar novos horizontes.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aprovação da proposta - Lei das Finanças da Madeira

Carnaval da Madeira

Os partidos da oposição acabaram por aprovar a proposta de alteração da Lei das Finanças da Madeira, contra a vontade do Governo Sócrates, apesar dos sucessivos apelos do Ministro das Finanças Teixeira dos Santos, que pretende combater o défice das Finanças Públicas e reduzir a despesa externa, de forma a restabelecer a confiança dos grandes agentes económicos nacionais e internacionais.

O que é curioso, é o facto de nenhum partido político com assento na Assembleia da República, ser inteiramente a favor de dar mais dinheiro para a Madeira. O que levou o PSD a defender esta proposta, é o facto do partido estar brevemente a conhecer uma nova liderança e nenhuma facção querer contrariar os interesses de Alberto João Jardim, porque estão em causa 2.500 votos dos militantes da Madeira.

Por outro lado, não se percebe muito bem, por que motivo os partidos à esquerda que tanto têm criticado o Governo por causa dos off shores, do despesismo regional e dos avales a dívidas que têm sido concedidos ao Alberto João Jardim, votaram a favor da alteração da lei.

É evidente que a proposta ora aprovada foi objecto de várias alterações, mas implica a transferência de mais de 50 milhões de euros já em 2010, que vão inevitavelmente ter reflexos nas contas do orçamento de estado, permitindo que a Madeira se possa endividar, agravando ainda mais o desequilíbrio das suas contas, quando se deveria apostar na contenção da despesa pública, pois a Madeira está excessivamente endividada.

Portugal atravessa uma grave crise económica, com a taxa de desemprego a atingir níveis históricos, e já é comparado à Grécia pelas Agências Internacionais de Rating, o que levou o Presidente da Republica a pronunciar-se afirmando que há algum exagero na observação destas entidades, uma vez que, o país não está numa situação tão grave como os gregos.

O Governo Regional fica com o dinheiro de todos os impostos que cobra aos madeirenses, tem um rendimento per capita muito superior ao das regiões continentais e ainda sai todos os anos uma fatia do orçamento de estado para a Madeira, sem que estes, alguma vez tivessem contribuído com dinheiro para o continente.

Mas afinal, onde é que está o princípio da solidariedade entre os portugueses?

Esperamos que Teixeira dos Santos lance mão das disposições legais de que dispõe, nomeadamente, da Lei de Enquadramento orçamental criada por Manuela Ferreira Leite, e proceda a cortes na atribuição de dinheiro à Madeira, defendendo assim, os interesses de todos os portugueses, por forma a repor a justiça ou vai ter que aumentar os impostos para pagar os devaneios irresponsáveis da oposição ao Governo?

No fundo, são os contribuintes continentais que têm de pagar a factura do foguetório da passagem d’ano e do Carnaval da Madeira e muito vezes ainda somos insultados pelo Alberto João Jardim, quando nos chama de Cubanos…

É esta a politiquice que temos em Portugal, por isso é que o país está assim!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Assalto em Mondim de Basto.

Ontem ocorreu um assalto á mão armada nas bombas de combustível da GALP situadas no centro da vila de Mondim de Basto. Eram cerca de 20 horas quando um indivíduo do sexo masculino, com idade entre os 25/30 anos, estatura média, cabelo comprido, com capuz do casaco enfiado na cabeça. Se aproximou das referidas bombas e sob ameaça arma fogo abordou a funcionária do sexo feminino e em seguida deslocou-se á caixa registadora e retirou todo o dinheiro lá existente que neste momento ainda se desconhece a quantia, consumado o roubo pôs-se em fuga a pé na direcção Mondim de Basto – Celorico de Basto.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sinal +

Campanha Limpar Portugal

No próximo sábado os voluntários da campanha Limpar Portugal vão percorrer o concelho para sinalizar lixeiras (entulhos, electrodomésticos abandonados, colchões..etc), com a utilização do GPS! Se alguém tiver conhecimento de locais onde existem lixeiras e nos poderem informar mais ou menos onde ficam seria mais fácil e rápido sinaliza-las. Podem faze-lo directamente aqui no blog ou então registem-se e juntem-se a nós! Agradecemos desde já a ajuda e esperemos que se juntem a nós! :)

Por: Luís Alves

http://www.limparportugal.org/

Fórum - Codessoso

Tem gerado alguma discussão junto das pessoas de Codessoso, o facto de existir na freguesia duas Associações desportivas, o Grupo Desportivo de Codessoso e o Clube Atlético de Codessoso. Para uns, não faz sentido dois clubes numa freguesia tão pequena, seria mais útil ao desenvolvimento da terra, um único clube e que funcionasse ainda melhor, ao nível da organização de actividades desportivas, recreativas e culturais. Esta situação, tinha como vantagem principal a economia de recursos económicos e humanos, uma vez que, não há assim tantos meios disponíveis para trabalhar ou pessoas interessadas em integrar os orgãos sociais. Para outros, a solução era a fusão entre os dois clubes, pois iria permitir a união das pessoas em torna de uma única instituição que proporcionaria a canalização de todos os recursos da freguesia e do concelho, e consequentemente criaria mais condições de participar em eventos desportivos mais arrojados, como o Campeonato Distrital de Futsal de Braga.
Que comentário lhe merece este assunto?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Acordo ortográfico

Acordo Ortográfico com consulta gratuita na Net. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado em Outubro pela Porto Editora, está disponível gratuitamente na Internet. A obra teve orientação científica do linguista João Malaca Casteleiro e está disponível em http://www.infopedia.pt. Graciete Teixeira, do departamento de dicionários da Porto Editora, justifica a disponibilização online da obra com a fase de transição ortográfica face à aplicação do novo Acordo Ortográfico. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) permite pesquisar mais de 180 mil vocábulos representativos do património lexical da língua portuguesa. Disponibiliza ainda informações sobre classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares no feminino, plurais de compostos, estrangeirismos, abreviaturas e símbolos mais usados na língua portuguesa. . in jn

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Entrevista da Semana com Alfredo Carvalho.

O entrevistado desta semana é Alfredo Emanuel Mota Carvalho, natural e residente na freguesia de Codessoso e nascido a 11 de Janeiro de 1988. Estudante do 4º ano da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é ainda campeão e vencedor da taça da liga em 2009, é ainda um dos atletas que joga nesta liga desde 2007, vencedor e participante em vários torneios envergando a camisola do Grupo Desportivo de Codessoso desde os 12 anos. É conhecido no mundo do Futebol como “Fredo”.
JC - Como encara o problema da desertificação no interior do país e, em concreto na nossa freguesia?

Fredo – É um problema grave e difícil de resolver. As grandes cidades são mais atractivas a nível de trabalho e de qualidade de vida e por isso as pessoas do interior, sobretudo as mais novas, têm tendência a procurar os grandes centros. Infelizmente a nossa aldeia não é excepção e nos últimos anos tem perdido alguns habitantes.

JC – Na sua opinião, qual o impacto que as futuras obras públicas em Codessoso, (Centro de dia e Barragem) terão na vida da sua população?

Fredo – Quanto ao centro de dia, penso que é uma obra muito importante porque vai melhorar o dia-a-dia dos idosos de Codessoso que até agora não tinham na aldeia nenhuma estrutura própria para lhes prestar auxílio. Quanto à Barragem, penso que também será útil ao criar postos de trabalho e ao tornar a nossa aldeia mais conhecida.

JC - Algum dos seus projectos futuros, pessoais ou profissionais, têm por base a freguesia de Codessoso?

Fredo - Gostava muito de continuar a viver em Codessoso no futuro e quem sabe abrir um consultório na aldeia um dia mais tarde. Mas ainda é muito cedo para falar em projectos concretos.

JC - Qual a sua opinião relativamente às actividades organizadas pelas duas associações existentes nesta aldeia?

Fredo - Acho que estão as duas de parabéns. O Atlético fez uma boa campanha nos seniores e apostou nas camadas jovens, o que para mim é muito importante. O Grupo teve o sucesso de que toda a gente se lembra nos seniores e apostou no futebol feminino. Como sócio do GDC também fico muito contente por se organizarem actividades como a Caminhada e o Codessoso Dance Festival entre outras.

JC - Qual o balanço que faz da realização de algumas competições desportivas no concelho, tais como a Liga de Futsal e a Taça Seniores+ entre outras?

Fredo - Muito positivo. Dá oportunidade a todos de praticarem desporto, mesmo a quem está menos habituado como as raparigas e os veteranos. É sempre bom haver competição saudável entre as freguesias e a prova é que durante o ano muitas das conversas acabam por ir parar a peripécias que aconteceram nos jogos ou nos treinos!

JC - Na recente votação deste blogue, Manuel Mota foi eleito personagem do século XX em Codessoso. Concorda com o resultado? Em caso negativo, diga quem seria o seu eleito.

Fredo - Penso que o resultado é justo. No entanto acho que todos os nomeados têm muito valor e todos eles dignificaram de alguma maneira o nome de Codessoso.

JC - Que mensagem gostaria de deixar á população de Codessoso?

Fredo - Apenas queria mandar um cumprimento a todos e desejar tudo de bom ao pessoal de Codessoso neste ano de 2010.

GDC preparado para revalidar titulos...

A equipa do Grupo Desportivo de Codessoso que foi a grande Vencedora da Liga e Taça da Liga de Futsal 2009, já tem o seu plantel praticamente completo e segundo os seus dirigentes que declararam ”que em equipa que ganha não se mexe”. Estará praticamente garantida a formação do ano passado que tantas alegrias deu á população de Codessoso.
Ainda segundo a direcção do GDC ,”o plantel vai sofrer até um relativo melhoramento qualitativo e 2 ou 3 dos melhores atletas do concelho já mostraram disponibilidade para ingressar na equipa, este ano há ainda uma competição adicional a disputar que é a Super Taça e por isso uma motivação extra para todos , temos um plantel formidável e a nossa ambição é ganhar tudo, mas o mais importante é a camaradagem e o espírito de corpo que se verifica no seio da equipa e isso é a chave para o sucesso.”