sábado, 30 de janeiro de 2010

Dá que pensar...

Segundo um estudo realizado na Universidade de Coimbra, pela investigadora Ana Bastos, mais de metade das estradas portuguesas tem um limite de velocidade abaixo do recomendável ou desajustada às características da via, o que leva uma tendência para os automobilistas violarem com frequência as regras de trânsito.
A reforçar esta ideia dá o exemplo, há muitas localidades onde foram colocados semáforos com limites de velocidade, que actuam de forma repressiva contra a vontade dos automobilistas, mas logo a seguir, há a tendência para estes aceleraram ainda mais os veículos, o que significa na prática, é a violação constante das regras de trânsito. Aponta contudo, várias formas de obrigar a respeitar os limites de velocidade, através da criação de rotundas, gincanas, alteração de pavimentos ou reforço da iluminação pública... Se a velocidade do carro se deve ajustar às características da via, não seria uma solução plausível aumentar a velocidade máxima permitida nas auto-estradas portuguesas? Como toda a gente sabe, os carros cada vez mais saem da fábrica com mais potência e com mais cilindrada, são as regras concorrenciais das grandes marcas de automóveis, mas perante uma boa máquina, estar a segurar o acelerador nos 120 k/h para além de estragar os carros, pode causar acidentes aos outros utilizadores da via, contribuindo decisivamente para o aumento da sinistralidade em Portugal...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Comunição ao leitores

Comunicado
Desde o início que os responsáveis do blogue, têm procurado em cada momento apresentar temas de interesse público não só para a freguesia e concelho, mas também temas que vão marcando a actualidade politica e social, procurando desta forma, proporcionar aos nossos visitantes a possibilidade de debater ideias de forma plural, independente e com respeito pelos outros participantes. O que acontece é que há intervenientes, que não respeitam os temas propostas e por vezes utilizam uma linguagem ofensiva ao bom nome de pessoas e instituições, em vez de debater os temas com respeito e elevação. Neste espaço não se procura a critica fácil, como forma de conseguir visitas, não é esse o lema e o espírito que move os seus administradores, mas apenas o debate de ideias, sempre abertos a sugestões que possam enriquecer ainda mais este espaço público. Em face destas circunstâncias os responsáveis decidiram moderar a publicação imediata de algumas intervenções ou comentários, salvaguardando desta forma, que o codessoso on-line seja um espaço de respeito, livre e independente.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Atitudes-Cobardes

Eu como cidadão de Codessoso que construi cá a minha vida e que tenho cá a minha família e que tenho que percorrer algumas centenas de km por semana para me deslocar para o meu local de trabalho, com a desertificação do interior e com alguns serviços a irem para os centros urbanos, ficando a nossa freguesia cada vez mais isolada, mas mesmo assim ainda teimo em não sair desta terra onde nasci e continuo a viver, mas não é fácil arranjar forças para continuar e por vezes vontade não falta para partir, mas o coração e a família fala mais alto e lá se vai resistindo, se não formos nós a garantir a sobrevivência da aldeia, esta daqui por meia dúzia de anos ficara quase extinta e sem população activa, os que cá ficaram serão os mais velhos e os novos velhos e outros que por ai vagueiam perdidos, mesmo assim ainda á gente que tenta difamar quem quer dar alguma vida á aldeia, gente essa que cria blogues na internet de muita baixa qualidade e com uma linguagem pobre e que estará em pé de igualdade com o seus autores e que visam difamar quem cá vive e quem cá quer morrer, promovendo uma espécie de xenofobia contra os habitantes da própria terra e promovendo a ralé e os cadastrados que por ai aparecem, a esses logo lhe é atribuído um lugar de destaque pela sabedoria e riqueza que não possuem e a sua defesa oficiosa fica assegurada por alguns filhos desta terra que põem o pescoço por eles se for preciso, a sua sorte é que a guilhotina já não existe se não já não tinham cabeça á muito. Por falar em não ter cabeça gostaria de informar aqueles que costumam opinar sobre o que não sabem e defender interesses particulares e partidários, com textos deprimentes e a roçar o ridículo que não se pode ser isento quando se anda com bandeirinhas na mão deste ou daquele partido político.
Notei também que um certo blogue está preocupado em despromover a associação mais velha e representativa da freguesia, não há duvida que a crítica construtiva é de louvar e que faz parte da democracia, mas a critica destrutiva e tirar conclusões precipitadas e por em causa a idoneidade das pessoas que trabalham por carolice com suposições que só podem sair de cabecinhas com desvios mentais graves, que pensam que liberdade é dizer aquilo que lhes apetece, isso não é liberdade é falta de respeito.
Porque não utilizam a sua pouca inteligência para fazer algo de útil á sociedade, preferem a cobardia da crítica destrutiva porque isso é apanágio dos incompetentes e um refúgio para quem tem ausência de ideias e um dinamismo nulo, o curriculum desses indivíduos está á vista de toda a gente e o seu comportamento na sociedade fala por si….

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vídeo que vale a pena ver...

O vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", mas sim a ecológica "Earth Song", de 1996. A letra fala de desmatamento, sobrepesca e poluição. Só por uma razão, talvez você nunca tenha a oportunidade de o ver na televisão. "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria das pessoas nunca tenha tido acesso ao clip.
.
. Filmado em África, Amazónia, Croácia e New York. . Emocionante! .

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Humor

A melhor do ano!
Numa aula de teologia em assuntos do matrimónio, o aluno pergunta ao professor:

Se morre a esposa o marido passa a ser viúvo; se morre o marido a esposa passa a ser viúva;

e num casamento de homossexuais,

como se chama a pessoa a quem morreu o companheiro?

Resposta do professor:
Bicha solitária!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Comente...

Apito Vermelho?
DE ÁGUIA AO PEITO

Há duas semanas, aqui defendia a convicção segundo a qual duas vitórias consecutivas do Benfica, extramuros, frente ao Rio Ave e ao Marítimo, deveriam catapultar a equipa para uma segunda volta pautada pelo sucesso. Os triunfos confirmaram a valia do conjunto, capaz de garantir dois êxitos de grande importância, perante adversários que prometiam dificultar os objetivos.

E agora? Faltam 14 jogos, oito dos quais na Luz, garantia de favoritismo do Benfica, que também irá rececionar o surpreendente Sporting de Braga. Este Benfica, para mais com um calendário favorável, tem tudo, definitivamente tudo, para se sagrar campeão.

Enquanto prossegue a trajetória vitoriosa, multiplicam-se as tentativas para menorizar o saldo da produção benfiquista. O filme já passou noutras ocasiões, os protagonistas são os mesmos, o enredo não sofre grandes alterações. É caso para dizer que um Benfica pujante, um Benfica afirmativo, um Benfica de sucesso perturba (assusta, mais ainda) aqueles que julgavam, até com sobranceria, que iriam protagonizar mais uma campanha sem obstáculos de maior.

É de um tal "Apito Vermelho" que se fala? O som desse apito, saibam os detratores, é o som das melhores exibições que a Liga nacional teve oportunidade de assistir esta temporada. É o som da competência, do rigor, da frequente superioridade. É esse o apito de cor vermelha. Os outros não passam de apitos de mau perder, de apitos de frustrações várias, de apitos do desapontamento. Mais? Esse apito vermelho, o das vitórias justas e convincentes, não vai parar de tocar. E o som até vai aumentar...

Habituei-me a reconhecer ao contrário de outros, quando os nossos adversários ganhavam justamente e nós não, exijo pois o mesmo respeito .....

Autor: LUÍS SEARA CARDOSO Data: Quarta-Feira, 20 Janeiro de 2010 - in record

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ainda o sismo no Haiti

A Cruz Vermelha Internacional estima que o sismo ocorrido no Haiti, pode ter afectado cerca de três milhões de pessoas, e que os mortos podem chegar a meio milhão, uma vez que, duzentas mil pessoas ainda estão desaparecidas por baixo dos escombros. Perante esta cenário, multiplicam-se ajudas humanitárias e monetárias um pouco por todo o mundo, no sentido de dar apoio às vitimas. Nunca se viu tamanho dispositivo humanitário de apoio, com tantas equipas de salvamento a operar no terreno e todas as Organizações Não Governamentais, e pelos vistos, não têm demonstrado capacidade para dar resposta às necessidades, num pais quase destruído.
Daqui se podem tirar várias ilações, uma das quais que a natureza é soberana, não são precisas guerras para restabelecer a ordem natural, quando a natureza se manifesta, não há nada a fazer perante forças sobre-humanas.
Por outro lado, também serve para os governantes dos países mais ricos, repensar o problema de ajuda aos países mais pobres, no sentido de combater a fome e a pobreza... não esperar por trajédias para prestar opoios e solidariedade...
.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sugestão de leitura

.
AUTOR
.
José Maria Eça de Queirós
.
.
Titulo
.
.
A Cidade e as Serras
.
.
.
Ver mais...
.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000081.pdf

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Recortes - comunicação social

Benfica é 17.º na Europa em termos de assistências.
ENCARNADOS SUPERAM MILAN, CHELSEA, VALENCIA E LIVERPOOL
Um estudo promovido pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que analisou as assistências dos estádios de futebol das principais ligas europeias, revela que o Benfica tem uma assistência média superior à de clubes como o Milan, Chelsea, Valencia ou Liverpool.

Os encarnados, com uma assistência média de 46.737 espectadores, ocupam o 17.º lugar no ranking europeu, liderado pelo Barcelona (82.648), de acordo com este estudo, que incide sobre as jornadas da presente temporada realizadas até 31 de dezembro de 2009, avaliando as médias de assistências de 36 campeonatos, bem como de cada um dos 544 clubes que competem nessas mesmas ligas.

A assistência média no Estádio da Luz é superior à do FC do Porto, com uma média de 34.428 espectadores que se deslocam ao Dragão, e à do Sporting (27.259 espectadores). Os portistas ocupam a 40.ª posição no ranking, enquanto o clube leonino fica-se pelo 52.º lugar.

A seguir a Camp Nou, que ocupa destacado o primeiro lugar, surge o Signal Iduna, o estádio do Borussia de Dortmund, que tem uma média de 76.412 espectadores. O pódio completa-se com o Manchester United, já que Old Trafford bateu o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, com 75.088 espectadores contra os 74.250 do clube espanhol.

Média de assistências por clube

1º Espanha Barcelona 82.648
2º Alemanha Borússia Dortmund 76.412
3º Inglaterra Manchester United 75.088
4º Espanha Real Madrid 74.250
5º Alemanha Bayern Munique 69.000
6º Alemanha Schalke 61.179
7º Inglaterra Arsenal 59.666
8º Escócia Celtic 58.256
9º Alemanha Hamburgo 55.853
10º Itália Inter 52.938
11º Escócia Glasgow Rangers 49.029
12º França Marselha 48.789
13º Holanda Ajax 48.280
14º Alemanha Borussia Monchengladbach 47.811
15º Alemanha Colónia 47.778
16º Alemanha Eintracht Frankfurt 46.967
17º Portugal Benfica 46.737
18º Inglaterra Manchester City 45.790
19º Espanha Valencia 45.493
20º Holanda Feyenoord 44.167

Neste estudo, a Liga portuguesa, com uma média de pouco mais de 10 mil espectadores por jogo, fica fora do top 10, perdendo para as cinco grandes ligas do continente (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França), mas também para campeonatos mais modestos como Holanda, Escócia, Rússia, Bélgica, e Suíça.

Média de assistências por país

1º Alemanha 42.790
2º Inglaterra 34.002
3º Espanha 28.971
4º Itália 23.899
5º França 20.119
6º Holanda 19.319
7º Escócia 15.319
8º Rússia 12.517
9º Bélgica 11.811
10º Suíça 11.395
11º Portugal 10.894

Data: Sexta-Feira, 15 Janeiro de 2010 - in record

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mas afinal o futebol é só para homens?

Para quem diz que o futebol não é para mulheres...
Elizabeth Lambert, futebolista norte-americana da equipa da Universidade do Novo México, é estudante de Terapia Ocupacional. Esta jogadora de futebol foi suspensa pelo seu o treinador Kit Vela, devida à pela sua conduta violenta. A atleta já pediu perdão, afirmando que se deixou levar pelas emoções.
. Vídeo .

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Petição pela Verdade Desportiva!

A petição on-line, promovida pelo Jornalista Rui Santos, cujo objectivo principal é sensibilizar o poder politico para o uso das novas tecnologias no futebol como forma se salvaguardar a verdade desportiva, deu entrada na Assembleia da República com mais de 7.000 assinaturas.
No acto da entrada do documento ao Presidente da Assembleia da República Jaime Gama, esteveram presentes, várias personalidade ligados ao futebol;
Os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol Gilberto Madaíl, da Liga de Futebol Hermínio Loureiro.
Presidente do Benfica Luís Filipe Vieira.
Presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt.
O FCP não se fez representar neste acto simbólico, nem deu qualquer explicação.
Estiveram ainda presentes, Eusébio, João Moutinho, Nuno Gomes, Rosa Mota e Carlos Lopes e o árbitro Pedro Henriques.
Este movimento que nasceu em Outubro de 2008, pretende sensibilizar e envolver o poder politico em Portugal, para o relançar da velha discussão em torno do uso das novas tecnologias ao futebol, como objectivo, facilitar e ajudar a equipa da arbitragem a uma melhor decisão, especialmente em lances duvidosos. Outros dos objectivos é reforçar a capacidade para fazer chegar esta mensagem à UEFA e FIFA, juntando-se assim, aos vários movimentos que estão a emergir um pouco por toda a Europa.
Esperamos que esta iniciativa vá para a frente, ao contrário dos velhos do Restelo que preferem que o futebol permaneça neste marrasmo retrogado... sabesse lá porquê!
.
Video da entrega da petição da Ass da República Portuguesa.
.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Sinal (-)

A Selecção do Togo que integrava o Grupo B juntamente com as Selecções do Gana, Costa do Marfim e Burkina faso, foi atacada a tiro no Enclave de Cabinda, à chegada a Angola, pais organizador da Taça das Confederações Africanas (CAN).
.
Ao que tudo indica, nenhum dos jogadores sofreu lesões, apenas o motorista do autocarro foi o primeira vítima mortal confirmada, seguindo-se o porta-voz, Stan Ocloo, e já durante a madrugada faleceu o treinador-adjunto, Abalo Amélété. A abertura do Torneio está marcada para amanhã, com a partida entre Angola e o Mali. A Selecção do Togo tinha estreia marcada para segunda-feira, mas abandonou a competição por questões de solidariedade e segurança.
.
O futebol é o desporto-rei, porque é a modalidade desportiva com mais adeptos em todo mundo, e tem sido utilizado por diversas vezes em campanhas de sensibilização contra a fome e ainda, como forma de promover a paz entre os povos.
.
Este acontecimento, bem reflectir a instabilidade que ainda se vive em Africa e reacender do velho problema de Cabinda...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Insólito

Insólito

Alterar tamanho de letra

Ilha australiana invadida por caranguejos

8 JANEIRO 2010

A ilha Christmas, na Austrália, ficou repleta por cerca de 120 milhões de caranguejos que faziam um trajecto desde a floresta até ao mar, com o objectivo de se reproduzir e desovar.

Todos os anos este processo se repete, pelo que muitas estradas e ruas da região são cortadas para que os crustáceos possam fazer a sua viagem sem incidentes. Elementos da guarda florestal vigiam a jornada que se prolonga durante alguns dias, assegurando a normalidade tanto dos caranguejos, como dos habitantes locais, que prosseguem, apesar de tudo, a sua rotina diária.

In revista sabado

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Regionalização em Portugal...

Para quando a regionalização em Portugal... Os últimos dados económico-sociais revelam que a Região Norte do pais é a mais pobre de Portugal Lisboa e a área metropolitana absorve a grande parte do investimento público, que se destina a todas as regiões do país, como é o caso das grandes obras públicas que estão já em curso, como sejam, TGV, Novo Aeroporto, Nova Ponte sobre o Tejo, o que leva cada vez mais, haver assimetrias entre o Norte, Sul e Interior. Para combater este fenómeno, torna-se indispensável o avanço da regionalização. Esta matéria já foi objecto de Referendo Nacional, que teve um não dos portugueses, porque não foram devidamente esclarecidos durante a campanha eleitoral, pois os políticos em vez de explicar devidamente os benefícios da nova reforma administrativa, fizeram desta matéria, combates politico-partidários. A Constituição da República Portuguesa já estabelece os vectores essenciais da criação das futuras regiões, só falta o diploma legal que defina a forma de criação das regiões, as competências e as atribuições e o seu funcionamento. O Primeiro Ministro Sócrates, tem sido duramente criticado de ser um Governo centralista, devido à concentração do investimento público a Sul, apesar do executivo prometer descentralizar, atendendo aos interesses locais e regionais como forma de combater as desigualdades sociais. Esperamos que a regionalização seja uma realidade ainda durante esta legislatura...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Para reflectir... novo ano

Novo ano vida nova...
.
A passagem de ano para além da mudança cronológica do tempo, representa muito mais que a festa do réveillon. É tempo das pessoas fazerem um balanço do ano que termina, avaliar os projectos pessoais e profissionais que realizaram durante o ano, fazer a análise dos projectos que ficaram por concluir. Para os mais novos, o novo ano pode representar a realização de um sonho, o culminar da maioridade ou emancipação, etc...
.
Para os mais velhos, este momento pode trazer muita alegria por terem vivido mais um ano, mas também pode ser muito angustiante em termos psicológicos, pois é gerador de novas expectativas e interrogações, será que ainda viverei mais um ano?
.
Apesar de todas estas vicissitudes, o novo ano traz uma boa nova, renova-se a esperança, criam-se novas expectativas, definem-se novos projectos de vida, renovam-se os sonhos... é esta a dialectica da vida...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Red Bull 2010

A capital absorve tudo, já não bastava o Rock in Rio, Super Book Super Rock, tinham que levar também o Red Bull...
Os Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia e do Porto, não foram capazes que manter a organização deste evento no Norte, mas talvez por influência de Lisboa, a empresa organizadora resolveu deslocar-se para Sul.
Em parte, a culpa também se deveu a Rui Rio, que afirmou antes das eleições, que a decisão deveria passar pelo novo executivo, pois estava-mos em maré de eleições, quando se sabia que havia uma investida de Lisboa, em levar este evento para o Sul. Foi um erro crasso do actual Presidente da Câmara, porque deveria manter a Red Bull no Porto, fosse quem fosse que ganhasse as eleições, pois um evento com tanto sucesso deveria permanecer no Norte.
Mas, nem tudo são más notícias, a empresa Proair que organiza festivais com aviões de acrobacias e esquadras já apresentou uma proposta à Câmara do Porto, para a organização de um festival aéreo na zona do Castelo do Queijo e a Foz do Douro já em 2010.
Este evento é gratuito para as pessoas.
Espera-se que os executivos de Gaia e Porto, não deixem perder esta oportunidade...