sábado, 30 de maio de 2009

Deu que falar...

Promessa romena reduzirá os seios para se movimentar melhor em quadra Simona Halep, atual campeã junior em Roland Garros, se destaca não só pelo bom jogo, mas também pelos seios avantajados.
Halep reduzirá os peitos para melhorar movimentação.
Ela é considerada uma das maiores promessas do tênis feminino mundial. Atual campeã junior em Roland Garros, a romena Simona Halep se destaca não só pela qualidade de seu jogo, mas também pelo tamanho avantajado de seus peitos. Com apenas 17 anos, a jovem tenista assumiu que esta característica lhe atrapalha um pouco em quadra, e ira operar para estar pronta quando chegar ao circuito profissional.
Fã de Andrei Pavel, ex-tenista de seu país, Halep começou a jogar tênis aos quatro anos de idade. No ano passado, aos 16, atingiu o seu maior feito, vencendo a chave junior do Grand Slam francês. Atualmente número 30 do ranking juvenil, a romena passará por uma cirurgia de redução dos peitos no próximo outono europeu.
"É um peso que dificulta minha habilidade para me movimentar com rapidez", assumiu a tenista. "Neste outono irei reduzir o tamanho de meus peitos. Ele me faz sentir incômoda ao jogar", completou a jovem esperança romena.
Um dos maiores ídolos do tênis romeno em todos os tempos e proprietário do torneio de Madri, Ion Tiriac costuma apontar Halep como uma grande promessa de seu país. "É uma jovem com bom jogo de pernas e muita potência nas bolas", declarou o ex-tenista e atual empresário.
Enquanto não entra na mesa de cirurgia, Halep seguirá jogando o tênis que a levou a um dos títulos mais importantes do circuito juvenil. Este ano, vai à Paris defender o trono, e tentará o bicampeonato nas quadras da capital francesa com ou sem os peitos avantajados. * in revista ténis

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Liga de Futsal - Jogos do GDC e CAC.

Liga futsal Feminina: ACR Fervença vs GD Codessoso – 30/05/09, 19 horas Polidesp. da Mota. É o segundo jogo das meninas do GDC e depois terem averbado uma derrota na jornada inaugural, apesar disso deixaram uma boa imagem e procuram agora vingar essa derrota. Liga futsal Masculina, 1ª divisão: GD Codessoso vs Carvalho FC - 31/05/09, 20 horas Polidesp. de Fiães. Jogo de estreia do GDC que vai tentar perante o seu público vencer e mostrar o que vale, mas todo o cuidado é pouco, o adversário tem uma boa equipa e vai fazer tudo para ganhar. Liga futsal Masculina, 2ª divisão: Amigos de Borba vs CA Codessoso – 31/05/09, 22 horas Polidesp. do Rêgo. O CAC entrou com o pé direito nesta Liga e com dois jogos realizados soma outras tantas vitórias, neste encontro é favorito e pode continuar invicto, mas não pode facilitar. Liga Infantil de futsal : CA Codessoso vs ACR Fervença – 30/05/09, 19 horas Polidesp. do Fiães. Estreia dos miúdos do Atlético perante o seu público, têm uma equipa incógnita, mas com certeza que irão fazer de tudo para entrar com o pé direito nesta Liga.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Final da Liga dos Campeões Europeus

Hoje pelas 19.45 horas, disputa-se a grande final da Liga dos Campeões Europeus de 2009, que vai opor os ingleses do Manchester United e os espanhóis do Barcelona . No palco em Roma na Itália estarão em confronto grandes estrelas de futebol mundial, desde logo o melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo pelo Manchester United e Messi pelo Barcelona. Um jogo com todos os ingredientes para ser um grande espectáculo de futebol. Espera-se que não hajam incidentes entre os adeptos de ambras as equipas.
Os ingleses procuram um feito alcançado apenas por oito clubes na europa, que é vencer a prova duas vezes consecutivas:
Real Madrid Benfica Inter Ajax Bayern Liverpool Nottingham Forest Milan Ver mais... http://pt.uefa.com/competitions/ucl/index.html

terça-feira, 26 de maio de 2009

Liga de Futsal - Resultados das Equipas de Codessoso

Liga futsal Feminina: GD Codessoso vs As Mafarricas – 2 / 3 Marcaram pelo GDC: Ana Isabel e Nela Monteiro.
Jogo de estreia da equipa feminina, que jogava em casa mas que devido ao mau tempo teve que se deslocar ao pavilhão de Gandarela, não se percebe porque é que isto acontece quando deviam marcar os jogos para mais perto ou para outra data, o GDC acabou por ir jogar fora e ao extremo do concelho, mais do mesmo… em relação ao jogo, apesar da derrota foi uma boa estreia, as nossas meninas entraram muito nervosas e chegaram a estar a perder por 0-3, mas nunca viraram a cara á luta e nos últimos 5 minutos reduziram para 2-3 e se o jogo tivesse mais alguns minutos o resultado podia ter sido outro.
Liga futsal Masculina, 2ª divisão:
CA Codessoso vs Gandarela Team – 4 / 3 Marcaram pelo CAC: César (3), Pisca (1).
A equipa do Atlético teve que ir jogar ao Pavilhão de Celorico devido ao mau tempo, teve um encontro bastante difícil com a equipa do Gandarela que esteve a vencer por 1-3, mas nos últimos 5 minutos a equipa de Codessoso arriscou tudo e bem e acabou por dar a volta ao resultado, que se justifica plenamente dada a sua superioridade total no 2º tempo, com esta vitória a equipa do CAC já se encontra no topo da tabela e na luta pela subida á 1ª divisão

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Barragem de Fridão - recortes

Sexta-feira, 6 de Junho de 2008
Barragem do Fridão: o que [me] ficou do debate? Estive presente no debate realizado na Casa da Cultura na passada sexta-feira, 30 de Maio, promovido pela Juventude Socialista. E a partir do que me foi dado ver e ouvir, alinho de seguida 2 ou 3 comentários (...ou melhor, 4!).
1. Clivagem
A clivagem entre os oradores não foi tanto ideológica, como pode ter parecido, mas política, ao nível do processo de decisão. Como havia antecipado no texto abaixo – [2] Barragem do Fridão: questão técnica ou política? - o desencontro entre a visão do político, defendida pelo presidente da câmara de Montalegre, Eng.º Fernando Rodrigues e a visão do técnico, representada pelo Dr. José Emanuel Queirós, viu-se principalmente no estilo de comunicação: mais eloquente e emocional, no caso do político, mais "sereno" e "distanciado" no caso do técnico. Pudemos também experimentar diferenças sensíveis ao nível da oralidade e dos recursos técnicos utilizados já que o Eng.º Fernando Rodrigues "discursou" e o Dr. José Queirós organizou a sua exposição segundo uma sequência de slides de um ficheiro powerpoint.
2. Inquietação
Se a explanação do Dr. José Queirós conseguiu pelo menos inquietar-nos e deixar-nos com dúvidas, o que aliás seria um dos objectivos dos organizadores, a defesa entusiasmada dos interesses locais, protagonizada pelo Eng.º Fernando Rodrigues, fez-nos esquecer os desafios que se nos colocam convocando-nos para uma mobilização que não visa tanto a defesa das questões ambientais mas a negociação das contrapartidas.
3. Paixões
Se me é permitido uma análise mais pessoal, direi que a estratégia do Dr. José Queirós terá falhado não tanto por ter defraudado as expectativas, demasiado optimistas e pouco informadas, de uma parte da assistência. Também não terá sido por ser "de fora" e vir defender os interesses "a jusante" da barragem, como chegou a ser sugerido. O problema é que acabou por ceder à tentação tecnocrata, manchando a sua aparente neutralidade científica, com uma defesa apaixonada das suas convicções, acabando por ter de recorrer ao certificado de habilitações para legitimar as suas opiniões.
4. Tecnocracia
A reacção do Dr. José Queirós aos comentários da assistência acabaram por expressar, do ponto de vista estritamente político, uma atitude tão tecnocrata quanto a do Governo: este não precisou de ouvir a população para decidir avançar; o Dr. José Queirós não reconheceu, a alguns dos intervenientes, suficiente competência para ter uma opinião.
Ora, em política, a legitimidade pertinente, é a que se sujeita a sufrágio, e foi precisamente quando o registo do discurso do Dr. José Queirós passou da neutralidade técnica à emocionada defesa da sua desinteressada participação que o seu discurso foi mais escutado. Como que a dar razão ao que também já expusera no meu post [3] Barragem do Fridão: Razão ou Emoção? * http://mondim-leituras.blogs.sapo.pt/10465.html

Nota à Comunicação Social

Reabilitação de habitações: muita parra e pouca uva.
O anúncio pela Câmara de Braga de que vai proceder à reabilitação de 97 fogos mereceria todo o apoio do Bloco de Esquerda, não fosse o caso de uma segunda leitura revelar o eleitoralismo de mais esta medida em fim de mandato.
Com efeito, o que vai acontecer em Junho próximo, é apenas a assinatura de um protocolo, ficando a reabilitação dos fogos por concluir até 2012, ou seja, por um longo período de três anos, o que é obviamente demasiado tempo para quem vive, como a Câmara reconhece, “em situação de grave carência habitacional”.
Por outro lado, as carências dos bairros sociais não se resolvem apenas com investimento na reabilitação das habitações, sendo necessária uma intervenção global e que responda às diferentes necessidades dos cidadãos. Com essa perspectiva, o Bloco de Esquerda propôs a inclusão no último PIDDAC (Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) de verbas para a promoção de uma operação integrada de reabilitação dos bairros sociais de Braga, fomentando a inclusão dos seus habitantes, através da educação, formação profissional e emprego, com a colaboração de mediadores culturais e outros profissionais da área social.
Para o Bloco, a reabilitação arquitectónica e urbanística, que vá além da pintura superficial, deveria também ser considerada, a par do estudo da hipótese de demolição dos bairros sociais e do realojamento dos seus residentes pela cidade, de forma não concentrada, prevenindo a formação de novos guetos exclusivos. PS, PSD e CDS votaram na Assembleia da República contra estas propostas do Bloco, sem apresentarem alternativas para a resolução do problema do avançado estado de degradação dos bairros sociais.
E é por estas razões que se exige menos hipocrisia e mais coerência ao PS e à direita, e se exige à Câmara mais ambição e determinação no que toca a políticas de índole social, como a requalificação agora anunciada e que é, afinal, “muita parra e pouca uva”.
João Delgado
Candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Braga

sábado, 23 de maio de 2009

Bastonário da Ordem dos Advogados, ao seu melhor...

Polémica no ‘Jornal Nacional de 6ª Feira’
Troca de insultos em directo na TVI (COM VÍDEO)
A entrevista de ontem à noite ao bastonário da Ordem dos Advogados no ‘Jornal Nacional - 6ª Feira’ (TVI), resultou numa verdadeira troca de insultos entre Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto. A jornalista questionou-o sobre ser 'um bufo' e fazer um 'frete político'. 'Olhe bem para mim nos olhos: nunca fiz fretes políticos!', defendeu Marinho Pinto. Moura Guedes fez o bastonário perder a paciência ao dizer que ele pouco fazia 'pela sua classe'.
A resposta foi imediata: 'O que está aqui a fazer é um julgamento disfarçado. Um péssimo jornalismo. Um espectáculo degradante para a Informação e para os bons profissionais desta casa. O que faz aqui é violar o código deontológico. E duvido que o conheça!'
Ao CM, Moura Guedes disse: 'Não levei muito a sério. Aliás, nos últimos cinco minutos nem o ouvi', admitiu. 'Foi a primeira vez que um convidado perdeu o controlo. Mas eu estava a fazer o meu trabalho.'
* correio da manhã

Afinal a crise não é para todos...

Uma pensão 'milionária' por dia atribuída em 2008
Em média funcionários públicos levaram reforma de 1295 euros
00h30m LUCÍLIA TIAGO
Em 2008, a Caixa Geral de Aposentações processou 333 novas pensões de reforma de valor superior a 4 mil euros - quase uma por dia. Mas, em geral, o valor das 23 415 reformas atribuídas baixou face a 2007. A possibilidade de os funcionários públicos se aposentarem antecipadamente explica o aumento do número de novas pensões processadas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) em 2008. No ano passado reformaram-se 23 419 pessoas - contra 19 087 em 2007 -, sendo que um quarto foram antecipadas, segundo mostra o "Relatório e Contas" da CGA a que o JN teve acesso.
Esta corrida às reformas antecipadas - possíveis para quem tenha o tempo de serviço completo mas pressupondo uma penalização de 4,5% por cada ano a menos face à idade legal da reforma - explica, por outro lado, que o valor médio das novas pensões processadas em 2008 tenha baixado para 1295,19 euros, quando no ano anterior tinha sido de 1297,21 euros. Em média, segundo refere o mesmo documento, a percentagem de penalização rondou os 11%.
Apesar de ter havido uma descida do valor médio, verifica-se, por outro lado, que aumentou o número de pensões de valor mais elevado. Em 2008, a CGA atribuiu 333 reformas superiores a 4 mil euros mensais, significando isto, na prática, que no ano passado houve quase uma pessoa por dia a ir para casa com uma pensão bastante superior ao valor médio dos pensionistas.
Os mesmos dados mostram, de resto, que o peso destas reformas mais altas aumentou ligeiramente face a 2007. No total, a CGA tem 416 012 aposentados, dos quais 1% (ou 4075) recebem mais de 4 mil euros. Os que ganham entre 3 mil e 4 mil euros são 7616, número que revela um acréscimo de 478 em relação ao ano anterior.
Das 23 415 pensões processadas em 2008, a maior parte (9817) são voluntárias e 6215 antecipadas. Em ambas as situações se verifica um aumento face a 2007. Já as aposentações por incapacidade tiveram uma evolução inversa, baixando de um ano para o outro: foram 3156 em 2007, e 3127 no ano passado.
A manutenção da regra de uma admissão por cada duas saídas na Função Pública e a inscrição dos novos funcionários no regime geral da Segurança Social está também já a ter o seu efeito no rácio entre subscritores e pensionistas da CGA. Na realidade, este organismo contava em 2008 com 632 110 subscritores, o que corresponde a um decréscimo de 1,2% face a 2007. Esta descida é bastante mais acentuada do que a descida de 0,1% em 2007 por comparação com 2006. Inversamente, a população de aposentados subiu 3,3% em relação a 2007.
Os efeitos das saídas para a aposentação e o aperto nas novas admissões estão ainda a ter um outro efeito na CGA e, ao que o JN apurou, comprometeram mesmo um dos objectivos que tinha sido fixado para 2008. Esta questão ganha especial relevância pelo facto de o cumprimento dos objectivos dos serviços estar também sujeito a avaliação, no âmbito do SIADAP, sendo que as "falhas" têm, por sua vez, efeito negativo na avaliação dos dirigentes.
Segundo fonte ligada ao processo, a CGA tinha definido que responderia no prazo máximo de 3 meses a todos os pedidos de aposentação, mas a diminuição do pessoal e o elevado número de processos com que se viu confrontada (pela possibilidade das reformas antecipadas) inviabilizou a concretização daquele objectivo. Em 2008, a CGA atendeu 246 898 utentes, mais 5,5% do que em 2007. A maior parte dos atendimentos foi presencial. * in jn - 23-5-2009

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sinais dos tempos

Os portugueses têm uma imaginação incrível, por isso, em cada momento nos deliciam com imagens, fotos, expressões, sinais, gestos, que nos deixam perplexos de emoções, tal é a riqueza cultural que define muito bem, as nossas gentes... é a cultura do povo...
Portugal no seu melhor...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jogos para o fim de semana das equipas de Codessoso.

Liga futsal Feminina: GD Codessoso vs As Mafarricas - 19h30, Polidesportivo de Fiães. Jogo de estreia da equipa feminina, que vai mostrar assim perante o seu publico os seus dotes futebolisticos, depois de cerca de um mês e meio de treinos intensos. Liga futsal Masculina, 2ª divisão: CA Codessoso vs Gandarela Team - 21h15, Polidesportivo de Fiães. A equipa entrou com o pé direito na 1ª jornada vencendo por 9-0, vai jogar novamente perante o seu público mas prevê-se um jogo mais dificil porque o adversáriio é mais forte, mesmo assim o CAC é favorito. Treino dia 24 de Maio 2009 pelas 19.00 horas, da equipa Masculina do GD Codessoso. A equipa do GDC que vai disputar a 1ª divisão da Liga de futsal, que começa no dia 31 do corrente, vai fazer um treino conjunto que serve também de apresentação do seu plantel aos sócios e simpatizantes, venha ver as novidades e como evoluem os novos reforços. Venha apoiar a nossa terra...

Correio do leitor

O FCP acaba de festejar mais um tetracampeonato na Liga Portuguesa de Futebol, para regozijo dos seus adeptos e simpatizantes. A comunicação social desportiva como sempre, vai deliciando-se com elogios e contabilidades de troféus, afirmando que só faltam tantos… para igualar o Benfica que continua a ser de longe o clube com mais troféus, com mais adeptos e simpatizantes, mas isto, foi um aparte. A isto ainda se pode juntar a vitória na Taça de Portugal no Jamor, já que pelo que se tem visto é um dado adquirido, o adversário é uma equipa fraca – Paços de Ferreira – um clube que acaba de assegurar a permanência no primeiro escalão do nosso futebol com muito esforço.
E para os menos incautos, ao clube vencedor apenas se vislumbram qualidades e virtudes:
Clube com o melhor presidente do mundo,
Clube com a melhor equipa de futebol,
Clube melhor organizado, com uma estrutura desportiva muito forte,
Clube que tem um presidente há mais anos em funções e que ganhou mais troféus,
Clube que tem dominado as últimas décadas no panorama desportivo nacional e internacional.
Etc… etc…
Mas, em abono da verdade e necessário referir outras características que definem muito bem o clube e os seus Dirigentes.
Clube aquém foi retirado 6 pontos da classificação por corrupção no futebol.
Clube em que o seu presidente foi suspenso durante dois anos por corrupção do futebol.
Clube em que o seu presidente, por mais processo judiciais que possa ter, nunca é punido.
Clube em que os seus jogadores levam menos cartões amarelos e vermelhos durante os campeonatos.
Clube que nunca é punido pelas imagens televisivas, apesar de se assistir com frequência, a actos de agressões dos seus jogadores.
Clube com o pior relacionamento com a comunicação social, motivo pelo qual, entra em blackout.
Clube que apenas utiliza a comunicação social para se promover, nomeadamente, inauguração das casas do clube e para criticar os adversários.
Clube que não deixa a comunicação social entrar nas suas assembleias-gerais, impedido os sócios que não têm direito a voto de saber o que por lá se passa.
Clube onde alguns dos seus adversários demonstram uma atitude em campo no mínimo estranha, que facilita muito as suas vitórias, como foi o exemplo do Leixões e o Setúbal, onde se fizeram ouvir inúmeras reacções.
Clube com mais jogadores emprestados às outras equipas na mesma competição, por vezes três e quatro jogadores, onde por vezes se verificam situações inexplicáveis.
Clube que nos seus jogos, há jogadores das outras equipas, que têm atitudes em campo muito estranhas, ex. este ano o pénalti de que beneficiou no Nacional da Madeira, no qual há um jogador que vai deliberadamente com a mão à bola na grande área, num lance inofensivo para a sua equipa e que originou a reviravolta no marcador e a derrota da equipa.
Clube que oferece salários chorudos aos jogadores das outras equipas, quando estes estão num processo de renovação de contrato, para ficar com eles, ex. Maniche e Cristiano Rodrigues ao Benfica.
Clube que não tem ética, e se intromete nos negócios, quando os outros clubes estão a tentar contratar jogadores por um preço mais baixo, e com isto desviam-nos para o clube, ex. Capucho do Guimarães e Paulo Assunção do Nacional ao Sporting, Jardel ao Benfica, pagando muito mais dinheiro, como forma de se exibir perante os seus adeptos.
Clube com o maior passivo (152.900 000) entre os 16 do campeonato, números publicados este semana no jornal Global Noticias.
Etc… etc…
Agora para os seus adeptos e simpatizantes não faltam argumentos, afirmando que as pessoas têm inveja do seu clube, ódio, raiva, porque não ganham nada e não lhe sabem reconhecer os seus feitos desportivos.
Mas, como é possível um adepto sério e de bom senso ignorar todos estes casos e outros que se passaram ao longo destas últimas décadas e que motivaram a criação de um conjunto de circunstâncias que vão facilitando aqui e ali as coisas.
O mega processo do apito dourado, vai ser “uma montanha que parir um rato”, não é mais que um somatório de arquivamentos, onde apesar de haver “indiciados/culpados” como o comprova as várias escutas telefónicas. Mas a defesa vai argumentando que são ilegais e os Tribunais ignoram o depoimento da Carolina Salgado, com fundamento no facto de ser uma testemunha não credível e assim, segue o barco a bom Porto…
Para sermos rigorosos a única utilidade deste processo, foi o facto de ter silenciado o Sr. PC, valhamos pelo menos isto, pois passava os campeonatos especialmente, nas vésperas dos jogos grandes a criticar a arbitragem para chegar ao domingo e tirar os dividendos.
Depois, fala-se que o futebol é um jogo polémico, cheio de mistérios, labirintos em que os seus interlocutores nunca falam o que lhes vai na alma, sempre com meias palavras, frases curtas, criando a imagem que é um fenómeno que não pode ser revelado, dando a ideia de haver suspeição e corrupção.
Isto acontece pelo facto de participar na prova um determinado clube, veja-se a título de exemplo, o campeonato nacional de futsal que decorre sempre num ambiente de tranquilidade, com grandes equipas bons jogadores e grandes jogos, onde os vencedores vão alternando e as outras equipas aceitam com fair-play os resultados desportivos da época, mas tem uma razão de ser, que é o facto de não existir suspeição.
Quando é que será banida essa maldita suspeição do nosso futebol para haver fair-play? *
AJMG

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Taça Municipal Seniores + Celorico de Basto

F.C. Porto vence Amigos de Moreira
Amaral, Coelho, Tozé, Quinito, foram alguns dos jogadores dos anos 70 que jogaram no FC Porto, e que venceram, em veteranos, a equipa dos Amigos de Moreira no passado sábado, em jogo realizado no Estádio Municipal de Celorico de Basto.
A equipa dos Amigos de Moreira, apresentou-se com Ramos, Teixeira, Carlos Bastos, Carlos, Morais, Ismael (capitão), Nuno Vasconcelos, Zé Tó, Fernando Neca (Treinador), Manuel Mário e Paulo POP. No banco estiveram Xavier, Rui, Zé, Alvaro e Rui Bastos.
Os Amigos de Moreira, marcaram o 1-0 por Manuel Mário, numa boa jogada de contra-ataque. O FC Porto igualou aos 35 minutos através de grande penalidade convertida por Coelho. Na 2ª parte o FC Porto fez o 2-1, por Tozé através de remate forte e colocado de fora da área.
O encontro com uma forte afluência de público, que assitiu a um bom jogo de futebol, e em que os Amigos de Moreira deram uma boa réplica ao FC Porto.
No intervalo do jogo procedeu-se à entrega dos troféus às equipas participantes no "Torneio Seniores +", e onde os Amigos de Moreira saíram vencedores, renovando o título. João Paulo Magalhães Alves dos Veteranos da Gandarela recebeu o prémio de melhor marcador.
*
in notícias de basto

Notícias de Celorico de Basto

Listas para as Autárquicas da CDU em Celorico apresentadas oficialmente no dia 15 de Maio Luis Heitor apresenta-se oficialmente como candidato pela CDU de Celorico de Basto ás próximas eleições autárquicas 2009 no próximo dia 15 de Maio ás 21h na nova sede do partido localizada bem no centro da Vila celoricense. Além do jovem professor de Celorico de Basto, que recorde-se foi votado por unanimidade numa reunião realizada com os "camaradas" de partido e nas últimas eleições fora candidato à Presidência da Assembleia Municipal pelo Partido Comunista, do qual obteve um optimo resultado. Os restantes candidatos, quer à Assembleia Municipal, quer às Juntas de Freguesia serão tmbém apresentados na próxima Sexta-feira à noite. * in noticias de basto

terça-feira, 19 de maio de 2009

Utilidades

ARTILIN 3A
CIN contribui para o combate a asma
A CIN, líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, apresenta uma nova versÃo da tinta ARTILIN 3A, um produto anti-ácaros, anti-insectos e anti-fungos. Este produto, único em Portugal, tem comercialização autorizada pela Direcção Geral de Saúde (DGS) e é recomendado pela Associação Portuguesa de Asmáticos (APA).
As tintas ARTILIN 3A provocam a diminuição da população de ácaros para níveis abaixo do que é medicamente considerado como limite da irritabilidade, contribuindo assim para baixar a intensidade e frequência das crises asmáticas e alergicas, nÃo representando qualquer perigo para o ser humano.
Road-Show APA/CIN 15 anos
A APA e a CIN assinalaram o Dia Mundial da Asma, com um Road-Show a nível nacional que teve por objectivo alertar os portugueses para os cuidados a ter na detecção e tratamento da Asma.
O Road-Show APA/CIN arrancou, no Porto, com rastreios no Hospital de São João, e no Centro Comercial Cidade do Porto. As iniciativas e eventos de sensibilização decorrem até ao final do mês de Maio.
Mais informações em

Nota à Comunicação Social

Aproximam-se as eleições europeias e espero que para todos já seja conhecido Carlos Gomes o cabeça de lista do MMS, uma pessoa de integridade e mérito inquestionável com vários anos de carreira no ramo automóvel.
O trabalho que se aproxima é crucial para fazer chegar ao parlamento a voz do Mérito, da Honestidade e da Justiça que será tarefa dos vários candidatos do MMS em caso de eleição.
Junto da Europa podemos não só tornar Portugal um país mais justo como propagar a mudança através das fronteiras tomando o nosso país como um exemplo, tornando assim o mundo um lugar mais justo. Para que tudo isto se torne uma realidade é necessária cada vez mais a ajuda de todos aqueles que possam e o desejem. O MMS do Porto já tem as seguintes actividades programadas na semana que se segue: Sexta-Feira: 15 horas colocação de Cartazes do MMS no Porto; Sexta-Feira: 22 horas reunião do MMS aberta a todos os interessados; Mais actividades serão colocadas no Blogue do MMS do Porto e enviadas para a lista de contactos. Assim peço a todos os que estiverem disponíveis para entrarem em contacto com o MMS do Porto para assim sabermos quem são os cidadãos que irão tomar a mudança nas próprias mãos e ajudar a retirar a Corrupção, a Incompetência e a Ignorância da vida política portuguesa. Portugal pode mudar mas para tal a ajuda de todos é crucial, não fazer nada equivale a aceitar o que se tem. Vamos Mudar Portugal! Se Nada Fizermos Nada Acontece!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comunicado - GDC

GRUPO DESPORTIVO DE CODESSOSO
Na sequência dos acontecimentos que se verificaram na Taça de Seniores +, de Celorico de Basto, e que levaram à desistência da competição do Grupo Desportivo de Codessoso, a Direcção reuniu de emergência e decidiu emitir uma nota à comunicação social, como forma de esclarecer toda a situação:
O Codessoso jogou 8 jogos no segundo período, sempre com cerca de 30 minutos de atraso, com alguns dos encontros a terminar perto da meia-noite, o que levava a que as pessoas da freguesia não fossem apoiar a sua equipa, pois não queriam estar expostas ao frio durante todo o jogo. O encontro ao ser marcado para o ultimo período, tinha como consequência directa o facto de encontrar os balneários sempre sujos, e ser apitado pelo árbitro mais fraco da equipa da arbitragem, uma vez que, o sistema era rotativo, com o adiantar da hora muitas vezes nem o tempo regulamentar respeitavam, pois nunca deram qualquer minuto de desconto nos jogos da nossa equipa.
Outra situação no mínimo estranha, era o excesso de zelo dos elementos da organização nos jogos do Codessoso, pois eram extremamente rigorosos com a identificação dos atletas, por vezes pediam a identificação ao nosso jogador mais velho da equipa Sr. Alfredinho que tem mais de cinquenta anos. O curioso é que este comportamento não se verificava com as outras equipas, onde muitos jogadores nem identificação levavam e jogavam sempre sem qualquer problema.
Como é do conhecimento público todas as equipas da competição inscreveram jogadores de outras freguesias, tal como o Codessoso. Sendo certo que, há jogadores que foram convidados pessoalmente e outros por interposta pessoa, isto é, através de outros jogadores, amigos ou conhecidos, a quem foi explicado o limite mínimo da idade dos 35 anos.
Como toda a gente sabe, o Bilhete de Identidade é um documento pessoal e intransmissível, logo os Directores do clube apenas pediram a fotocópia do BI, documento aceite na inscrição dos jogadores pela Organização da Taça dos Veteranos. Acontece que, após análise dos documentos de identificação, todos os atletas inscritos pelo Codessoso, têm mais de 35 anos, aliás, é a equipa mais veterana da prova, com alguns jogadores a rondar os 60 anos, informação que a Organização pode confirmar pelos documentos entregues.
Perante estas circunstâncias, é com enorme surpresa que a Organização da Taça Seniores levanta o problema da hipotética “irregularidade” na inscrição de um atleta do GDC, um jogador que apenas jogou uns minutos, porque nunca mais apareceu aos jogos, desconhecendo-se o seu paradeiro. Por outro lado, o clube não lhe pode exigir nada, porque os jogadores apenas jogam por lazer e não ganham dinheiro, não tendo o clube qualquer legitimidade para exigir a sua presença ou para duvidar da sua boa-fé.
O argumento que poderá estar relacionado com tudo que foi despoletado, se deve ao facto do GDC ter permanecido durante alguns jogos na liderança da competição, o que gerou um mau estar em algumas das outras equipas que estavam habituadas a ter as coisas mais facilitadas, o que levaram a fazer denúncias gratuitas à Organização.
Mais, houve outras denúncias de situações muito mais graves de irregularidades, onde jogaram jogadores sem a idade (inclusivamente na 1ª edição da competição), atestados por documentos autenticados que não correspondem à informação vertida nos documentos oficiais.
Pergunta-se, onde está o rigor, transparência e isenção da actuação dos membros da Organização?
Alguém conhece alguma decisão, quem foi punido?
A decisão de punir o GDC com três derrotas e consequente perda de ponto, sem nunca ter ouvido os seus Dirigentes, vai abrir um grave precedente para o futuro, pois a reboque duma simples denuncia a entidade responsável pela organização do evento pode punir uma equipa, sem esta ter a possibilidade de apresentar a sua defesa e/ou esclarecer a situação, numa clara violação do principio do contraditório, coarctando desta forma ao “infractor” a sua defesa, principio estruturante num estado de direito democrático.
A Direcção do GDC, sempre esteve empenhada em colaborar com a Organização, para que a competição decorresse num ambiente de correcção, fair-play, desportivismo e no estrito cumprimento dos Regulamentos de Taça, mas ficou bem evidente a falta de isenção e imparcialidade da entidade organizadora.
Face a estas circunstâncias que consideram graves e atentatórias à honestidade, honorabilidade e bom nome dos seus Dirigentes, a Direcção do G. d. Codessoso, deliberou que o clube não vai participar na próxima edição da Taça dos Seniores + de Celorico de Basto.
O Presidente da Direcção

domingo, 17 de maio de 2009

Atlético estreia-se na Liga de Futsal com goleada...

Liga de Futsal de Celorico de Basto 1ª Jornada (2ª divisão) – 15 de Maio 2009, 21.30 horas. Polidesportivo de Fiaes - Codessoso cerca de 100 espectadores. C.A. Codessoso 9 Auto Ramos(Ourilhe) 0 O Clube Atlético de Codessoso que milita na 2ª divisão da Liga de Futsal de Celorico de Basto, jogou em casa com a equipa do Auto Ramos (Ourilhe) e venceu por uns concludentes 9-0, foi uma entrada com o pé direito perante uma formação bastante frágil e que nunca criou problemas aos visitados, A equipa do Atlético mostrou muita frescura física e juventude, alguns jogadores destacaram-se pela positiva e mostraram credenciais para o futuro, defesa robusta é o melhor sector, ataque é o calcanhar de aquiles da equipa, no entanto ficaram boas indicações para o futuro, a equipa visitante destacou-se pela negativa, muito faltosa, com pouco discernimento, fraca a defender e ainda pior a atacar, tem que alterar muita coisa se não é candidata a uma das piores desta liga. Melhor em Campo: Bóbó Atlético, Foi o que mais rematou e o que mais marcou (5 golos), um autentico quebra cabeças para a defesa contrária. Equipa de arbitragem: Não comprometeu, mas no aspecto disciplinar continuam a ter dois pesos e duas medidas.

sábado, 16 de maio de 2009

Campeonato Distrital de Futsal Vila Real

29ª Jornada – 09 de Maio 2009, 20.00 horas.
Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Pouca de Aguiar
Assistiram ao Jogo cerca de 50 espectadores.
Drible 3 Futsal Mondim de Basto 4
Drible: Choi, José Martins, João Marcelo, João Miguel, Paulo, André, Diogo, Fábio, Litos, Márcio, Mário. Treinador: António Camilo.
Futsal Mondim Basto: Brioso, Chumbadinha (1 golo), Kukes (1 golo), Miguel Ângelo, Ruben, Nuno (2 golos), Toni, Litos, Luís, Gijo, Victor. Treinador: Cassiano
Intervalo: 3 - 0
Marcar para depois gerir…
A equipa de futsal de Mondim de Basto amealhou mais uma vitória e continua a sua caminhada solitária e cada vez mais distanciada dos restantes adversários, a vantagem pontual para o segundo classificado aumentou para 20 pontos, mais um jogo, mais uma vitória, a equipa visitante entrou a todo gás para resolver cedo o jogo e nem deixou respirar o Drible, que se manteve muito apático e á espera do que dava o jogo, os Campeões foram sempre superiores e atacavam pela certa não arriscando muito, após o primeiro golo a equipa da casa tentou dar um ar da sua graça e começou a aventurar-se no ataque mas sem sucesso, pois o Mondim aproveitou bem este adiantamento do adversário para ampliar o resultado e chegou ao intervalo a vencer por 0-3.
Na 2ª parte o Drible equilibrou o jogo mas foi o visitante a marcar primeiro e a colocar o resultado em 0-4, a partir deste golo foram feitas algumas alterações no Mondim que jogou claramente para evitar lesões e cartões para os jogos da taça que ai vem, a formação da casa aproveitou para tentar criar mais perigo e surpreender o adversário com um jogo mais rápido e por vezes algo viril, tentou ai tirar vantagem e conseguiu chegar á desvantagem mínima no marcador, nos últimos minutos o visitante lançou novamente alguns jogadores mais influentes no jogo e segurou a vitoria facilmente e esteve sempre mais perto de ampliar o resultado do que sofrer o golo do empate.
Melhor em Campo: Nuno bisou e destacou-se no ataque do Mondim.
Arbitragem: Foi regular, mas deixou que os atletas utilizassem o jogo físico em demasia e isto no futsal não é valido.
Texto: F. Machado

As Aldeias de Portugal

As Aldeias de Portugal convidam-no a ir mais além do que pernoitar em Casas emblemáticas da região. A proposta é conhecer o verdadeiro país, estar em contacto com as tradições, a gastronomia e a cultura das aldeias do Soajo e do Lindoso, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, o cenário ideal para se partir à descoberta do Portugal profundo.
As Aldeias de Portugal pretendem proporcionar a quem as visita a descoberta de uma forma de Turismo diferente, convidando-o para uma estadia de total independência em plena natureza. É uma oportunidade para desfrutar, não só de alojamento típico, mas também de paisagens naturais e de um ambiente sereno, aliando o contacto entre o Homem, a natureza, a cultura e a vida quotidiana do mundo rural.
As Aldeias de Portugal são um conceito novo, que adquire sentido e profundidade neste mundo que nos leva à descoberta das origens. Ver mais http://www.aldeiasdeportugal.pt/PT/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ciência

EUA: Jovem de 14 anos viveu 118 dias sem coração
Uma adolescente norte-americana sobreviveu durante quase quatro meses sem coração, tendo sido mantida viva por uma máquina de bombeamento de sangue feita à medida até que pudesse ser submetida a um transplante de coração.
Os médicos disseram conhecer um caso em que um adulto foi mantido vivo durante nove meses na Alemanha sem coração mas que acreditam que esta foi a primeira vez que uma criança sobreviveu tanto tempo desta forma, avança a Reuters.A paciente, D'Zhana Simmons, de 14 anos, descreveu como «assustadora» a experiência de viver tanto tempo com uma máquina a bombear o sangue no seu corpo.«Nunca se sabe quando é que [a máquina] poderia funcionar mal», afirmou Simmons numa conferência de imprensa no Centro Médico Jackson Memorial da Universidade de Miami.«Era como se fosse uma pessoa falsa, como se não existisse. Estava apenas ali», disse a jovem, que sofre de cardiomiopatia dilatada, uma doença em que o coração do paciente fica enfraquecido e dilatado e não bombeia o sangue de forma eficiente.Simmons foi submetida a um transplante de coração no dia 2 de Julho mas o novo coração não funcionou correctamente e foi retirado de imediato.Duas bombas cardíacas fabricadas pela empresa californiana Thoratec foram-lhe implantadas para manter o seu sangue a circular enquanto ela combatia várias enfermidades e recuperava forças para um segundo transplante, que ocorreu no dia 29 de Outubro.Durante este tempo ela conseguia movimentar-se, mas permaneceu hospitalizada.Os médicos disseram que o prognóstico de Simmons é favorável, mas que existe uma probabilidade de 50% de que um paciente transplantado necessite de um novo coração 12 ou 13 anos após a primeira cirurgia.
Artigos Relacionados:
*
ciberia

Taça Municipal Seniores + Celorico de Basto

Amigos de Moreira É o novo campeão da Taça Seniores + Classificação Final: Prémio Melhor Marcador: João Paulo Couto Magalhães Alves - Veteranos de Gandarela - 11 Golos Desempate pela contagem de jogos realizados Marcação do Jogo com os Veteranos do F.C.Porto: Amigos de Moreira - F.C.Porto Sábado 16 de Maio - 18horas Estádio Municipal de Celorico de Basto Ver mais... http://www.senioresmaisceloricodebasto.blogspot.com/

Humor

O empresário chega a casa, vira-se para a mulher e diz:
Querida, recebi uma intimação das finanças a respeito do atraso da entrega da declaração do IRS!
Achas que devo comparecer na repartição de jeans ou de fato e gravata?
Bem, querido... Digo-te a mesma coisa que a minha mãe me disse quando lhe perguntei se, na noite das nossas núpcias, eu devia usar uma cuequinha de rendas ou uma cuequinha de seda!
E o que foi que a tua mãe te disse?
Tanto faz. Ele vai-te fod... na mesma!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Já cá faltava...

A primeira Playboy portuguesa chegou à bancas. Como se costuma dizer, as coisas chegam a Portugal sempre com uns anos de atraso e esta revista não é excepção, mas para gáudio dos amantes das revistas eróticas, agora já podem usufruir dos imagens de algumas modelos e/ou celebridades que vão começar a desfilar pelas bancas portuguesas.
Com um preço de venda ao público de € 3,95, a revista é constituída por quatro eixos:
Capa Grande entrevista (com um convidado)
Playmate (espaço reservado a uma figura desconhecida)
Poster desdobrável
Vinte questões (o rapper pacman)
Editorial – constituída por 23 elementos
Nuno Markl – humorista Pedro paixão – escritor Nuno Saraiva – ilustrador
Para o primeiro número foi escolhida a modelo Mónica Sofia, casada como também modelo Rubim, que terá recebido cerca de 30 mil euros de cache para a capa.
Ver mais...
Fotos da playboy de portugal aqui

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Simulação - colisão de asteróide com a terra

Será que ficava algum ser, vivo?
Segundo novas escrituras de Nostradamus recentemente encontradas, o mesmo prevê uma catástrofe em 21.12.2012 devido ao alinhamento da Terra com o Sol e o centro da nossa galáxia, e que esta crise actual já faz parte dos preliminares. Por outro lado, prevê-se cientificamente que, em 2037, um asteroide passe uma secante ao planeta ou até possa mesmo colidir.
Mas, pior do que tudo isso seria o que se vê neste video. Impressionante.
E o tema dos Pink Floyd do album Dark Side of The Moon cai que nem uma luva.
Colisão de asteróide com a Terra (Simulação)
lindissimo, mas assustador aprobabilidade é real .
Os asteroides andam por aí.....
Video

terça-feira, 12 de maio de 2009

Personalidade de Codessoso

CULTURA:
. Apresentação do livro "12 Lições de história comparada das religiões", amanhã, no Fórum da Maia . 2008-12-12 11:03:41 - Press CM MaiaDando continuidade à política de promoção de livro e da leitura a Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho promove a apresentação do livro "12 lições de história comparada das religiões", da autoria Raul Cunha e Silva, amanhã, pelas 16.30h, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia.Esta obra tem como objectivos: Considerar a origem do Universo, da vida e das religiões; Relevar o Criacionismo vs Evolucionismo; Comparar as várias cosmogonias; Analisar o antropomoformismo: Primus in orbe deos fecit Timor (Lucrécio); Indicar os múltiplos conceitos de Deus e as provas da sua existência; Referir a vida post mortem: a (i)mortalidade, o Céu, o Inferno; Enfatizar alguns politeísmos e os monoteísmos do Livro; Inferir que os crentes de uma religião não são os únicos detentores da verdade salvífica.
.
Raul Teixeira Cunha e Silva nasceu em Codessoso, Celorico de Basto. Fundador do Instituto Cultural do Rotary Club da Maia. Professor e membro do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Responsável científico da cadeira de Organização e Desenvolvimento Curricular. Membro do CEPESA (Centro Português de Estudos do Sudeste Asiático). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (1994). Mestre em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho (1989). Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra (1979). Licenciado em Filosofia pela Universidade de Roma (1963). Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
* ver mais

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Notícias de Celorico de Basto

Edição de 06-04-2009
SECÇÃO: Política
Autárquicas 2009 Lopes Machado candidato do PS à Câmara de Celorico de Basto Rumo ao desenvolvimento é o lema do candidato do PS, Lopes Machado, à Câmara de Celorico de Basto. Na apresentação pública da sua candidatura que decorreu no dia 4 de Abril, na sede do PS local e onde participaram várias dezenas de militantes, bem como os presidentes das Câmaras de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, de Fafe, Dr. José Ribeiro, de Guimarães, Dr. António Magalhães e de Vizela, Dr. Francisco Ferreira, o candidado disse que o Município de Celorico de Basto, actualmente gerido pelo PSD, "tem de avançar rumo ao desenvolvimento, como sucede nos concelhos vizinhos geridos pelos socialistas". Lopes Machado, que se recandidata ao cargo, disse concorrer por amor à terra onde nasceu e por sentir o "apelo de militantes e cidadãos sem partido para o fazer, e porque o concelho precisa de um novo rumo depois de 20 anos de poder social-democrata". Disse ainda que "basta olhar para os concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Vizela e Guimarães" onde o desenvolvimento é notório, para compreender a necessidade de mudar a gestão municipal de Celorico. Na sua intervenção deixou ainda críticas às opções feitas pelo actual executivo celoricense em matéria de cooperação intermunicipal e mostrou-se optimista quanto aos resultados a alcançar em 2009, uma vez que nas últimas eleições o PS obteve 40 por cento dos votos e cresceu dois mil sufrágios. Num distrito onde o PSD domina com oito Câmaras contra seis do PS, o concelho de Celorico de Basto é uma das apostas da Federação Distrital do PS de Braga para as próximas "autárquicas". Na sua intervenção o Presidente da Distrital rosa, Engº Joaquim Barreto, começou por dar conta da importância do PS no panorama político nacional, um partido que tem uma cultura própria, assente em ideias e valores como a solidariedade, a seriedade, a abertura e a proximidade às pessoas na execução das políticas e das acções. O PS tem uma cultura autárquica de serviço às populações e de desenvolvimento sustentado na luta pelo bem-estar comum. Referiu a propósito que o PS é uma "força" dinamizadora que conta com militantes dedicados e corajosos como os de Celorico de Basto, concelho que tem vindo a crescer. Lopes Machado, destacado militante do PS, apresenta-se por isso, como um candidato capaz, que honra o partido e os militantes do PS e que pela sua dedicação e força, merece que "os Celoricenses lhe dêem agora uma oportunidade para fazer avançar este grande concelho". Celorico de Basto "precisa de um presidente como o Manuel Lopes Machado", concluiu. * in ecos de basto * Ver mais * http://psceloricodebasto.com/index.php

Nota à Comunicação Social

Sete Fontes: crime contra o património.
É absolutamente lamentável e intolerável a metodologia que a Câmara Municipal de Braga vem adoptando relativamente ao Monumento Nacional das Sete Fontes, fugindo do debate público e rejeitando a discussão de alternativas.
Quinze dias depois de o PS ter recusado na Assembleia Municipal uma proposta do Bloco de Esquerda de que a Câmara Municipal "promova, tão breve quanto possível, a apresentação e debate público dos diferentes projectos existentes para a zona, nomeadamente no que respeita a vias de circulação e planos de urbanização, bem como das medidas de preservação do Monumento Nacional das Sete Fontes", vem agora a autarquia aproveitar a Feira das Freguesias para um simulacro de apresentação pública, numa repetida atitude de arrogância e opacidade nas decisões.
O plano que a Câmara apresentou ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), comprova o que já se suspeitava, porque encurrala as Sete Fontes entre acessibilidades e edificações, comprometendo assim de modo irreversível a criação de um amplo parque ecológico para usufruto dos cidadãos.
A confirmar-se o projecto, que aguarda aprovação do Igespar, verifica-se que a Câmara optou pelos mínimos legais (os 50 metros de protecção) como se não existissem alternativas no que respeita aos acessos ao novo hospital, e como se Braga necessitasse prementemente de mais urbanizações, esquecendo-se que existem no concelho mais de 15 mil fogos devolutos, dos quais mais de quatro centenas são edifícios degradados no centro histórico.
Apesar da tentativa de facto consumado no saque às Sete Fontes, um autêntico crime contra o património histórico e ambiental, os bracarenses ainda podem e devem lutar pela inviabilização do projecto apresentado, se souberem unir-se em defesa da memória e do futuro da cidade.
É este o desafio que se coloca à actual geração de políticos, dirigentes associativos e cidadãos, que não queiram ficar para a posteridade como co-responsáveis, por acção ou omissão, pela transmissão do legado de uma cidade desenhada pelos interesses da construção civil, e onde o espaço público e o património parecem sempre ser considerados como obstáculos à ganância e ao lucro de um punhado de prevaricadores, que julgam ser os novos senhores da cidade bimilenar.
João Delgado - Candidato à Câmara Municipal de Braga pelo Bloco de Esquerda

GD Codessoso apresenta equipas de Futsal

Equipa feminina e masculina do GDC O Grupo Desportivo de Codessoso apresentou ontem as duas equipas que vão brevemente disputar os respectivos campeonatos de Futsal e tentar assim dignificar o nome desta terra, o mau tempo não ajudou mas a equipa feminina ainda entrou em campo para mostrar o seu novo equipamento, a equipa masculina juntou o seu plantel e otreinador deu uma palestra de cerca de uma hora e a “peladinha” que estava anunciada ficou para outro dia, porque a chuva não deixou.
No final as duas equipas, direcção, atletas e treinadores confraternizaram num jantar convívio realizado no Café Daniel.
Damos ainda a conhecer o plantel de cada formação:
Equipa Masculina – Brioso, Quim Zé, Moura, Kukes, Zé Beto, Paulo Lopes, Tiago, Xavier, Miguel Pires, Fredo, Faneca e Miguel Ângelo. Treinador – Cassiano Rodrigues Delegados – Fernandino e Alfaiate.
Equipa Feminina – Lara, Andreia, Ana Mota, Salomé, Ana Isabel, Nela, Ana Monteiro, Sílvia, Silvana, Inês, Helena Mota, Carina, Ana Daniela e Ana Pinto. Treinadores – Alfredo Carvalho e Miguel Pires.
Boa sorte para todos ...

domingo, 10 de maio de 2009

Apresentação do G.D. Codessoso

Amanha 10 de Maio de 2009, pelas 19 horas no Polidesportivo de Fiães de Cima.
Apresentação da equipa Feminina e Masculina de Futsal.
Equipa Masculina que vai competir na serie A da 1ª divisão. Equipa Feminina que participa pela primeira vez, vai disputar a serie B da Liga feminina. Aparece para ver a tua equipa, e os novos Crakes…

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Recortes - comunicação social

Devido à poluição no rio Tâmega
Amarante: Barragem de Fridão pode provocar desastre ambiental na cidade
21.04.2008 - 18h01 Lusa
A cidade de Amarante corre o risco de sofrer um desastre ambiental devido à elevada poluição do rio Tâmega, se a barragem de Fridão for transformada em aproveitamento reversível, ficando emparedada entre dois açudes e duas barragens, alertou hoje um especialista ambiental. A afirmação foi feita num debate, em Amarante, por Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em estudos de impacte ambiental.
Segundo o técnico, que tem colaborado em estudos ambientais de diversas barragens - nomeadamente Alqueva, Sabor e Foz Tua - o Tâmega é o curso de água, dos rios internacionais, que apresenta maior grau de poluição, devido à eutrofização (formação de algas tóxicas).Rui Cortes sustenta, ainda, que se for construído um contra-embalse/açude a jusante da barragem, para permitir a recolocação da água na albufeira principal durante a noite, aproveitando a energia das eólicas, a qualidade da água colocada no curso de água (caudal ecológico) será de pior qualidade.Outro problema crucial a debater no âmbito do estudo de impacte ambiental (EIA), a cargo do consórcio que ganhar o concurso, será a profundidade a que a água será turbinada. "Quanto mais fundo for turbinada mais poluição terá o caudal libertado. Será necessário diminuir as fontes de poluição, a montante, se não vamos ter em Amarante um desastre ambiental", avisou o professor da UTAD.
Linha de alta tensão traz mais problemasParticiparam também no debate Hélder Leite, que chamou a atenção para os problemas da construção de uma linha de alta tensão de 400 KVA com 22 quilómetros de extensão, e Berta Estevinha, que considerou preocupante o aumento da eutrofização das águas do rio, devido à poluição.
A eutrofização é um problema que afecta o rio Tâmega há quase uma década, sobretudo na albufeira formada pela actual barragem do Torrão, localizada na foz do rio.Durante o debate, o deputado municipal por Amarante, Emanuel Queirós, alertou para o perigo dos sismos induzidos, um problema que, afirmou, "está completamente desvalorizado e foi até descurado" na análise dos dez empreendimentos considerados prioritários.
Dos dez aproveitamentos seleccionados pelo Governo, a barragem de Fridão é a segunda infraestrutura em potencial hidroeléctrico, logo a seguir a Foz Tua, já adjudicada à EDP. O Ministério do Ambiente anunciou que o concurso para a concessão da barragem de Fridão será lançado a 30 de Abril. * in jornal o público

SMS

Nova técnica de Carjacking
Fazem-te uma espera num parque ou onde quer que estejas estacionado e, depois de saíres do carro eles mudam-te a matrícula, ficando à coca até arrancares.
Depois seguem-te, ultrapassam-te e exibem-te a matrícula pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu carro.
Talvez fiques um pouco espantado por ver a tua matrícula ali mas, ainda sem desconfiar e porque a queres recuperar, resolves abrandar para te encontrares com quem tão generosamente parou para te apanhar e devolver a matrícula que nem reparaste que tinha caído.
Parar é tudo o que eles querem e, quando te apercebes, é tarde demais e tens sorte se não fores violado ou morto.
Não pares, seja por que motivo. Uma matrícula não vale nada comparado com a tua vida e integridade física.
Pensa no que está realmente a acontecer, antes de reagires. Os criminosos são espertos mas podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sem comentários...

Parlamento: Orçamento suplementar prevê novos gastos
Mais 17,8 milhões para campanhas
As campanhas eleitorais vão custar mais 17,8 milhões de euros do que o previsto no orçamento da Assembleia da República para 2009. Em vez dos 70,5 milhões de euros, inicialmente estipulados para financiar os três actos, a subvenção estatal para as Europeias, Autárquicas e Legislativas é agora calculada em 88,3 milhões de euros, segundo o 1º orçamento suplementar, ontem publicado em Diário da República.
No discurso das comemorações do 25 de Abril, um dos apelos do Presidente da República foi precisamente no sentido de haver contenção nos gastos eleitorais. "Que haja sobriedade nas despesas, que não se gaste o dinheiro dos contribuintes em acções de propaganda demasiado dispendiosas para o momento que atravessamos", insistiu. Mas o alerta de Cavaco Silva parece não ter surtido efeito.
Inicialmente, estavam previstos gastos na ordem dos 100 milhões de euros para os três actos eleitorais agendados para este ano, sendo que a fatia maior dizia respeito às subvenções estatais para as campanhas partidárias, decorrentes da lei, que ascendiam a 70,5 milhões de euros. Mas, a 17 de Abril passado, a Assembleia da República aprovou um orçamento suplementar que fez disparar estas verbas para os 88,3 milhões de euros.
As primeiras eleições estão agendadas para 7 de Junho e visam seleccionar os candidatos para o Parlamento Europeu. A campanha arranca a 25 de Maio e será financiada em 4,5 milhões de euros, de acordo com o previsto na Lei do Financiamento dos Partidos e das Campanhas Eleitorais.
O PSD é o partido que prevê gastar mais com a campanha eleitoral para as Europeias, com um orçamento de 2,2 milhões de euros; o Partido Operário de Unidade Socialista (POUS) vai gastar menos, apenas 720 euros. Ainda de acordo com os orçamentos entregues junto do Tribunal Constitucional, o PS estipulou uma verba de 1,5 milhões de euros. As 13 forças políticas (12 partidos e uma coligação) têm previsto gastar um total de 8,2 milhões de euros na campanha para as eleições Europeias de 2009.
PS RECUSA TESE DE "FINANCIAMENTOS OBSCUROS"
O vice-presidente da bancada do PS, Ricardo Rodrigues, recusou ontem a ideia de "financiamentos obscuros" apontados à nova Lei de Financiamento dos Partidos, cuja revisão foi ontem aprovada. O ex-deputado do PS João Cravinho entende que o diploma é "um atentado ao bom funcionamento das instituições democráticas" e apelou à intervenção do Presidente. Já a procuradora-geral-adjunta, Maria José Morgado, considera que a subida de donativos em dinheiro "aumenta a opacidade no financiamento". Cavaco Silva escusou-se a fazer comentários.
OUTROS DADOS
CONSULTADORIA
O orçamento suplementar prevê um gasto de mais 282 mil euros para estudos, pareceres, projectos e consultadoria. Existe ainda um aumento de 34 mil euros para artigos honoríficos e de decoração.
PARLAMENTO
Na rubrica bens do domínio público – edifícios há um acréscimo de 1,8 milhões de euros aos 2,3 milhões previstos. As obras no Plenário, por exemplo, custaram 3,1 milhões de euros, mais 220 mil euros do que o orçamentado.
Janete Frazão * in correio da manhã

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Informação útil

Aluguer de contadores de água,luz e gás acaba no mês de Maio-Lei 12/2008
Anexa
Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba este mês de Maio
Os consumidores vão deixar de pagar os alugueres de contadores de água, luz ou gás a partir de 26 de Maio próximo. Nesta data entra também em vigor a proibição de cobrança bimestral ou trimestral destes serviços, segundo um diploma que foi ontem publicado na edição do Diário da República.
A factura de todos aqueles serviços públicos vai ser obrigatoriamente enviada mensalmente, evitando o acumular de dois ou três meses de facturação, indica a Lei 12/2008, ontem publicada no boletim oficial e que altera um diploma de 1996 sobre os 'serviços públicos essenciais'.
A nova legislação passa a considerar o telefone fixo também como um serviço essencial e inclui igualmente nesta figura as comunicações móveis e via Internet, além do gás natural, serviços postais, gestão do lixo doméstico e recolha e tratamento dos esgotos.
O diploma põe fim à cobrança pelo aluguer dos contadores feita pelas empresas que fazem o abastecimento de água, gás e electricidade.
Também o prazo para a suspensão do fornecimento destes serviços, por falta de pagamento, passa a ser de dez dias após esse incumprimento, mais dois dias do que estava previsto no actual regime.
Outra mudança importante é o facto de o diploma abranger igualmente os prestadores privados daqueles serviços, classificando-os como serviço público, independentemente da natureza jurídica da entidade que o presta.
Numa reacção à publicação do diploma em causa, 'a Deco congratula-se com estas alterações, há muito reivindicadas', afirmou à agência Lusa Luís Pisco, jurista da associação de defesa do consumidor.
O diploma publicado, para entrar em vigor a 26 de Maio, proíbe também a cobrança aos utentes de qualquer valor pela amortização ou inspecção periódica dos contadores, ou de 'qualquer outra taxa de efeito equivalente'.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Arte

Mural dos Pintores. PINTORES Este quadro é uma curiosidade. O grande mérito é que foi pintado por 216 artistas, um quadrado para cada um. Se clicares em qualquer quadrado terás outra pintura e dados do pintor. Começa pelo olho do cavalo: http://www.muralmosaic.com/Cochrane.html

sábado, 2 de maio de 2009

Desistência do GDC da Taça dos Veteranos

COMUNICADO
Na sequência da notificação da decisão dos Orgãos de Coordenação de Desporto da Câmara Municipal de Celorico de Basto, entidade que tutela a organização da II Taça Municipal Seniores +, que decidiu punir o Grupo Desportivo de Codessoso, com três derrotas e perda de pontos, pelo facto de alegadamente existir um jogador “mal inscrito”, vem informar V. E.xas do seguinte:
Que atento o facto do GDC nunca ter tido oportunidade de esclarecer devidamente a situação perante os orgãos competentes, uma vez que, nunca foram ouvidos os seus Dirigentes, e face à dilação temporal decorrida entre a prática dos factos e a decisão ora proferida, no final do torneio, consideram esta situação no mínimo estranha, numa clara violação do princípio do contraditório.
Os Orgãos do Desporto da Câmara Municipal, perante as várias denuncias de irregularidades na inscrição de jogadores de outras equipas, nomeadamente, em razão da sua idade, que foram tornadas públicas e conhecidas dos todos os Dirigentes dos Clubes e/ou Associações intervenientes na competição, nunca se dignificaram a tomar qualquer decisão que fosse do conhecimento público.
Perante esta tomada de posição dos Orgãos do Desporto da Câmara Municiapl, que revela uma gritante desigualdade de tratamento dos clubes intervenientes na II Taça Seniores +, sempre em prejuízo do GDC. Os seus Dirigentes estão e sempre estiveram disponíveis para fazer todas as diligências para defesa da verdade desportiva, no estrito cumprimento das disposições regulamentares do torneio.
De referir que, posteriormente à notificação da decisão por email, que desde já se estranha esta forma de comunição, os Dirigentes da Câmara Municipal, contactaram o GDC, convocando os seus Dirigentes no sentido de esclaracer a situação. No fundo, uma situação caricata e anómala, pois pretendem esclaracer o problema depois da terem tomada a decisão, coisa nunca vista num orgão directivo.
Assim, a manter-se este situação de desigualdade no tratamento dos clubes, os Dirigentes do GDC ponderam seriamente no futuro a sua participação na competição, pois entendem que para o torneio ter credibilidade é necessário rigor e transparência nas decisões, o que no caso concreto não parece.
Pelo exposto, Direcção do Grupo Desportivo de Codessoso, deliberou por unanimidade o seguinte:
Caso os Orgãos do Desporto da Câmara de Celorcio de Basto, não recuem na decisão de punir o clube com três derrotas e consequente perda de pontos, o GDC desiste de imediato da prova/torneio por entender haver parcialidade e falta de isenção no tratamento dos clubes, posição esta, que tem apoio de muitos outros clubes.
A Direcção do GDC reserva para momento posterior, um comunicado que será tornado público, onde esclarecerá esta e outras situações que consideram muito graves e lesivas dos interesses do clube e que levaram esta tomada de posição.
Codessoso, 30 de Abril de 2009
O Presidente da Direcção,
Dr. Albino Monteiro

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Deu que falar...

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a mensagem.

Informação útil

Tem Asma ou Rinite Alérgica?
Então cuide do ambiente que o rodeia!
Cláudia Pinto
"Quem sofre de asma ou de rinite alérgica deve sobretudo cuidar do seu ambiente, em casa, no trabalho ou nos demais locais que frequenta. Deve evitar o contacto maciço com os desencadeantes das crises, que muitas das vezes serão ácaros do pó, pólenes de plantas ou alimentos específicos".
Quem o afirma é o Dr. José Ferreira, Chefe do Serviço de Pneumologia dos Hospitais de Lisboa, em entrevista ao Jornal do Centro de Saúde. Saiba o que deve fazer para lidar melhor com estas doenças.
Qual a principal diferença entre asma e rinite alérgica?
A asma e a rinite alérgica não são comparáveis porque são doenças de órgãos diferentes. A asma é uma doença das vias respiratórias bronco pulmonares e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos. Preferia antes dizer que se tratam, em ambos os casos, de doenças de base inflamatória, e que, em muitos dos casos, a asma é também de origem alérgica. Na asma constatam-se crises intermitentes de dispneia, ou dificuldade em respirar, enquanto na rinite alérgica, há sintomas diversos relacionados com o agente causador da alergia, que consistem em espirros repetidos, obstrução nasal, com limitação do olfacto e voz nasalada, pingo do nariz, etc.
Que conselhos dá aos leitores que sejam portadores destas doenças, de forma a viverem com melhor qualidade de vida?
Quem sofre de asma ou de rinite alérgica deve sobretudo cuidar do seu ambiente, em casa, no trabalho ou nos demais locais que frequenta. Deve evitar o contacto maciço com os desencadeantes das crises, que muitas das vezes serão ácaros do pó, pólenes de plantas ou alimentos específicos. Importa também levar um estilo de vida saudável, praticando desporto com regularidade, não fumando e praticando as regras de higiene alimentar O que devem os asmáticos fazer para lidar melhor com a doença crónica?
A asma é uma doença cujos sintomas aparecem intermitentemente, e pode ser suavizada evitando as condições que a desencadeiam, pela prática desportiva regular, e também pelo uso cuidadoso de medicação adequada. Para tal, o diagnóstico da asma tem de incluir a avaliação funcional da respiração, e o cálculo do grau de gravidade da mesma, pela espirometria.
É verdade que a asma não tem cura?
A asma é uma mistura de situações, de causa e evolução diversa. Pode ou não ser de origem alérgica. Pode também ter ou não cura definitiva. Em regra, a asma alérgica persiste, porque a alergia se mantém ao longo da vida.
Mas na grande maioria dos casos, a asma fica controlada, e assim desprovida de sintomas, caso o seu portador cumpra as normas adequadas na sua prevenção e tratamento. Portanto, vale a pena seguir os preceitos e recomendações que estão consensualmente aceites para a abordagem desta doença. * in médicos de portugal